Logo Passei Direto
Buscar

Curso Administração - Responsábilidade Social nas Organizações

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia, criticamente, o texto: A área de floresta degradada por atividades humanas na Amazônia em 2008 foi 66% maior do que em 2007, apesar de a área desmatada ter sido praticamente igual nos dois anos, segundo os cálculos de um novo sistema de monitoramento via satélite lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números, obtidos com exclusividade pelo Estado, são alerta de que o desmatamento poderá ser muito maior em 2009, caso o governo não reforce as medidas de proteção da floresta.(...) Entre os estados amazônicos, Rondônia é o que mais sofreu com o desmatamento. Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia mostram que, entre agosto de 2007 e agosto de 2008, a destruição da floresta aumentou cerca de 23%. Ao todo, 38% da vegetação desapareceram. Diante da constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, e, ainda, o reconhecimento da complexidade planetária e das questões que envolvem a sua aplicabilidade prática como meio de garantir a sustentabilidade demonstrando uma visão holística acerca da natureza.
Assinale a opção que conceitua desenvolvimento sustentável.
Trata-se de um tipo de desenvolvimento que causa danos ambientais, mas que é paradigma para o sistema capitalista industrial, pois visa a exaustão dos produtos naturais de um estado como o de Rondônia, não se importando com as consequências para os habitantes locais e prejuízos para o País.
É o tipo de desenvolvimento que não exige dos governos ou das pessoas um posicionamento ideológico ou uma consciência ecológica, pois a sociedade se apropria da natureza, utiliza seus recursos e preocupa-se somente com o que dá lucro financeiro.
É definido como aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de as futuras gerações terem suas próprias necessidades – utiliza recursos naturais de forma racional, tirando proveito da Natureza sem devastá-la e buscando a melhoria da qualidade de vida.
É uma modalidade de desenvolvimento que se preocupa em ampliar as áreas desmatadas da Amazônia como forma de aumentar a produtividade do agronegócio, visando à exportação para países do Hemisfério Norte.
Este tipo de desenvolvimento, as florestas tornam-se intocáveis e servirão de reservas para as populações futuras, pois as intervenções humanas estão contribuindo para a degradação ambiental em Rondônia.

Com relação à responsabilidade social corporativa, marque a opção ERRADA:
A conscientização dos cidadãos a respeito dos recursos naturais e das práticas empresariais exige que as empresas adotem novas estratégias nas dimensões econômica, social e ambiental, uma vez que os consumidores tendem a optar por marcas que desenvolvem e disseminam programas de responsabilidade social.
O estabelecimento de condutas éticas nos relacionamentos com os stakeholders e a concorrência constitui prática de responsabilidade social corporativa.
A responsabilidade social deve perpassar as atividades das organizações.
A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais.
Ações de responsabilidade social não devem ser utilizadas pelo marketing corporativo, sob a pena de resultarem, para a organização, em perda de credibilidade.

O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética. Para que o sujeito ético possa existir, faz-se necessário o preenchimento das seguintes condições:
Estão corretas apenas
I. Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais entre si.
II. Ser consciente de si, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer sua existência como ser ético.
III. Ser dotado de virtude, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência); e da capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
IV. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la, bem como às suas consequências, respondendo por elas.
V. O sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos seus interesses, mesmo que estas ações possam atender ao interesse coletivo.
II, III, e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
I, II e V.
I, III e V.

Pesquisa mostra que 73% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis. O índice está abaixo do verificado em 16 grandes cidades da América Latina, onde, na média, 76% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por um produto desse tipo.
O que é um produto sustentável?
não utilizam materiais reciclados e de baixa qualidade.
procuram respeitar a preservação ambiental em sua produção.
indicam sua nacionalidade, fórmula e composição.
não se preocupam com a moda ou com modismos consumistas.
priorizam matérias-primas oriundas de países alinhados ao Brasil.

Quando um ou mais profissionais éticos compartilham a rotina, suas responsabilidades e objetivos, o ambiente de trabalho é beneficiado. São exemplos de benefícios quando a ética é aplicada corretamente nas organizações, exceto:
os funcionários sentem um forte alinhamento entre seus valores e os da organização, reagem com motivação e desempenho, porém não há impacto positivo no trabalho em equipe e na produtividade.
os públicos vêem essas organizações valorizando as pessoas mais do que o lucro, operando com o máximo de integridade e honra, e isso favorece a imagem da organização.
seguindo as regras da empresa e respeitando a hierarquia e companheiros de trabalho, tem-se um ambiente mais agradável e amigável.
tem-se os funcionários em constante evolução, seja na troca de ensinamentos através de aprendizagem informal, ou através de relações interpessoais entre eles.
A abordagem da ética reconhece que as circunstâncias influenciam a definição dos valores e do comportamento socialmente aceitável.

