Buscar

ATIVIDADE 02 LITERATURA INFANTIL PTA

Prévia do material em texto

Usuário
	LEILA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS
	Curso
	GRA0197 LITERATURA INFANTIL PTA - 202010.ead-3784.03
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	03/03/20 10:53
	Enviado
	03/03/20 12:12
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	6 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 19 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a citação a seguir:
“Embora em quase todos os contos haja o happy end , seu conteúdo propriamente dito refere-se a uma realidade terrivelmente séria; a iniciação, ou a passagem através de uma morte ou ressurreição simbólicas, da ignorância e da imaturidade para a idade espiritual do adulto”.
 
ELIADE, M. Mito e Realidade . 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 174.
 
 
Considerando que as vivências comuns aos seres humanos aparecem nos contos de tradição oral, conforme Vladimir Propp, há algumas fases que os protagonistas das histórias costumam enfrentar. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir.
1. Saída para uma “viagem”, em que há uma luta pela autorrealização.
2. Presença de mediação, corresponde aos auxílios que recebe ao longo da jornada.
3. Desígnio (aspirações) em busca da autorrealização.
4. Há o surgimento de obstáculos ao longo da “viagem”.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
 
 
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todas as afirmações estão corretas. Nos contos de origem popular, o protagonista sai em uma jornada em busca da autorrealização, saem em viagem, tendo em vista um objetivo, um desígnio. Ao longo de seu caminho, aparecem obstáculos, os quais podem ser superados com uma ajuda mágica. Após vencer as provações, o protagonista chega ao seu destino, o desenlace final junto à auto realização.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
Pode ser visto como um defensor dos menos privilegiados de sua época, apresentando personagens que abrem portas para as “fraquezas” da sociedade com suas características contraditórias de bom e mal, feio e bonito, em que gatos são corruptos e criadas se tornam princesas, que conquistam, por fim, um lugar na corte.
Considerando o exposto acima, juntamente com seus conhecimentos sobre a literatura infantil, a que autor estamos nos referindo? Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Charles Perrault.
	Resposta Correta:
	 
Charles Perrault.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Charles Perrault tratava, em suas histórias, de personagens que fugiam dos padrões da nobreza e se voltava ao mundo marginal dos mercadores, plebeus e criados, criando personagens astutos que se sobressaiam, conquistando um espaço que, na sociedade real, pertenceria apenas à nobreza.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte trecho:
[...] É nesse sentido que o gênero ‘criado” pelos Grimm opõe-se ao de Perrault. Neste último, o nível de “racionalização” impõe a consciência do caráter trágico da vida. O conto de Perrault opta pelo final trágico, revelando um anseio de fidelidade às “possibilidades reais”.
 
MATA, S.; MATA, G. V. Os Irmãos Grimm entre romantismo, historicismo e folclorística. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais , v. 3, ano III, n. 2, Abr.; Maio/ Jun. 2006. Disponível em: <www.revistafenix.pro.br>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Com base no excerto apresentados, pode-se depreender que há uma diferença entre a literatura produzida pelos Grimm e por Perrault. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Os valores cristãos estão mais presentes na obra dos Irmãos Grimm, devido ao período de produção.
II. As fontes dos Irmãos Grimm advêm da literatura popular, além de trazer o folclore literário germânico.
III. Os Grimm são responsáveis por manterem e preservarem o estudo da mitologia germânica.
IV. Perrault, diferente dos Grimm, resgatou o folclore francês por meio das narrativas populares, além de abordar questões voltadas ao feminino.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os valores cristãos estão mais presentes nas obras de Grimm do que em Perrault, visto que este último produziu antes da Idade das Luzes. Cada autor teve o intuito de recuperar o folclore de seu país, por meio da compilação de narrativas populares, além de questões predominantes no contexto de produção.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme Juvino (2010, p. 25), “nos contos de fadas modernos, é possível observar que há uma tendência a retomadas de temas e recursos antigos, ou seja, presente e passado se fundem para gerar novos processos. Nessas narrativas, a efabulação é iniciada de imediato, os fatos narrados nem sempre obedecem à linearidade, contando muitas vezes com o uso de flashbacks. As personagens reaparecem através de uma pesquisa satírica e crítica”.
 
