Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

1ª Av_ Introdução aos estudos historicos_ok

User badge image
VITOR SILVA

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A citação retirada do clássico livro de Marc Bloch, "Apologia da história", apresenta o ofício do historiador como sendo semelhante ao ogro em farejar a carne humana. Nas análises históricas que foram apresentadas nos seus estudos, temos diferentes visões sobre o objeto de estudo da História.
Com base na fonte apresentada e nos seus estudos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O autor procura afirmar a importância do estudo das pessoas comuns, em detrimento dos personagens considerados socialmente como relevantes.
b) Para Marc Bloch, o objeto da história é o estudo do homem em sociedade através do tempo, não se limitando aos grandes feitos e personagens.
c) O autor afirma que o estudo da história está embasado na concepção de enaltecimento dos grandes feitos do passado, como guerras e revoluções.
d) A comparação que o autor faz busca apresentar a relevância do estudo da história do tempo presente, a qual trabalha apenas com os indivíduos vivos.

O conceito de verdade histórica sofreu alterações conforme a corrente historiográfica de cada período. A busca pela verdade histórica se apresentou de formas variadas nos trabalhos historiográficos, sendo ainda discutida e dividindo opiniões.
Sobre o conceito de verdade histórica, analise as sentenças a seguir:
I- A verdade histórica é, por definição, aquilo que foi comprovado através de documentos oficiais sobre determinado assunto. Os testemunhos orais ou outras fontes produzidas pelo homem não podem ser levadas em consideração na busca pela verdade histórica, devido à subjetividade vinculada a elas.
II- A História está sempre em construção, logo, é impossível falar em uma verdade única, pois esta varia de acordo com as pesquisas acerca de determinado objeto. Para isto, levam-se em consideração as fontes utilizadas pelo historiador e as perguntas que este lança sobre o objeto estudado.
III- A História se constitui dos sujeitos que compõem a sociedade e, por isto, a ?verdade histórica? é relativa, pois cada sujeito se articula a partir da sociedade em que está inserido.
IV- O conceito de verdade histórica vem sendo debatido na comunidade acadêmica. Para os historiadores, a verdade histórica é aquela que se encarrega de responder às questões pedagógicas propostas pelas instituições de ensino.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Gardiner (2008) é um estudioso que se procura em explicar a base teórica e conceitual na qual a Escola Marxista se encontra fundamentada. Para tanto explica e narra as atividades humanas no campo social, econômico, político e cultural.
Sobre o que Gardiner expõe para as teorias marxistas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A conjuntura política e as bases intelectuais são consideradas responsáveis por determinar as relações econômicas das sociedades.
II- A conjuntura política e as bases intelectuais pertencem à superestrutura e estas são oriundas das bases econômicas das sociedades.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Este fragmento textual nos dá indicações sobre a linha teórica do historiador Cristhopher Hill, apontando alguns elementos da corrente historiográfica seguida por este.
Sobre a contribuição historiográfica de Hill, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Hill foi um dos historiadores que compunham a Nova Esquerda Inglesa, realizando uma revisão nas concepções marxistas, também conhecida como renovação historiográfica.
( ) Em suas obras, Hill explora a história vista de baixo, tomando como sujeito os populares e excluídos sociais, analisando a sociedade através de aspectos políticos e econômicos.
( ) Para Hill, a luta de classe era o elemento principal de análise social, levando em consideração a superioridade da burguesia sobre o proletariado e as consequências deste fator na economia local.
( ) Por levar em consideração os aspectos culturais em detrimento das relações políticas e econômicas, Hill trouxe para a renovação historiográfica uma nova concepção de História.
a) V - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

A Revolução Francesa (1789) mudou as estruturas políticas e sociais da França na época, servindo de modelo para outras revoluções e revoltas no mundo, além de trazer importantes contribuições para as sociedades contemporâneas.
Sobre a influência da Revolução Francesa no ensino de História, analise as sentenças a seguir:
I- A Revolução Francesa trouxe uma nova abordagem pedagógica para o ensino de História. Com a queda do antigo regime, passou-se a priorizar o estudo das camadas populares, baseando-se na Micro-História.
II- A partir desta época, a educação e, consequentemente a disciplina de História, passou a ser controlada pelas instituições de ensino, que determinava a finalidade, o objetivo e as questões metodológicas das disciplinas.