Na contemporaneidade o tema “Responsabilidade Social” tem conquistado crescente importância para discussão nas organizações. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( F ) No Brasil, o florescimento das organizações do terceiro setor e a consequente expansão do trabalho voltado para o social, a partir da década de 80, inaugurou a discussão da temática responsabilidade social na área das Relações Públicas e instituiu uma nova dimensão da práxis das Relações Públicas.
( F ) Responsabilidade Social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte das organizações.
( F ) Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir de abordagens qualitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa.
( V ) O balanço social constitui um instrumento de acompanhamento e monitoramento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, as práticas de Responsabilidade Social.
( V ) Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresariais são ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou compromisso social.
F – V – F – V – V
V– V – F – V – F
F – V – V – F – V
F – F – F – V – V
F – V – F – V – F

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders.
Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de
ações de filantropia corporativa.
adoção de práticas sustentáveis de produção.
adoção de um código de ética no ambiente de trabalho.
criação de indicadores de atuação social.
divulgação transparente de seus resultados financeiros.

Uma determinada indústria, produtora de máquinas agrícolas, instalada há 15 anos na cidade de Belo Horizonte (MG), visando o aumento de sua produtividade e a redução de custos, está em processo de transferência para a cidade de Belém (PA). Atualmente, a empresa possui, além de seus 500 funcionários, 115 prestadores de serviços que atuam de forma regular na companhia. Do total de funcionários, somente 15 que compõem as diretorias da empresa, irão ser deslocados para a nova unidade no estado do Pará. Em relação aos prestadores de serviços, sabe-se que nenhum continuará a exercer atividades junto à empresa.
Tendo em vista a responsabilidade social e o impacto causado pela transferência, é correto afirmar que a empresa deverá?
auxiliar financeiramente, por tempo indeterminado, os funcionários demitidos, através do pagamento mensal dos seus salários, até que obtenham uma nova colocação no mercado de trabalho ou aposentadoria por invalidez.
buscar reduzir seu custo com o desligamento do pessoal efetivo e terceirizado, por meio de atividades que incentivem o desemprego, tais como análise dos benefícios previdenciários possíveis para os funcionários e prestadores de serviços.
contratar funcionários por salários 50% mais baixos na região onde irá instalar-se e iniciar o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários demitidos, de forma parcelada, após 12 meses de sua transferência.
executar ações necessárias ao cumprimento de sua responsabilidade social, tais como: programas de recolocação profissional dos funcionários, replanejamento de atividades e análise de mercados para os prestadores de serviços.
reduzir seus gastos por meio do incentivo à demissão voluntária dos funcionários, emissão de cartas de referências para os prestadores de serviços e acordos verbais de parcelamento das verbas rescisórias do pessoal efetivo e dos valores devidos aos terceirizados.