JUVINO, A. S. A relação entre os contos de fadas tradicional e o moderno . 2010. 51 p. Monografia (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras e Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
 
Considerando a citação apresentada a respeito do conto moderno, sobre as suas principais características, é correto afirmar que:
 
I. A raiz do conto moderno é de tradição oral.
II. O tempo das narrativas modernas pode ser histórico ou sem determinação.
III. Há uma alternância entre o realismo e a fantasia.
IV. Os problemas são resolvidos por meio do trabalho em equipe.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os contos modernos apresentam algumas diferenças em relação ao conto tradicional, principalmente no que se refere a sua origem. Esses contos são frutos da criatividade do autor e refletem seu contexto de produção. Nesses contos, há uma mudança temporal, há a presença do realismo, da fantasia, o herói chega a uma solução de suas questões com o auxílio do coletivo e não individualmente.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“[...] os contos de fadas, abrem as portas para a compreensão do mundo através dos olhos dos autores e da vivência fantástica das personagens. É neste sentido que eles podem conter elementos decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta. Através da fantasia, sobre o qual se assentam os contos de fadas, a criança entra em contato com valores perenes e transitórios, bem como aprende noções de bom ou mau, certo ou errado”.
 
MESQUITA NETO, R.; BERVIQUE, J. A. A Influência dos contos de fadas na compreensão do mundo pela criança. Revista Científica Eletrônica de Psicologia , ano VIII, n. 14, Maio. 2010. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/XTLDr4DqORRQ8v4_2013-5-13-15-4-8.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Por meio da citação, verifica-se que os contos de fadas contribuem em muitos aspectos para o desenvolvimento infantil. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) A literatura infantil abre espaços para o desenvolvimento intelectual da criança, de modo que, por meio da escrita e da oralidade, consegue se expressar livremente.
II. ( ) Quando a criança entra em contato com os contos de fadas, acaba por adentrar um mundo mágico, como o seu interior, local onde é possível viver e reviver emoções, conflitos e situações.
III. ( ) Por se espelharem nos contos de fadas, que cumprem um papel social, os enredos contribuem para que a criança alcance seus desejos e solucionem seus conflitos internos.
IV. ( ) Os contos de fadas contribuem para o desenvolvimento integral infantil, visto que atuam no cognitivo, psíquico e sócio afetivo por meio de situações que externalizam seus sentimentos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Os contos de fadas contribuem para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos, como cognitivo, psíquico e afetivo. Quando a criança lê um conto ocorre uma identificação e o desfecho da história, que é moralizante, pode auxiliá-la na solução de algum problema de sua vida.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os contos de fadas contribuem fortemente para o desenvolvimento de seus leitores, tanto em seu imaginário como em sua evolução social. Sobre os contos de fada, considere as seguintes afirmativas.
1. Os contos de fadas instigam a curiosidade das crianças, mas inibem sua criatividade imaginativa, pois resolvem todos os questionamentos no decorrer das histórias`.
2. Os contos de fadas inspiram a consolidação de uma personalidade mais criativa, sensível e até mesmo crítica, levando em consideração as interpretações de viés social a que podem ser estimuladas.
3. Os contos de fadas podem apresentar significados mais profundos que a própria vida adulta poderia ensinar, desta forma é necessário deixar que os leitores façam suas próprias análises dessas histórias.
4. Os contos de fadas não possuem um papel tão importante na vida escolar das crianças, servindo apenas como instrumento de distração e letramento.
 
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III
	Resposta Correta:
	 
II e III
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Com suas histórias fantásticas, suas adversidades e vitórias, os contos de fadas são instrumentos importantes na criação da personalidade, como senso crítico e percepção de mundo em seus leitores. Por isso, é imprescindível deixar que o pequeno leitor tire suas próprias percepções do texto lido, refletindo sobre o conteúdo e os possíveis significados.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“A importância de se resgatar os contos de fada clássicos deve-se ao fato de serem narrativas construídas há séculos, portadoras de arquétipos que falam ao inconsciente coletivo, suprindo as necessidades psicológicas do ser humano”.
 
MARTINS, M. A. S. R.; REIS, G. M. Os contos de fada e sua contextualização: os clássicos e a indústria cultural. Cadernos do Aplicação , Porto Alegre, v. 27/28, p. 139-149, jan.-dez. 2014/2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/43945>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Tendo em vista o elemento-base a respeito da importância dos contos de fadas, sua origem e características, considere as afirmativas a seguir:
 
1. Desde “os primórdios” o homem conta histórias para justificar fenômenos naturais, bem como sua história de vida e a compreensão de seu lugar no universo, recorrendo, assim, aos arquétipos.
2. Modificar os contos de fadas, suprimindo seu conteúdo real, isentaria as crianças da percepção do mundo como ele é, com seus problemas e contratempos até, por fim, alcançar superação, como fazem os valentes personagens das histórias.
3. Não há interesse em resgatar os contos de fadas clássicos, visto que narrativas construídas há tanto tempo não servem mais para o contexto atual.
4. Os arquétipos estão presentes apenas na literatura junguiana, suprimindo, assim, os contos de fadas do inconsciente coletivo.
 
