Buscar

SAUDE DA MULHER 3

Prévia do material em texto

SAUDE DA MULHER -3
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O parto normal é dividido nas fases de dilatação, expulsão, dequitação e observação. Quanto a essas fases podemos afirmar, EXCETO:
		
	 
	A episiorrafia é o corte médio-lateral realizado no assoalho pélvico para facilitar a saída do bebê.
	
	A dequitação corresponde ao desprendimento, descida e expulsão da placenta e das membranas.
	
	A fase de expulsão corresponde à de maior trabalho materno e sofrimento fetal.
	
	Na fase de observação monitoram-se os dados vitais, o canal do parto e o útero, e, se necessário, realiza-se a episiorrafia.
	
	O fisioterapeuta pode atuar na fase de dilatação promovendo o relaxamento da gestante através de técnicas de massagem e controle da respiração.
	Respondido em 17/04/2020 13:13:35
	
Compare com a sua resposta: Devido à ação do hormônio relaxina, as articulações tendem a ficar mais instáveis favorecendo os entorses de tornozelo.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Na nossa prática clínica é comum as gestantes nos perguntarem: "como saber se estou em trabalho de parto?" Desta forma, é necessário que saibamos quais são os sinais/sintomas característicos desse processo. Com base nisso, marque a sentença INCORRETA.
		
	 
	Contrações Uterinas Regulares, que aumentam de intensidade e duração a medida que o tempo passa, se tornando cada vez mais dolorosas.
	 
	Expulsão do Rolhão Mucoso (muco gelatinoso, rosado ou acastanhado) que pode acontecer dias ou horas antes do parto, e indica a proximidade do parto.
	 
	Presença de mais do que 3 contrações uterinas com duração maior que 25 segundos num intervalo de 10 minutos, seguidas ou não da rotura da bolsa.
	 
	Presença de contrações uterinas com dor e ritmo.
	 
	Sangramento intenso com dor no baixo ventre, sem presença de contrações uterinas.
	Respondido em 17/04/2020 13:24:55
	
Compare com a sua resposta: O Puborretal é o músculo responsável pela formação do ângulo Anorretal e também tem como função suspender e/ou elevar o assoalho da pelve durante sua contração, sustentando os órgãos Intrapélvicos. Ele localiza-se na camada mais profunda da musculatura do Assoalho da pelve, fazendo parte do diafragma Pélvico.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Primigesta, 30 anos, 38 semanas de gestação, com presença edema em MMII, PA: 180x130 mmHg, presença de proteína na urina, apresenta queixa de cefaleia, e visão turva, não apresenta comprometimento hepático. Considerando esse quadro, o diagnóstico da paciente é:
		
	 
	Pré-eclâmpsia
	
	Hipertensão gestacional
	
	N.D.A.
	
	Eclâmpsia
	
	Síndrome HELLP
	Respondido em 17/04/2020 13:36:48
	
Compare com a sua resposta: Sobrepeso, pouca hidratação, alimenta-se no trânsito, não tem horário fixo para a evacuação, inclina o tronco para trás e contração paradoxal do assoalho pélvico à Valsalva.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Cada vez mais o fisioterapeuta vem ganhando espaço dentro da sala de parto. Tanto no controle da dor como no favorecimento do aumento das dimensões pélvicas e saída do bebê. Com relação ao momento do parto, podemos afirmar que:
		
	
	Sob stress, a mulher produz catecolamina que aumenta o fluxo sanguíneo para o bebê.
	
	A posição adotada é capaz de modificar as dimensões do canal vaginal. Assim, quando a mulher está deitada, essa posição favorece o parto vaginal.
	 
	No final da fase ativa de dilatação e fase expulsiva, a dor é proveniente da distensão e tração de estruturas que envolvem o assolho pélvico transmitidas pelo nervo pudendo, através de ramos de S2-S4.
	 
	As afirmativas B e D estão corretas.
	
	Massagem, banhos de imersão e técnicas de respiração atuam para alivio das dores das contrações.
	Respondido em 25/04/2020 10:29:45
	
Compare com a sua resposta: Fibra tipo I (oxidativas): Contracão lenta; Tônicas; Resistentes à fadiga; Suporte durante o repouso. Coloração Vermelha, Alta concentração de mitocôndrias e mioglobina; Rico suprimento sangüíneo; Metabolismo aeróbico; Ton/Toff: 1:1. Fibras tipo II (glicolíticas): contração rápida; Rapidamente fatigáveis; Mantêm-se ativas durante o aumento da PIA; Coloração Branca; Baixa concentração de mitocôndrias e mioglobina; Baixo suprimento sangüíneo; Glicólise anaeróbico; Ton/Toff: 1:2 ou 1:3. Tipo I: solicitar contração sustentada. Ver: quanto tempo consegue sustentar e quantas contrações consegue fazer por esse tempo, sem fatigar. Tipo II: solicitar contração voluntária máxima. Ver: quantas contrações rápidas consegue fazer.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em geral o ciclo menstrual é de 28 dias, porém algumas mulheres apresentam ciclos mais longos e/os outros distúrbios. O fisioterapeuta deve estar ciente das alterações ligadas ao ciclo menstrual e anotar todo tipo de informação ao realizar a avaliação fisioterapêutica. Leia o texto abaixo e complemente as lacunas com as informações corretas. A ______________ corresponde à primeira da menstruação, sendo que os primeiros ciclos são geralmente irregulares. A ______________ pode ocorrer por estresse, inanição ou obesidade, onde a paciente relata ______________ de menstruação. Quando a paciente descreve quadros dolorosos relacionados com a menstruação, diz-se que ela tem ______________ e o fisioterapeuta pode atuar com medidas analgésicas, técnicas respiratórias e de relaxamento. Em qualquer dos dois últimos casos o ginecologista deve ser contactado a fim de investigar a etiologia desses distúrbios.
		
	
	Amenorreia; menarca; ausência; menopausa.
	 
	Menarca; amenorreia; ausência; dismenorreia.
	
	Menarca; amenorreia; abundância; dismenorreia.
	
	Amenorreia; menarca; abundância; menopausa.
	
	Menopausa; tensão pré-menstrual; intervalos curtos; menorragia.

Continue navegando