A percepção do funcionário do ambiente de trabalho chamou muita atenção dos pesquisadores na literatura organizacional. É uma interpretação psicológica das atividades de uma organização que foi considerada como um prognosticador do desempenho individual, como o Comportamento de Cidadania Organizacional - e o desempenho no trabalho. A percepção do funcionário sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) se refere às avaliações e interpretações pessoais dos funcionários das atividades de RSC da organização, que podem diferir das práticas reais de RSC da organização. A percepção do funcionário é subjetiva; ela representa a interpretação dos funcionários das atividades de uma organização e o processo de fazer sentido. Tal percepção leva por outro lado, a reações atitudinais e comportamentais dos funcionários. A percepção bem desenvolvida é uma habilidade primordial, pois é ferramenta importante para atuação profissional que exige adaptação constante a novos contextos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre esse tema:
A percepção é um processo complexo em que os fatores individuais e ambientais estão envolvidos, construindo uma forma de conhecer um contexto específico.
Um fator que não influencia na percepção do a algo novo é a experiência vivida pelo indivíduo, pois, como estamos frente a um objeto, fato etc. desconhecido, procuramos não receber influência do que está registrado em nossa história.
O homem no processo de percepção tem capacidade de registrar todos os detalhes e diferenças apresentadas no objeto ou respectiva situação.
Frente a alguma situação não criamos hipóteses nem expectativas sobre o que irá ocorrer posteriormente, pois nossa percepção não utiliza registros mentais.
As espécies animais apresentam um padrão perceptivo que somente difere entre elas. Os membros de uma mesma espécie não apresentam percepções diferentes diante do mesmo estímulo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Leia, criticamente, o texto: A área de floresta degradada por atividades humanas na Amazônia em 2008 foi 66% maior do que em 2007, apesar de a área desmatada ter sido praticamente igual nos dois anos, segundo os cálculos de um novo sistema de monitoramento via satélite lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números, obtidos com exclusividade pelo Estado, são alerta de que o desmatamento poderá ser muito maior em 2009, caso o governo não reforce as medidas de proteção da floresta.(...) Entre os estados amazônicos, Rondônia é o que mais sofreu com o desmatamento. Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia mostram que, entre agosto de 2007 e agosto de 2008, a destruição da floresta aumentou cerca de 23%. Ao todo, 38% da vegetação desapareceram. Diante da constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, e, ainda, o reconhecimento da complexidade planetária e das questões que envolvem a sua aplicabilidade prática como meio de garantir a sustentabilidade demonstrando uma visão holística acerca da natureza.
Assinale a opção que conceitua desenvolvimento sustentável.
Trata-se de um tipo de desenvolvimento que causa danos ambientais, mas que é paradigma para o sistema capitalista industrial, pois visa a exaustão dos produtos naturais de um estado como o de Rondônia, não se importando com as consequências para os habitantes locais e prejuízos para o País.
É o tipo de desenvolvimento que não exige dos governos ou das pessoas um posicionamento ideológico ou uma consciência ecológica, pois a sociedade se apropria da natureza, utiliza seus recursos e preocupa-se somente com o que dá lucro financeiro.
É definido como aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de as futuras gerações terem suas próprias necessidades – utiliza recursos naturais de forma racional, tirando proveito da Natureza sem devastá-la e buscando a melhoria da qualidade de vida.
É uma modalidade de desenvolvimento que se preocupa em ampliar as áreas desmatadas da Amazônia como forma de aumentar a produtividade do agronegócio, visando à exportação para países do Hemisfério Norte.
Este tipo de desenvolvimento, as florestas tornam-se intocáveis e servirão de reservas para as populações futuras, pois as intervenções humanas estão contribuindo para a degradação ambiental em Rondônia.

Com relação à responsabilidade social corporativa, marque a opção ERRADA:
A conscientização dos cidadãos a respeito dos recursos naturais e das práticas empresariais exige que as empresas adotem novas estratégias nas dimensões econômica, social e ambiental, uma vez que os consumidores tendem a optar por marcas que desenvolvem e disseminam programas de responsabilidade social.
O estabelecimento de condutas éticas nos relacionamentos com os stakeholders e a concorrência constitui prática de responsabilidade social corporativa.
A responsabilidade social deve perpassar as atividades das organizações.
A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais.
Ações de responsabilidade social não devem ser utilizadas pelo marketing corporativo, sob a pena de resultarem, para a organização, em perda de credibilidade.

O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética. Para que o sujeito ético possa existir, faz-se necessário o preenchimento das seguintes condições:
Estão corretas apenas
I. Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais entre si.
II. Ser consciente de si, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer sua existência como ser ético.
III. Ser dotado de virtude, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência); e da capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
IV. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la, bem como às suas consequências, respondendo por elas.
V. O sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos seus interesses, mesmo que estas ações possam atender ao interesse coletivo.
II, III, e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
I, II e V.
I, III e V.

Pesquisa mostra que 73% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis. O índice está abaixo do verificado em 16 grandes cidades da América Latina, onde, na média, 76% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por um produto desse tipo.
O que é um produto sustentável?
não utilizam materiais reciclados e de baixa qualidade.
procuram respeitar a preservação ambiental em sua produção.
indicam sua nacionalidade, fórmula e composição.
não se preocupam com a moda ou com modismos consumistas.
priorizam matérias-primas oriundas de países alinhados ao Brasil.