III- Com a Revolução Francesa, a disciplina de História tornou-se uma maneira de educar para a formação nacional, atentar para a memorização dos fatos, consolidando, assim, a identidade nacional.
IV- A disciplina de História servia como uma ferramenta de manipulação do Estado, em um jogo de interesses e valores. A História, enquanto disciplina, era vigiada e controlada de tal forma que o próprio aparelho estatal determinava as lembranças que poderiam ou seriam lembradas e contempladas.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Sabemos que historiografia é a forma de registrar a História, de escrever os fatos históricos. As correntes historiográficas variaram de acordo com o contexto histórico dos períodos, acompanhando as ideias que permeavam o período.
Sobre as diferentes correntes historiográficas, analise as sentenças a seguir:
I- A corrente historiográfica dos Annales propunha uma nova forma de escrever a História, rompendo com a antiga metodologia. Isto se deve a uma série de transformações que esta corrente impulsionou, como a História-problema, e o olhar para a vida cotidiana das massas.
II- Para o Marxismo, a história se desenrola na luta de classes. Para Marx e Engels, a história é inconstante e o sistema social é determinado por leis baseadas no progresso e ordem, observando, assim, a influência do positivismo na teoria Marxista.
III- A historiografia tradicional surgiu no século XIX, em um momento que a ciência era a base para explicar a dinâmica social. Neste período, o nacionalismo vem a confirmar a ideia colonizadora de alguns países, tendo como base a cientificidade das teorias de raças superiores. O papel do historiador seria de um observador que escolhe os heróis e grandes fatos para relatar.
IV- Para a historiografia Marxista, as contradições que envolvem o processo de produção, impulsionam a luta de classes, fazendo com que ocorram as mudanças sociais. Ainda, para a corrente marxista, a economia é a base estrutural de toda sociedade.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O conceito de História sofreu transformações de acordo com os períodos históricos e conforme a linha de pensamento dos historiadores da época, divergindo em alguns aspectos ou criando novos conceitos e métodos historiográficos.
Sobre as diferentes formas de conceber a História, assinale a alternativa CORRETA:
a) A historiografia tradicional, fundada no século XIX, sofreu forte influência da corrente marxista, criticando a sociedade de consumo e a classe burguesa. Seguia ainda a linha positivista, pautada na concepção progressista e linear do tempo.
b) A ideia de problematizar os fatos históricos veio com a Escola dos Annales, no século XX. Esta nova concepção de História confrontava as ideias positivistas, ou seja, os historiadores da Escola dos Annales priorizavam os acontecimentos da macro-história, dos vencedores e dos grandes feitos.
c) Pode-se afirmar que a História entrou para o currículo escolar enquanto disciplina após a Revolução Francesa no século XVIII. O status que a História possuía até o acontecimento da revolução era de memorização e narrativa de acontecimentos, registros para fins políticos, porém não tinha a conotação de uma disciplina escolar.
d) Para o historiografia marxista, a História acontece a partir das relações estabelecidas entre as classes sociais. Para Marx e Engels, a História iria progredir quando as classes sociais aceitassem suas posições e cumprissem seu papel diante da sociedade, buscando o progresso e a ordem social.

Em meados do século XX, a História passa por um processo de renovação de métodos e concepções. A partir disto, a historiografia é reformulada com a inserção de novos sujeitos. Sobre a renovação historiográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A renovação historiográfica surge a partir da criação da Nova Esquerda Inglesa, composta por historiadores que propuseram uma revisão de alguns conceitos marxistas.
( ) A crítica de Thompson ao método dialético marxista defende que existem outros meios e formas de conceber a história e construir o conhecimento histórico.
( ) Para o ensino de História, a renovação historiográfica passou a observar o comportamento de alguns sujeitos históricos dentro do processo de formação sócio-histórico das sociedades.
( ) A Nova Esquerda Inglesa, classe que deu origem à renovação historiográfica, tinha por eixo de pesquisa as obras de Karl Marx e inovou quando determinou que o elemento transformador da sociedade se encontra na luta de classes.
a) F - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - F - F - V.

Com relação aos estudos dos conceitos, Koselleck (1992) explica que: [...] Um conceito relaciona-se sempre àquilo que se quer compreender, sendo portanto a relação entre o conceito e o conteúdo a ser compreendido, ou tornado inteligível, uma relação necessariamente tensa.