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. I e II. Visto que arquétipos, considerado por Jung como um conceito criado ao longo de gerações, caminham lado a lado com o inconsciente coletivo, não há como separá-los. Bem como suprimir esses arquétipos ou adaptar os contos de fadas, sem seus pontos considerados negativos, alteraria a percepção e interpretação crítica do mundo sugerida por essas histórias.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“[...] seus contos são mais voltados aos vícios e às virtudes do ser humano, colocando as personagens de suas estórias em dilemas substanciais”.
 
MARTINS, M. A. S. R.; REIS, G. M. Os contos de fada e sua contextualização: os clássicos e a indústria cultural. Cadernos do Aplicação , Porto Alegre, v. 27/28, p. 139-149, jan.-dez. 2014/2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/43945>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Considerando a citação apresentada e os seus conhecimentos sobre Literatura Infantil, de que autor(es) estamos nos referindo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Irmãos Grimm.
	Resposta Correta:
	 
Hans Christian Andersen.
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta, pois não corresponde ao autor que o trecho se refere, visto que, diferente de Perrault e dos Irmãos Grimm, as narrativas de Hans Christian apresentavam situações reais, muitas delas refletiam a história de vida do autor, já que quando criança era triste, se considerava feio, esquisito etc., além disso nem todas as histórias apresentavam um final feliz e um “viveram felizes para sempre”. Esopo dedicou-se na escrita de fábulas, já Monteiro Lobato é um autor de literatura fantástica.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte excerto:
“Os estudos de Vladimir Propp (1984) oferecem importantes contribuições para a teoria da literatura, no que diz respeito ao conto maravilhoso. Observando as obras de escritores canonizados pela teoria literária, o autor conseguiu identificar uma série de elementos recorrentes nessas estruturas narrativas, os quais são essenciais no processo de construção da moralidade dos contos, de uma maneira geral”.
 
PROPP, V. Morfologia do Conto Maravilhoso. In: ALMEIDA, Guilherme Weber Gomes de. Os agentes do mal na literatura dos Irmãos Grimm . 2016, p. 2. Disponível em:
<http://www.ileel.ufu.br/anaisdocena/wp-content/uploads/2016/01/guilherme-weber.pdf>. Acesso em: 01 maio. 2019.
 
A respeito dos estudos de Vladimir Propp, em especial na obra Morfologia do Conto Maravilhoso , analise as afirmativas a seguir:
 
I. Os elementos permanentes do conto maravilhoso dizem respeito às funções dos personagens.
II. Propp estuda os contos a partir das funções de suas personagens.
III. Das funções estudadas, apenas 31 estão presentes nos contos maravilhosos.
IV. No estudo realizado com o conto maravilhoso, observou-se que não há muitas personagens diferentes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Vladimir Propp realiza uma pesquisa analisando cem contos a fim observar as principais ações das personagens. Com este estudo, observa que os contos maravilhosos apresentam 31 funções em comum, as quais são fundamentais para a sua constituição. E por meio de um estudo das funções, Propp percebe que há uma diversidade de personagens, cada um com características diferentes.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“[...] o
lançamento da coletânea dos irmãos Grimm, chamada de Kinder-und Hausmärchen, foi o momento decisivo para que o conto fosse revestido com o sentido de forma literária determinada. [...] os diversos desdobramentos que essa narrativa pode apresentar, tais como contos de fadas, de magia e fantasmagoria, narrativas para pequenos e grandes, histórias e anedotas”.
 
JOLLES, A. Formas simples . São Paulo: Cultrix, 1976, p. 181.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a produção literária dos Irmãos Grimm, é correto afirmar que:
1. Os contos popularescos que circulavam em aldeias e cidades pequenas da Alemanha foram reunidos e compilados.
2. Jacob Grimm e Wilhelm Grimm são contistas populares do universo infantil, sendo importantes pela compilação de histórias alemãs passadas de geração em geração.
3. As histórias dos Irmãos Grimm trazem por mote ascontradições, ansiedades e fantasias de seus produtores.
4. Na França de Luís XIV, os contos oriundos da cultura popular foram compilados com o intuito de satisfazer as necessidades do período.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Os contos populares da Alemanha, país que os Grimm nasceram e moraram a vida toda, foram compilados, por meio da narração da população, não possuindo relação com a história de vida de seus produtores, fato que não acontece com Hans Andersen Christian, por exemplo.

Continue navegando