Quando um ou mais profissionais éticos compartilham a rotina, suas responsabilidades e objetivos, o ambiente de trabalho é beneficiado. São exemplos de benefícios quando a ética é aplicada corretamente nas organizações, exceto:
os funcionários sentem um forte alinhamento entre seus valores e os da organização, reagem com motivação e desempenho, porém não há impacto positivo no trabalho em equipe e na produtividade.
os públicos vêem essas organizações valorizando as pessoas mais do que o lucro, operando com o máximo de integridade e honra, e isso favorece a imagem da organização.
seguindo as regras da empresa e respeitando a hierarquia e companheiros de trabalho, tem-se um ambiente mais agradável e amigável.
tem-se os funcionários em constante evolução, seja na troca de ensinamentos através de aprendizagem informal, ou através de relações interpessoais entre eles.
A abordagem da ética reconhece que as circunstâncias influenciam a definição dos valores e do comportamento socialmente aceitável.

Na contemporaneidade o tema “Responsabilidade Social” tem conquistado crescente importância para discussão nas organizações. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( F ) No Brasil, o florescimento das organizações do terceiro setor e a consequente expansão do trabalho voltado para o social, a partir da década de 80, inaugurou a discussão da temática responsabilidade social na área das Relações Públicas e instituiu uma nova dimensão da práxis das Relações Públicas.
( F ) Responsabilidade Social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte das organizações.
( F ) Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir de abordagens qualitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa.
( V ) O balanço social constitui um instrumento de acompanhamento e monitoramento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, as práticas de Responsabilidade Social.
( V ) Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresariais são ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou compromisso social.
F – V – F – V – V
V– V – F – V – F
F – V – V – F – V
F – F – F – V – V
F – V – F – V – F

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders.
Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de
ações de filantropia corporativa.
adoção de práticas sustentáveis de produção.
adoção de um código de ética no ambiente de trabalho.
criação de indicadores de atuação social.
divulgação transparente de seus resultados financeiros.

Uma determinada indústria, produtora de máquinas agrícolas, instalada há 15 anos na cidade de Belo Horizonte (MG), visando o aumento de sua produtividade e a redução de custos, está em processo de transferência para a cidade de Belém (PA). Atualmente, a empresa possui, além de seus 500 funcionários, 115 prestadores de serviços que atuam de forma regular na companhia. Do total de funcionários, somente 15 que compõem as diretorias da empresa, irão ser deslocados para a nova unidade no estado do Pará. Em relação aos prestadores de serviços, sabe-se que nenhum continuará a exercer atividades junto à empresa.
Tendo em vista a responsabilidade social e o impacto causado pela transferência, é correto afirmar que a empresa deverá?
auxiliar financeiramente, por tempo indeterminado, os funcionários demitidos, através do pagamento mensal dos seus salários, até que obtenham uma nova colocação no mercado de trabalho ou aposentadoria por invalidez.
buscar reduzir seu custo com o desligamento do pessoal efetivo e terceirizado, por meio de atividades que incentivem o desemprego, tais como análise dos benefícios previdenciários possíveis para os funcionários e prestadores de serviços.
contratar funcionários por salários 50% mais baixos na região onde irá instalar-se e iniciar o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários demitidos, de forma parcelada, após 12 meses de sua transferência.
executar ações necessárias ao cumprimento de sua responsabilidade social, tais como: programas de recolocação profissional dos funcionários, replanejamento de atividades e análise de mercados para os prestadores de serviços.
reduzir seus gastos por meio do incentivo à demissão voluntária dos funcionários, emissão de cartas de referências para os prestadores de serviços e acordos verbais de parcelamento das verbas rescisórias do pessoal efetivo e dos valores devidos aos terceirizados.