Com base no exposto por Koselleck (1992), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração o sentido e o conteúdo que lhe são relacionados.
( ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração o contexto em que este foram identificados e reconhecidos.
( ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração apenas a origem linguística que possuem.
( ) Os conceitos devem ser interpretados avaliando a importância que possuem os sentidos que lhe são atribuídos.
a) V - V - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A citação retirada do clássico livro de Marc Bloch, "Apologia da história", apresenta o ofício do historiador como sendo semelhante ao ogro em farejar a carne humana. Nas análises históricas que foram apresentadas nos seus estudos, temos diferentes visões sobre o objeto de estudo da História.
Com base na fonte apresentada e nos seus estudos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O autor procura afirmar a importância do estudo das pessoas comuns, em detrimento dos personagens considerados socialmente como relevantes.
b) Para Marc Bloch, o objeto da história é o estudo do homem em sociedade através do tempo, não se limitando aos grandes feitos e personagens.
c) O autor afirma que o estudo da história está embasado na concepção de enaltecimento dos grandes feitos do passado, como guerras e revoluções.
d) A comparação que o autor faz busca apresentar a relevância do estudo da história do tempo presente, a qual trabalha apenas com os indivíduos vivos.

O conceito de verdade histórica sofreu alterações conforme a corrente historiográfica de cada período. A busca pela verdade histórica se apresentou de formas variadas nos trabalhos historiográficos, sendo ainda discutida e dividindo opiniões.
Sobre o conceito de verdade histórica, analise as sentenças a seguir:
I- A verdade histórica é, por definição, aquilo que foi comprovado através de documentos oficiais sobre determinado assunto. Os testemunhos orais ou outras fontes produzidas pelo homem não podem ser levadas em consideração na busca pela verdade histórica, devido à subjetividade vinculada a elas.
II- A História está sempre em construção, logo, é impossível falar em uma verdade única, pois esta varia de acordo com as pesquisas acerca de determinado objeto. Para isto, levam-se em consideração as fontes utilizadas pelo historiador e as perguntas que este lança sobre o objeto estudado.
III- A História se constitui dos sujeitos que compõem a sociedade e, por isto, a ?verdade histórica? é relativa, pois cada sujeito se articula a partir da sociedade em que está inserido.
IV- O conceito de verdade histórica vem sendo debatido na comunidade acadêmica. Para os historiadores, a verdade histórica é aquela que se encarrega de responder às questões pedagógicas propostas pelas instituições de ensino.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Gardiner (2008) é um estudioso que se procura em explicar a base teórica e conceitual na qual a Escola Marxista se encontra fundamentada. Para tanto explica e narra as atividades humanas no campo social, econômico, político e cultural.
Sobre o que Gardiner expõe para as teorias marxistas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A conjuntura política e as bases intelectuais são consideradas responsáveis por determinar as relações econômicas das sociedades.
II- A conjuntura política e as bases intelectuais pertencem à superestrutura e estas são oriundas das bases econômicas das sociedades.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Este fragmento textual nos dá indicações sobre a linha teórica do historiador Cristhopher Hill, apontando alguns elementos da corrente historiográfica seguida por este.
Sobre a contribuição historiográfica de Hill, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Hill foi um dos historiadores que compunham a Nova Esquerda Inglesa, realizando uma revisão nas concepções marxistas, também conhecida como renovação historiográfica.
( ) Em suas obras, Hill explora a história vista de baixo, tomando como sujeito os populares e excluídos sociais, analisando a sociedade através de aspectos políticos e econômicos.
( ) Para Hill, a luta de classe era o elemento principal de análise social, levando em consideração a superioridade da burguesia sobre o proletariado e as consequências deste fator na economia local.
( ) Por levar em consideração os aspectos culturais em detrimento das relações políticas e econômicas, Hill trouxe para a renovação historiográfica uma nova concepção de História.
a) V - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

A Revolução Francesa (1789) mudou as estruturas políticas e sociais da França na época, servindo de modelo para outras revoluções e revoltas no mundo, além de trazer importantes contribuições para as sociedades contemporâneas.
Sobre a influência da Revolução Francesa no ensino de História, analise as sentenças a seguir:
I- A Revolução Francesa trouxe uma nova abordagem pedagógica para o ensino de História. Com a queda do antigo regime, passou-se a priorizar o estudo das camadas populares, baseando-se na Micro-História.
