Buscar

Referencial Curricular da Educação Infantil

Prévia do material em texto

Referencial Curricular da Educação Infantil.
MATEMÁTICA.
1
 MATEMÁTICA 
2
INTRODUÇÃO 
As crianças, desde o nascimento, estão ligadas a imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.
Fazer matemática é explorar ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, argumentar, aceitar, errar ... 
O trabalho matemático com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, ás necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que ajudam na melhora do pensamento e domínio em varias matérias.
3
toda criança esta ligada a matemática através das brincadeiras!!!
Ideias e Práticas Correntes 
Na educação infantil, ao longo do tempo, tem seguido orientações diversas que convivem, ás vezes de maneiras contraditórias entre elas: Repetição, memorização e associação.
São comuns as situações de memorização de algarismo isolados, por exemplo, ensina-se o 1, depois o 2 e assim, sucessivamente.
5
Propõe-se para seu alunos atividades com as seguintes situações: passar o lápis sobre numerais pontilhados, colagem de bolinhas de papel crepom sobre o numeram entre outras. 
6
Concreto ao abstrato 
O concreto e o abstrato se caracterizam como duas realidades dissociadas, em que o concreto é identificado com o manipulável e o abstrato com as representações formais, com as definições e sistematização. 
8
Atividades pré-numéricas 
Essa prática, transforma as operações lógicas e as provas piagetianas40 em conteúdos de ensino. 
E assim se torna a experiências-chave para o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico e para a aquisição de noção de números as ações de classificar, ordenar/ seria comparar os objetos em diferentes critérios. 
9
Jogos e aprendizagem de noções matemáticas
Objeto de interesse pelos educadores com decorrência da sua importância para as crianças e da ideia de que a prática que auxilia o desenvolvimento infantil, a construção de potencialização de conhecimentos.
10
Apesar das crenças que se envolvem a brincadeira como uma atividade natural e auto instrutiva.
A criança também possibilita ampliação de repertórios de estratégias no que se refere á resolução de operações, notação numérica, formas de representação e comunicação etc.
11
A Criança e a Matemática 
As noções matemáticas ( contagem, relações quantitativas e especiais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionais.
Diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a sequencia numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizam-se espacialmente.
12
Podemos ensinar uma criança que existe vários tamanhos mais que significa o mesmo conteúdo. 
Através de várias maneiras podemos ensinar a criança a contar 1,2,3,4....
Objetivos 
A abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar oportunidades para que a crianças desenvolvem a capacidade de:
 estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
 reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções especiais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Conteúdos 
 A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para ampliá-los.
Números e Sistemas de Numeração
A utilização da contagem oral , de noções de quantidade, de tempo e de tempo em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Orientação Didáticas 
Os conhecimentos numéricos das crianças decorre do contado e da utilização desses conhecimentos em problemas cotidianos, no ambiente familiar, em brincadeiras etc.
Contagem 
Contar é uma estratégia fundamental para estabelecer o valor cardinal de conjunta. A contagem ela se desenvolve de forma diversificada pelas crianças, com significa que se modifica conforme o contexto e a compreensão que desenvolve sobre o número.
Notação e escrita numérica 
A importância cultural dos números de numeração é indiscutível.
Operações 
As situações de cálculo podem ser solucionadas de diversas formas, visto que existem vários sentidos de adição e subtração, assim como os problemas e o grau de dificuldades variam. 
Para as crianças de 5 anos
Pode-se propor problemas aritméticos e pedir que compartilhem as soluções para comparar e reformular, assim eles de desenvolvem maior confiança em suas capacidades.
Grandezas e Medidas 
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Introdução ás noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo.
Marcação de tempo por meio de calendários.
Espaço e Forma 
Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos.
Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras.
Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando o ponto de referência.
Orientações Didáticas 
Cada criança constrói um modo particular de conceber o espaço por meio das suas percepções, do contato com a realidade e das soluções que encontram para os problemas.
Jogos e brincadeiras 
As noções matemáticas abordadas na educação infantil uma variedade de brincadeiras e jogos, principalmente aqueles classificados como de construção e de regras. 
Criança aprende brincando!!!
Organização do tempo
As situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas põem ser organizadas de três maneiras: as atividades permanentes os projetos e as sequências de atividades.
“A união entre a teoria e a pratica é talvez uma das melhores formas de superar os obstáculos na educação escolar” 
José Valdir Floriani
Aluno(a): Geane Sirqueira números: 09 
 Izabela Bovi 11
 João Gabriel 13
 Maria Aparecida 23
 Professora: Leila Mara Bettão 2º F.D

Continue navegando