A percepção do funcionário do ambiente de trabalho chamou muita atenção dos pesquisadores na literatura organizacional. É uma interpretação psicológica das atividades de uma organização que foi considerada como um prognosticador do desempenho individual, como o Comportamento de Cidadania Organizacional - e o desempenho no trabalho. A percepção do funcionário sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) se refere às avaliações e interpretações pessoais dos funcionários das atividades de RSC da organização, que podem diferir das práticas reais de RSC da organização. A percepção do funcionário é subjetiva; ela representa a interpretação dos funcionários das atividades de uma organização e o processo de fazer sentido. Tal percepção leva por outro lado, a reações atitudinais e comportamentais dos funcionários. A percepção bem desenvolvida é uma habilidade primordial, pois é ferramenta importante para atuação profissional que exige adaptação constante a novos contextos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre esse tema:
A percepção é um processo complexo em que os fatores individuais e ambientais estão envolvidos, construindo uma forma de conhecer um contexto específico.
Um fator que não influencia na percepção do a algo novo é a experiência vivida pelo indivíduo, pois, como estamos frente a um objeto, fato etc. desconhecido, procuramos não receber influência do que está registrado em nossa história.
O homem no processo de percepção tem capacidade de registrar todos os detalhes e diferenças apresentadas no objeto ou respectiva situação.
Frente a alguma situação não criamos hipóteses nem expectativas sobre o que irá ocorrer posteriormente, pois nossa percepção não utiliza registros mentais.
As espécies animais apresentam um padrão perceptivo que somente difere entre elas. Os membros de uma mesma espécie não apresentam percepções diferentes diante do mesmo estímulo.

Prévia do material em texto

Curso: Administração 
Matéria: Responsabilidade Social nas Organizações 
Profa. Daniela Molica 
NP2 
 
4. Leia, criticamente, o texto: 
 
A área de floresta degradada por atividades humanas na Amazônia em 2008 foi 66% maior 
do que em 2007, apesar de a área desmatada ter sido praticamente igual nos dois anos, 
segundo os cálculos de um novo sistema de monitoramento via satélite lançado pelo 
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números, obtidos com exclusividade pelo 
Estado, são alerta de que o desmatamento poderá ser muito maior em 2009, caso o governo 
não reforce as medidas de proteção da floresta.(...) Entre os estados amazônicos, Rondônia 
é o que mais sofreu com o desmatamento. Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente 
da Amazônia mostram que, entre agosto de 2007 e agosto de 2008, a destruição da floresta 
aumentou cerca de 23%. Ao todo, 38% da vegetação desapareceram. Diante da constatação, 
surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, e, ainda, o reconhecimento da complexidade 
planetária e das questões que envolvem a sua aplicabilidade prática como meio de garantir 
a sustentabilidade demonstrando uma visão holística acerca da natureza. 
 
Assinale a opção que conceitua desenvolvimento sustentável. 
(1 Ponto) 
 
Trata-se de um tipo de desenvolvimento que causa danos ambientais, mas que é paradigma para o sistema 
capitalista industrial, pois visa a exaustão dos produtos naturais de um estado como o de Rondônia, não se 
importando com as consequências para os habitantes locais e prejuízos para o País. 
É o tipo de desenvolvimento que não exige dos governos ou das pessoas um posicionamento ideológico ou 
uma consciência ecológica, pois a sociedade se apropria da natureza, utiliza seus recursos e preocupa-se 
somente com o que dá lucro financeiro. 
É definido como aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de 
as futuras gerações terem suas próprias necessidades – utiliza recursos naturais de forma racional, tirando 
proveito da Natureza sem devastá-la e buscando a melhoria da qualidade de vida 
É uma modalidade de desenvolvimento que se preocupa em ampliar as áreas desmatadas da Amazônia 
como forma de aumentar a produtividade do agronegócio, visando à exportação para países do Hemisfério 
Norte 
Este tipo de desenvolvimento, as florestas tornam- se intocáveis e servirão de reservas para as populações 
futuras, pois as intervenções humanas estão contribuindo para a degradação ambiental em Rondônia. 
 
 
 
 
5.Com relação à responsabilidade social corporativa, marque a opção ERRADA: 
(1 Ponto) 
 
A conscientização dos cidadãos a respeito dos recursos naturais e das práticas empresariais exige que as 
empresas adotem novas estratégias nas dimensões econômica, social e ambiental, uma vez que os 
consumidores tendem a optar por marcas que desenvolvem e disseminam programas de responsabilidade 
social. 
 
O estabelecimento de condutas éticas nos relacionamentos com os stakeholders e a concorrência constitui 
prática de responsabilidade social corporativa. 
 
A responsabilidade social deve perpassar as atividades das organizações. 
 
A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um 
compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como 
oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma 
integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais 
 
Ações de responsabilidade social não devem ser utilizadas pelo marketing corporativo, sob a pena de 
resultarem, para a organização, em perda de credibilidade. 
 
 
6. O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo 
das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal 
constituinte da existência ética. Para que o sujeito ético possa existir, faz-se necessário o 
preenchimento das seguintes condições: 
 
I. Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a 
existência dos outros como sujeitos éticos iguais entre si. 
 