II- A partir desta época, a educação e, consequentemente a disciplina de História, passou a ser controlada pelas instituições de ensino, que determinava a finalidade, o objetivo e as questões metodológicas das disciplinas.
III- Com a Revolução Francesa, a disciplina de História tornou-se uma maneira de educar para a formação nacional, atentar para a memorização dos fatos, consolidando, assim, a identidade nacional.
IV- A disciplina de História servia como uma ferramenta de manipulação do Estado, em um jogo de interesses e valores. A História, enquanto disciplina, era vigiada e controlada de tal forma que o próprio aparelho estatal determinava as lembranças que poderiam ou seriam lembradas e contempladas.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Sabemos que historiografia é a forma de registrar a História, de escrever os fatos históricos. As correntes historiográficas variaram de acordo com o contexto histórico dos períodos, acompanhando as ideias que permeavam o período.
Sobre as diferentes correntes historiográficas, analise as sentenças a seguir:
I- A corrente historiográfica dos Annales propunha uma nova forma de escrever a História, rompendo com a antiga metodologia. Isto se deve a uma série de transformações que esta corrente impulsionou, como a História-problema, e o olhar para a vida cotidiana das massas.
II- Para o Marxismo, a história se desenrola na luta de classes. Para Marx e Engels, a história é inconstante e o sistema social é determinado por leis baseadas no progresso e ordem, observando, assim, a influência do positivismo na teoria Marxista.
III- A historiografia tradicional surgiu no século XIX, em um momento que a ciência era a base para explicar a dinâmica social. Neste período, o nacionalismo vem a confirmar a ideia colonizadora de alguns países, tendo como base a cientificidade das teorias de raças superiores. O papel do historiador seria de um observador que escolhe os heróis e grandes fatos para relatar.
IV- Para a historiografia Marxista, as contradições que envolvem o processo de produção, impulsionam a luta de classes, fazendo com que ocorram as mudanças sociais. Ainda, para a corrente marxista, a economia é a base estrutural de toda sociedade.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O conceito de História sofreu transformações de acordo com os períodos históricos e conforme a linha de pensamento dos historiadores da época, divergindo em alguns aspectos ou criando novos conceitos e métodos historiográficos.
Sobre as diferentes formas de conceber a História, assinale a alternativa CORRETA:
a) A historiografia tradicional, fundada no século XIX, sofreu forte influência da corrente marxista, criticando a sociedade de consumo e a classe burguesa. Seguia ainda a linha positivista, pautada na concepção progressista e linear do tempo.
b) A ideia de problematizar os fatos históricos veio com a Escola dos Annales, no século XX. Esta nova concepção de História confrontava as ideias positivistas, ou seja, os historiadores da Escola dos Annales priorizavam os acontecimentos da macro-história, dos vencedores e dos grandes feitos.
c) Pode-se afirmar que a História entrou para o currículo escolar enquanto disciplina após a Revolução Francesa no século XVIII. O status que a História possuía até o acontecimento da revolução era de memorização e narrativa de acontecimentos, registros para fins políticos, porém não tinha a conotação de uma disciplina escolar.
d) Para o historiografia marxista, a História acontece a partir das relações estabelecidas entre as classes sociais. Para Marx e Engels, a História iria progredir quando as classes sociais aceitassem suas posições e cumprissem seu papel diante da sociedade, buscando o progresso e a ordem social.

Em meados do século XX, a História passa por um processo de renovação de métodos e concepções. A partir disto, a historiografia é reformulada com a inserção de novos sujeitos. Sobre a renovação historiográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A renovação historiográfica surge a partir da criação da Nova Esquerda Inglesa, composta por historiadores que propuseram uma revisão de alguns conceitos marxistas.
( ) A crítica de Thompson ao método dialético marxista defende que existem outros meios e formas de conceber a história e construir o conhecimento histórico.
( ) Para o ensino de História, a renovação historiográfica passou a observar o comportamento de alguns sujeitos históricos dentro do processo de formação sócio-histórico das sociedades.
( ) A Nova Esquerda Inglesa, classe que deu origem à renovação historiográfica, tinha por eixo de pesquisa as obras de Karl Marx e inovou quando determinou que o elemento transformador da sociedade se encontra na luta de classes.
a) F - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - F - F - V.

