Buscar

CASO CONCRETO 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
JOÃO GUEDES NETO MATRÍCULA 201101537612
CASO CONCRETO 1
Um estudante de Direito, irresignado pelo fato de sua mãe haver perdido uma causa trabalhista, estuda com afinco todos os contornos da lide, a doutrina e a jurisprudência correlatas durante um ano, findo o qual prepara uma ação rescisória, colhe a assinatura de sua mãe na peça e distribui a ação no prazo legal. 
Considerando a situação retratada e o entendimento consolidado do TST, responda aos itens a seguir.
A) Analise a viabilidade da demanda proposta, justificando em qualquer hipótese:
R: O art. 996 do CPC dispõe sobre a Ação Rescisória sendo espécie de recursal externo, autônoma, meio de impugnação ao qual busca desconstituir a coisa julgada oriunda de decisão judicial transitada em julgado. Sendo norma subsidiária a Justiça do Trabalho. Vejamos: 
AÇÃO RESCISÓRIA. INTERESSE PROCESSUAL. NECESSIDADE, UTILIDADE E ADEQUAÇÃO. ACÓRDÃO RESCINDENDO PROFERIDO POR TRIBUNAL COMPETENTE. SUBSTITUIÇÃO DA SENTENÇA. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO RESCISÓRIO. 
1. A propositura de demanda rescisória, submetida ao rito do art. 966 do CPC, é medida necessária, útil e adequada à pretensão de rescindir decisão transitada em julgado. Perquirir sobre a ocorrência de incompetência absoluta é matéria de mérito que induz a procedência ou improcedência do pedido rescisório. Rejeitada a preliminar de falta de interesse processual.
 2. Em decorrência do efeito substitutivo, o acórdão de mérito substitui a sentença, ainda que tenha negado provimento ao recurso, de modo que a decisão de mérito que transita em julgado é o acórdão, e não a sentença, a qual não mais subsiste.
3. Embora a sentença tenha sido proferida por juízo de Primeiro Grau absolutamente incompetente, uma vez que julgar posse sobre terras do condomínio irregular Estância Quintas da Alvorada compete às Varas Cíveis de Brasília, e não do Paranoá, o acórdão rescindendo foi proferido pelo TJDFT, tribunal com jurisdição sobre todo o Distrito Federal para julgar litígios não incluídos nas Justiças Trabalhista, Eleitoral, Militar e Federal. 4. Ação rescisória conhecida. Pedido julgado improcedente. 
Neste caso tem que haver um motivo para invalidar a sentença que se fundamentou numa transação, desistência ou confissão que tenha ocorrido algum tipo de vicio, erro, dolo ou coação.
Já quanto à pretensão deste direito dispõe o art. 791 da CLT que é legitimo as partes postularem em juízo, reclamar pessoalmente, “Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.”
Nesse diapasão, à um limite para esta representação pessoal, sendo assim, o Egrégio TST editou a Súmula 425, disciplinando os poderes de representação, in verbis: 
SÚMULA Nº 425 - JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA DO TRABALHO. ALCANCE.
O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.
Desta forma, no caso em tela a Reclamante não pode postular Ação Rescisória sem a presença de um advogado. No mesmo sentido seu filho, Estudante de Direito não possui os requisitos legais para consecução do ato privativo de Advogado. Vejamos:
EAOAB - Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994
Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Art. 4º São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas.
Parágrafo único. São também nulos os atos praticados por advogado impedido - no âmbito do impedimento - suspenso, licenciado ou que passar a exercer atividade incompatível com a advocacia.
Por fim, fica claro que o ato praticado pelo Estudante de Direito é nulo, não gerando efeitos.
B) Se a mãe do estudante contratasse um advogado para ajuizar a ação rescisória, como se daria a concessão dos honorários advocatícios sucumbenciais?
R: O art. 791-A dispõe que faz jus o Advogado no valor de 5 a 15% dos honorários sucumbenciais, in verbis:
Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
No caso em tela o Advogado da mãe do estudante receberia honorários sucumbenciais. 
MÚLTIPLA ESCOLHA
Situação Hipotética: Maurício ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Panos e Pratos Ltda, pleiteando o pagamento de horas extras e dano moral. Foi expedida citação para a empresa reclamada, pelo correio, porém a entrega foi em endereço errado e distinto da sede da Panos e Pratos Ltda. 
Contudo, a reclamada, em audiência, apresentou defesa e juntou documentos. Após regular instrução do processo, o magistrado condenou a empresa a pagar todos os pedidos contidos na Petição Inicial.
Acerca do caso, pode-se considerar:
A)Pelo princípio da instrumentalidade das formas, a citação no processo acima é nula e, portanto, a sentença também.
B)Pelo princípio da instrumentalidade das formas a citação no processo acima não é nula e, portanto, a sentença é válida.
C)Pelo princípio do devido processo legal, a citação no processo acima contém uma nulidade de natureza absoluta e, portanto, deveria ser declarada ex-officio pelo Juiz.
D)Pelo princípio do contraditório, a falha na citação da reclamada torna nula a sentença.
E)Pelo princípio do contraditório, a falha na citação é sanada pelo comparecimento espontâneo da reclamada.
BIBLIOGRAFIA
https://www.migalhas.com.br/coluna/processo-e-procedimento/244484/acao-rescisoria
https://administradores.com.br/noticias/entenda-a-acao-rescisoria-na-justica-do-trabalho
http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/tst-aprova-redacao-da-sumula-425-sobre-o-jus-postulandi
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm
https://jus.com.br/artigos/55490/jus-postulandi-na-justica-do-trabalho
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11710951/artigo-4-da-lei-n-8906-de-04-de-julho-de-1994
https://www.lfg.com.br/conteudos/artigos/geral/entenda-o-principio-da-instrumentalidade-das-formas

Continue navegando