II. Ser consciente de si, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer sua existência 
como ser ético. 
 
 
III. Ser dotado de virtude, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, 
impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a 
consciência); e da capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas 
possíveis. 
 
IV. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e 
consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la, bem como às suas 
consequências, respondendo por elas. 
 
 
V. O sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, 
viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos 
seus interesses, mesmo que estas ações possam atender ao interesse coletivo. Estão 
corretas apenas 
(1 Ponto) 
II, III, e IV. 
I, II e IV. 
I, III e IV. 
I, II e V. 
I, III e V. 
 
7.Pesquisa mostra que 73% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis. O 
índice está abaixo do verificado em 16 grandes cidades da América Latina, onde, na média, 
76% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por um produto desse tipo. 
(http://dinheiro.br.msn.com, 18.11.2016. Adaptado) 
 
O que é um produto sustentável? 
(1 Ponto) 
 
não utilizam materiais reciclados e de baixa qualidade. 
procuram respeitar a preservação ambiental em sua produção. 
indicam sua nacionalidade, fórmula e composição. 
não se preocupam com a moda ou com modismos consumistas. 
priorizam matérias-primas oriundas de países alinhados ao Brasil. 
 
8.Quando um ou mais profissionais éticos compartilham a rotina, suas responsabilidades e 
objetivos, o ambiente de trabalho é beneficiado. São exemplos de benefícios quando a ética 
é aplicada corretamente nas organizações, exceto: 
(1 Ponto) 
 
os funcionários sentem um forte alinhamento entre seus valores e os da organização, reagem com 
motivação e desempenho, porém não há impacto positivo no trabalho em equipe e na produtividade. 
os públicos vêem essas organizações valorizando as pessoas mais do que o lucro, operando com o máximo 
de integridade e honra, e isso favorece a imagem da organização. 
seguindo as regras da empresa e respeitando a hierarquia e companheiros de trabalho, tem-se um ambiente 
mais agradável e amigável. 
tem-se os funcionários em constante evolução, seja na troca de ensinamentos através de aprendizagem 
informal, ou através de relações interpessoais entre eles. 
A abordagem da ética reconhece que as circunstâncias influenciam a definição dos valores e do 
comportamento socialmente aceitável. 
 
 
 
http://dinheiro.br.msn.com/
9.Na contemporaneidade o tema “Responsabilidade Social” tem conquistado crescente 
importância para discussão nas organizações. Analise as afirmativas, colocando entre 
parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se 
tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
( F ) No Brasil, o florescimento das organizações do terceiro setor e a consequente expansão 
do trabalho voltado para o social, a partir da década de 80, inaugurou a discussão da 
temática responsabilidade social na área das Relações Públicas e instituiu uma nova 
dimensão da práxis das Relações Públicas. 
 
( F ) Responsabilidade Social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte 
das organizações. 
 
( F ) Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir 
de abordagens qualitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da 
percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa. 
 
( V ) O balanço socialconstitui um instrumento de acompanhamento e monitoramento 
capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, as práticas de Responsabilidade 
Social. 
 
( V ) Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresariais são 
ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou 
compromisso social. 
(1 Ponto) 
F – V – F – V – V 
V– V – F – V – F 
F – V – V – F – V 
F – F – F – V – V 
F – V – F – V – F 
 
10.Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e 
ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de 
responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders. 
Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais 
públicos interessados, é a de 
(1 Ponto) 
ações de filantropia corporativa. 
adoção de práticas sustentáveis de produção. 
adoção de um código de ética no ambiente de trabalho. 
criação de indicadores de atuação social. 
divulgação transparente de seus resultados financeiros 
11.O desenvolvimento sustentável envolve o atendimento das necessidades do presente 
sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias 
necessidades. Considerando essa informação, assinale a opção correta com relação ao 
conceito de responsabilidade social corporativa. 
(1 Ponto) 
 
Do ponto de vista da responsabilidade social corporativa, ações financeiras, ações ambientais e ações sociais 
são diferentes estratégias, sendo também objetos de diferentes mensurações em diferentes balanços. 
Por não ser diretamente perceptível aos consumidores, a responsabilidade social corporativa não deve ser 
incluída nas sondagens de satisfação do cliente em relação a produtos, bens e serviços oferecidos por uma 
empresa. 
Sendo um conceito ético, a responsabilidade social corporativa não tem sido usada como um diferencial 
competitivo em anúncios de publicidade comparativa, por ser identificada pelos códigos de 
autorregulamentação como uma prática desleal. 
Por não se enquadrar em nenhum dos pês do composto de marketing, a responsabilidade social corporativa 
não pode ser considerada um valor agregável aos produtos de uma empresa. 
Para que uma empresa seja considerada cidadã e certificada como tal, não basta que assuma compromissos 
legais e sociais apenas com o seu quadro corporativo, sendo necessário que assuma o mesmo grau de 
comprometimento com toda a sociedade. 
 