Com relação aos estudos dos conceitos, Koselleck (1992) explica que: [...] Um conceito relaciona-se sempre àquilo que se quer compreender, sendo portanto a relação entre o conceito e o conteúdo a ser compreendido, ou tornado inteligível, uma relação necessariamente tensa.
Com base no exposto por Koselleck (1992), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração o sentido e o conteúdo que lhe são relacionados.
( ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração o contexto em que este foram identificados e reconhecidos.
( ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração apenas a origem linguística que possuem.
( ) Os conceitos devem ser interpretados avaliando a importância que possuem os sentidos que lhe são atribuídos.
a) V - V - F - V.

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"Por trás dos grandes vestígios sensíveis da paisagem, os artefatos ou as máquinas, por trás dos escritos aparentemente mais insípidos e as instituições aparentemente mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. Quem não conseguir isso será, no máximo, um serviçal da erudição. Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça" (BLOCH, 2002, p. 159). A citação retirada do clássico livro de Marc Bloch, "Apologia da história", apresenta o ofício do historiador como sendo semelhante ao ogro em farejar a carne humana. Nas análises históricas que foram apresentadas nos seus estudos, temos diferentes visões sobre o objeto de estudo da História. Com base na fonte apresentada e nos seus estudos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BLOCH, Marc. Apologia da História: Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
	 a)
	O autor afirma que o estudo da história está embasado na concepção de enaltecimento dos grandes feitos do passado, como guerras e revoluções.
	 b)
	Para Marc Bloch, o objeto da história é o estudo do homem em sociedade através do tempo, não se limitando aos grandes feitos e personagens.
	 c)
	A comparação que o autor faz busca apresentar a relevância do estudo da história do tempo presente, a qual trabalha apenas com os indivíduos vivos.
	 d)
	O autor procura afirmar a importância do estudo das pessoas comuns, em detrimento dos personagens considerados socialmente como relevantes.
	2.
	"Não há uma verdade que se autoapresente e que se dispense a construção e o discurso" (REIS, 2005, p. 155). O conceito de verdade histórica sofreu alterações conforme a corrente historiográfica de cada período. A busca pela verdade histórica se apresentou de formas variadas nos trabalhos historiográficos, sendo ainda discutida e dividindo opiniões. Sobre o conceito de verdade histórica, analise as sentenças a seguir:
I- A verdade histórica é, por definição, aquilo que foi comprovado através de documentos oficiais sobre determinado assunto. Os testemunhos orais ou outras fontes produzidas pelo homem não podem ser levadas em consideração na busca pela verdade histórica, devido à subjetividade vinculada a elas.
II- A História está sempre em construção, logo, é impossível falar em uma verdade única, pois esta varia de acordo com as pesquisas acerca de determinado objeto. Para isto, levam-se em consideração as fontes utilizadas pelo historiador e as perguntas que este lança sobre o objeto estudado.
III- A História se constitui dos sujeitos que compõem a sociedade e, por isto, a ?verdade histórica? é relativa, pois cada sujeito se articula a partir da sociedade em que está inserido. 
IV- O conceito de verdade histórica vem sendo debatido na comunidade acadêmica. Para os historiadores, a verdade histórica é aquela que se encarrega de responder às questões pedagógicas propostas pelas instituições de ensino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REIS. José Carlos. História e teoria: Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	Gardiner (2008) é um estudioso que se procura em explicar a base teórica e conceitual na qual a Escola Marxista se encontra fundamentada. Para tanto explica e narra as atividades humanas no campo social, econômico, político e cultural. "Na produção social da sua vida, os homens contraem determinadas relações necessárias e independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada fase de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção forma a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social" (GARDINER, 2008, p.162). Sobre o que Gardiner expõe para as teorias marxistas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A conjuntura política e as bases intelectuais são consideradas responsáveis por determinar as relações econômicas das sociedades.
PORQUE
II- A conjuntura política e as bases intelectuais pertencem à superestrutura e estas são oriundas das bases econômicas das sociedades.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GARDINER, P. Karl Marx. In: Teorias da história. Lisboa: Caloste Gulbenkian, 2008.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	4.
