Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA SINDICALISMO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639341) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18346099
	Nota da Prova:
	8,75
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A greve é considerada uma das mais importantes manifestações dos trabalhadores para que seja possível conquistar melhores salários e condições de trabalho dignas. Segundo a Carta Magna, a greve não é proibida nos segmentos de serviço ou atividades que sejam essenciais para a comunidade, porém não poderão existir paralisações totais destes serviços, sob o risco de causar danos à sociedade. Diante disso, disserte sobre três serviços que sejam considerados essenciais e de que forma eles devem ser mantidos durante a greve.
	Resposta Esperada:
Alguns serviços essenciais são: 
? Serviço de água: tratamento e abastecimento.
? Serviços de energia elétrica, gás e combustíveis, tanto produção como a sua distribuição.
? A prestação de assistência médica e hospitalar.
? Comercialização e distribuição tanto de medicamentos como de alimentos.
? Serviços de funerários; transporte coletivo.
? Esgoto e lixo: captação e tratamento.
? Telecomunicações.
? Controle de tráfego aéreo. 
? Compensação bancária etc.
Durante a greve, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores têm a obrigação de garantir que estes serviços continuem sendo prestados, atendendo assim às necessidades inadiáveis da comunidade. Diante do não cumprimento desta regra, o poder público, com o intuito de assegurar a prestação dos serviços, poderá requisitar trabalhadores e/ou bens do empregador para garantir o funcionamento de serviços essenciais de forma regular.
	2.
	O Direito Coletivo do Trabalho envolve os chamados direitos transindividuais que são subdivididos em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. A classificação e a diferenciação de cada um está previsto no artigo 81 do Código de Defesa do Consumidor. Disserte sobre a diferença entre direitos difusos, direitos coletivos e direitos individuais homogêneos.
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10596588/artigo-81-da-lei-n-8078-de-11-de-setembro-de-1990. Acesso em: 3 abr. 2020.
	Resposta Esperada:
Os Direitos Difusos têm como característica situações coletivas, no entanto, são indivisíveis e impossíveis de individualizar. O direito coletivo compreende um grupo determinável de pessoas sendo considerado uma entidade associativa quanto àquelas que possuem uma relação jurídica base estabelecida com a parte contrária. Os Direitos individuais homogêneos são direitos individuais, que não impedem os seus titulares na busca da sua tutela judicial, são plenamente divisíveis.
Parte inferior do formulário

Continue navegando