12.Uma determinada indústria, produtora de máquinas agrícolas, instalada há 15 anos na 
cidade de Belo Horizonte (MG), visando o aumento de sua produtividade e a redução de 
custos, está em processo de transferência para a cidade de Belém (PA). Atualmente, a 
empresa possui, além de seus 500 funcionários, 115 prestadores de serviços que atuam de 
forma regular na companhia. Do total de funcionários, somente 15 que compõem as 
diretorias da empresa, irão ser deslocados para a nova unidade no estado do Pará. Em 
relação aos prestadores de serviços, sabe-se que nenhum continuará a exercer atividades 
junto à empresa. Tendo em vista a responsabilidade social e o impacto causado pela 
transferência, é correto afirmar que a empresa deverá? 
(1 Ponto) 
 
auxiliar financeiramente, por tempo indeterminado, os funcionários demitidos, através do pagamento 
mensal dos seus salários, até que obtenham uma nova colocação no mercado de trabalho ou aposentadoria por 
invalidez 
buscar reduzir seu custo com o desligamento do pessoal efetivo e terceirizado, por meio de atividades que 
incentivem o desemprego, tais como análise dos benefícios previdenciários possíveis para os funcionários e 
prestadores de serviços 
contratar funcionários por salários 50% mais baixos na região onde irá instalar-se e iniciar o pagamento das 
verbas rescisórias dos funcionários demitidos, de forma parcelada, após 12 meses de sua transferência 
executar ações necessárias ao cumprimento de sua responsabilidade social, tais como: programas de 
recolocação profissional dos funcionários, replanejamento de atividades e análise de mercados para os 
prestadores de serviços 
reduzir seus gastos por meio do incentivo à demissão voluntária dos funcionários, emissão de cartas de 
referências para os prestadores de serviços e acordos verbais de parcelamento das verbas rescisórias do pessoal 
efetivo e dos valores devidos aos terceirizados 
13.A percepção do funcionário do ambiente de trabalho chamou muita atenção dos 
pesquisadores na literatura organizacional. É uma interpretação psicológica das atividades 
de uma organização que foi considerada como um prognosticador do desempenho 
individual, como o Comportamento de Cidadania Organizacional - e o desempenho no 
trabalho. A percepção do funcionário sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) se 
refere às avaliações e interpretações pessoais dos funcionários das atividades de RSC da 
organização, que podem diferir das práticas reais de RSC da organização. A percepção do 
funcionário é subjetiva; ela representa a interpretação dos funcionários das atividades de 
uma organização e o processo de fazer sentido. Tal percepção leva por outro lado, a reações 
atitudinais e comportamentais dos funcionários. A percepção bem desenvolvida é uma 
habilidade primordial, pois é ferramenta importante para atuação profissional que exige 
adaptação constante a novos contextos. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse tema: 
(1 Ponto) 
 
A percepção é um processo complexo em que os fatores individuais e ambientais estão envolvidos, 
construindo uma forma de conhecer um contexto específico. 
Um fator que não influencia na percepção do a algo novo é a experiência vivida pelo indivíduo, pois, como 
estamos frente a um objeto, fato etc. desconhecido, procuramos não receber influência do que está registrado 
em nossa história. 
O homem no processo de percepção tem capacidade de registrar todos os detalhes e diferenças 
apresentadas no objeto ou respectiva situação. 
Frente a alguma situação não criamos hipóteses nem expectativas sobre o que irá ocorrer posteriormente, 
pois nossa percepção não utiliza registros mentais. 
As espécies animais apresentam um padrão perceptivo que somente difere entre elas. Os membros de uma 
mesma espécie não apresentam percepções diferentes diante do mesmo estímulo.

Mais conteúdos dessa disciplina