	?Outro ponto importante sobre essa questão da liberdade é quando Hill destina um capítulo inteiro de seu livro para os chamados ?homens sem senhor?. Como o nome já diz, os homens não têm mais senhor (feudal); estão totalmente livres da servidão. Hill enumera vários tipos de homens sem senhor: os mendigos, vagabundos e pedintes, pessoas que viviam fora da lei e abaixo da linha da pobreza; homens que viviam em seitas protestantes que formavam verdadeiras sociedades [...]? (JUNG, 2006, p. 56). Este fragmento textual nos dá indicações sobre a linha teórica do historiador Cristhopher Hill, apontando alguns elementos da corrente historiográfica seguida por este. Sobre a contribuição historiográfica de Hill, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Hill foi um dos historiadores que compunham a Nova Esquerda Inglesa, realizando uma revisão nas concepções marxistas, também conhecida como renovação historiográfica.
(    ) Em suas obras, Hill explora a história vista de baixo, tomando como sujeito os populares e excluídos sociais, analisando a sociedade através de aspectos políticos e econômicos. 
(    ) Para Hill, a luta de classe era o elemento principal de análise social, levando em consideração a superioridade da burguesia sobre o proletariado e as consequências deste fator na economia local.
(    ) Por levar em consideração os aspectos culturais em detrimento das relações políticas e econômicas, Hill trouxe para a renovação historiográfica uma nova concepção de História.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: JUNG, Caroline Oliveira. Christopher Hill: Uma visão sobre a liberdade. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação v. 19, n. 1, 2006.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	Walter Benjamim, importante nome do século XX, trouxe um novo modo de conceber a História, rompendo com métodos de produzir história e um novo olhar para o objeto e sujeito histórico. Sobre a contribuição de Walter Benjamim para a História, analise as sentenças a seguir:
I- Para Benjamim, a História não pode ser analisada através do tempo cronológico, linear. Com esta nova forma de conceber a noção de tempo, Benjamim faz uma crítica ao historicismo. 
II- Das diferentes formas de compreender o que é História, Benjamim conferiu o status de ciência para a História, estudando, por meio dela, a transformação dos homens no tempo.
III- Para Benjamim, para a produção histórica, é necessário um movimento enérgico entre passado e presente. Desconstrói a ideia de repetição do passado no presente, e entende a reconstrução do passado no presente.
IV- Walter Benjamim defende a teoria de ?continuum da História?, ou seja, para ele, o presente é uma continuação dos fatos do passado e cabe ao historiador trazer à tona estes fatos e ideias para dar respostas às inquietações do presente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	A Revolução Francesa (1789) mudou as estruturas políticas e sociais da França na época, servindo de modelo para outras revoluções e revoltas no mundo, além de trazer importantes contribuições para as sociedades contemporâneas. As alterações sociais atingiram também as bases educacionais, principalmente o ensino de História. Sobre a influência da Revolução Francesa no ensino de História, analise as sentenças a seguir:
I- A Revolução Francesa trouxe uma nova abordagem pedagógica para o ensino de História. Com a queda do antigo regime, passou-se a priorizar o estudo das camadas populares, baseando-se na Micro-História.
II- A partir desta época, a educação e, consequentemente a disciplina de História, passou a ser controlada pelas instituições de ensino, que determinava a finalidade, o objetivo e as questões metodológicas das disciplinas.
III- Com a Revolução Francesa, a disciplina de História tornou-se uma maneira de educar para a formação nacional, atentar para a memorização dos fatos, consolidando, assim, a identidade nacional. 
IV- A disciplina de História servia como uma ferramenta de manipulação do Estado, em um jogo de interesses e valores. A História, enquanto disciplina, era vigiada e controlada de tal forma que o próprio aparelho estatal determinava as lembranças que poderiam ou seriam lembradas e contempladas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Sabemos que historiografia é a forma de registrar a História, de escrever os fatos históricos. As correntes historiográficas variaram de acordo com o contexto histórico dos períodos, acompanhando as ideias que permeavam o período. Sobre as diferentes correntes historiográficas, analise as sentenças a seguir:
I- A corrente historiográfica dos Annales propunha uma nova forma de escrever a História, rompendo com a antiga metodologia. Isto se deve a uma série de transformações que esta corrente impulsionou, como a História-problema, e o olhar para a vida cotidiana das massas.
II- Para o Marxismo, a história se desenrola na luta de classes. Para Marx e Engels, a história é inconstante e o sistema social é determinado por leis baseadas no progresso e ordem, observando, assim, a influência do positivismo na teoria Marxista.
III- A historiografia tradicional surgiu no século XIX, em um momento que a ciência era a base para explicar a dinâmica social. Neste período, o nacionalismo vem a confirmar a ideia colonizadora de alguns países, tendo como base a cientificidade das teorias de raças superiores. O papel do historiador seria de um observador que escolhe os heróis e grandes fatos para relatar.
IV- Para a historiografia Marxista, as contradições que envolvem o processo de produção, impulsionam a luta de classes, fazendo com que ocorram as mudanças sociais. Ainda, para a corrente marxista, a economia é a base estrutural de toda sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças  I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	O conceito de História sofreu transformações de acordo com os períodos históricos e conforme a linha de pensamento dos historiadores da época, divergindo em alguns aspectos ou criando novos conceitos e métodos historiográficos. Sobre as diferentes formas de conceber a História, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ideia de problematizar os fatos históricos veio com a Escola dos Annales, no século XX. Esta nova concepção de História confrontava as ideias positivistas, ou seja, os historiadores da Escola dos Annales priorizavam os acontecimentos da macro-história, dos vencedores e dos grandes feitos.
	 b)
	A historiografia tradicional, fundada no século XIX, sofreu forte influência da corrente marxista, criticando a sociedade de consumo e a classe burguesa. Seguia ainda a linha positivista, pautada na concepção progressista e linear do tempo.
	 c)
	Pode-se afirmar que a História entrou para o currículo escolar enquanto disciplina após a Revolução Francesa no século XVIII. O status que a História possuía até o acontecimento da revolução era de memorização e narrativa de acontecimentos, registros para fins políticos, porém não tinha a conotação de uma disciplina escolar.
	 d)
	Para o historiografia marxista, a História acontece a partir das relações estabelecidas entre as classes sociais. Para Marx e Engels, a História iria progredir quando as classes sociais aceitassem suas posições e cumprissem seu papel diante da sociedade, buscando o progresso e a ordem social.
	9.
	Em meados do século XX, a História passa por um processo de renovação de métodos e concepções. A partir disto, a historiografia é reformulada com a inserção de novos sujeitos. Sobre a renovação historiográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A renovação historiográfica surge a partir da criação da Nova Esquerda Inglesa, composta por historiadores que propuseram uma revisão de alguns conceitos marxistas.
(    ) A crítica de Thompson ao método dialético marxista defende que existem outros meios e formas de conceber a história e construir o conhecimento histórico.
(    ) Para o ensino de História, a renovação historiográfica passou a observar o comportamento de alguns sujeitos históricos dentro do processo de formação sócio-histórico das sociedades.
(    ) A Nova Esquerda Inglesa, classe que deu origem à renovação historiográfica, tinha por eixo de pesquisa as obras de Karl Marx e inovou quando determinou que o elemento transformador da sociedade se encontra na luta de classes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	Entendimento, definições e comparações de conceitos históricos como 'periodicidade', 'revolução', 'ideologia', 'estrutura', 'conjuntura', 'meio', 'contexto', entre outros, representam atribuições rotineiras ao exercício profissional de historiadores. Com relação aos estudos dos conceitos, Koselleck (1992) explica que: [...] Um conceito relaciona-se sempre àquilo que se quer compreender, sendo portanto a relação entre o conceito e o conteúdo a ser compreendido, ou tornado inteligível, uma relação necessariamente tensa. [...] Todo conceito articula-se a um certo contexto sobre o qual também pode atuar, tornando-o compreensível. [...] É preciso estabelecer a distinção entre conceito e palavra, ainda que não se atenha à divisão dos linguistas. De forma evidentemente simplificada, podemos admitir que cada palavra remete-nos a um sentido, que por sua vez indica um conteúdo. No entanto, nem todos os sentidos atribuídos às palavras podem ser consideradas relevantes do ponto de vista da escrita de uma história dos conceitos. Com base no exposto por Koselleck (1992), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração o sentido e o conteúdo que lhe são relacionados.
(    ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração o contexto em que este foram identificados e reconhecidos.
(    ) Os conceitos devem ser interpretados e definidos levando-se em consideração apenas a origem linguística que possuem. 
(    ) Os conceitos devem ser interpretados avaliando a importância que possuem os sentidos que lhe são atribuídos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Rev. Estudos Históricos, Rio de Janeiro vol. S, n. 10, 1992, p. 134·146.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina