Buscar

Introdução ao Varejo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 1: O que é varejo?
Antes de existirem o comécio, as transações com mercadorias eram feitas através de trocas d exesso da produção agrícola, conhecida como escambo.
Não existia salário, os salários eram pagos em forma de sal.
No sec 18 surgiram as primeiras grandes lojas que separam as mercadorias por categoria(departamentos).
Atenas, Alexandria e Roma foram grandes áreas comerciais, e os gregos antigos eram conhecidos como grandes comerciantes.
Em 1838 em Paris, foi inaugurada a primeira loja de departamento a Le Bon Marché.
Conceito de Varejo
Kotler: “O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente do varejo” 
Garcia: “A transação que acontece entre o vendedor e o comprador final, sem intuito de revenda” 
AMA – American Marketing Association : “Uma unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e as vende diretamente a consumidores finais e eventualmente a outras classes de consumidores”.
Qualquer empresa — fabricante, atacadista ou varejista — que venda diretamente para os consumidores finais está fazendo varejo;
Os produtos podem ser vendidos de porta a porta; pelos correios, por telefone, em máquinas de venda, pela internet.
Tipos de varejo
 O papel do varejo é o de intermediar mercadoria entre consumidor final e fabricante ou atacadista.
Nesse processo, o intermediário (varejista) adquire mercadoria de um dos dois (fabricante ou atacadista) e oferece os produtos aos seus clientes por meio de lojas ou outras formas de distribuição.
Os negócios de varejo podem ser classificados de várias maneiras, porém aqui abordaremos:
Varejo como loja: 
Mercadoria: Significa que as diferentes categorias comercializam mercadorias similares, porém com outro arranjo de varejo.
Exemplo: Farmácia.
Sortimento: A classificação pelo nível de variedade 1 e sortimento 2 de mercadorias pode ser por baixo, médio ou alto, dependendo do tipo de formato varejista.
Exemplo: uma grande loja especializada em brinquedos, pode trabalhar com 10 mil SKUs 3 e ter baixo nível de variedade e profundo sortimento, já que todas as suas mercadorias são brinquedos. Uma loja de descontos pode oferecer o mesmo número de SKUs, mas ter ampla variedade e sortimento baixo.
O número de SKUs não é indicativo do nível de variedade ou sortimento.
Serviço: A classificação pelo nível de serviços está relacionada com a qualidade e a conveniência do atendimento ao cliente, podendo ser classificado como baixo, médio ou alto.
O serviço pode ser um atendimento altamente especializado, a entrega de produtos em domicílio, o ajuste do produto conforme as características individuais do cliente, requintados embrulhos para presente, estacionamento, facilidades de crédito, local para troca de fraldas de bebês ou até mesmo um banheiro sempre limpo e bem cuidado.
Alguns tipos de serviço podem ser cobrados separadamente, porém os varejistas que atendem a consumidores orientados por serviço oferecem a maioria desses serviços gratuitamente.
Nível de preço: A classificação pelo nível de preço depende do posicionamento pretendido pela loja, de seus objetivos de margem de lucro e de seu poder de negociação. Quando um varejista tem custos enxutos e grande escala de compras, certamente pode optar entre repassar esse benefício ao consumidor, tornando-se mais competitivo, ou colher maiores lucros.
Nível de propriedade: A classificação pelo tipo de propriedade ou relação com outras organizações pode ser:
1. Estabelecimentos independentes com uma só loja
São normalmente familiares, sendo consequência da extensa atividade empreendedoras que o varejo atrai e possibilita. Normalmente, são gerenciados de forma amadora, sem suporte tecnológico, as compras acontecem em pequena escala e não há investimento em comunicação da marca. Apesar disso, pelo fato deste tipo de estabelecimento ser diretamente administrado pelos donos, é possível uma resposta mais ágil às necessidades dos clientes.
2. Redes corporativas
Uma rede corporativa de varejo é constituída por lojas de propriedade de uma única empresa ou de um mesmo grupo controlador, ficando todas sob a mesma direção. Para Las Casas (2010), esse tipo de varejo tem no mínimo quatro lojas, tais redes costumam estar espalhadas em diversas regiões e têm a vantagem de conseguir economia de escala não só em compras, mas também marketing, tecnologia, logística. Sua desvantagem geralmente relaciona-se com a dificuldade no controle da rede e com a menor agilidade na adequação às diferentes características de mercado de cada loja.
3. Associativismo e cooperativas de varejo
O associativismo e cooperativas de varejo costumam partir da necessidade de empresários de um mesmo ramo de atividade que, ao unir esforços, podem competir em melhores condições. O associativismo possibilita compras conjuntas, o que permite melhores descontos e condições de pagamento. Em muitos casos, usufruem de uma mesma identidade visual, estratégias promocionais e de marketing. O associativismo é uma forte tendência no varejo brasileiro.
Exemplo: redes Farma Vip, Rede Construir e Redeconomia de Supermercados. As cooperativas são formadas por varejistas independentes que montam uma instituição atacadista, constituída formalmente como cooperativa, para obter melhores condições de abastecimento.
4. Departamentos alugados
Muitas lojas adotam o conceito de departamentos alugados. O que é isso na prática? Muitas lojas alugam, operam e gerenciam um departamento dentro de uma loja. Incorporando o conceito de store-in-store ou corners. As vantagens são muitas, o locador implanta em seu negócio um conceito de departamento altamente especializado, muitas vezes valorizando sua marca. A vantagem do “inquilino” é que se beneficia da estratégia de praça do locador, se beneficiando de seus clientes, se preocupando muito menos com questões relacionadas à infraestrutura.
Exemplo: Café Baroni, dentro da Saraiva (Shopping Tijuca, RJ).
As franquias também são um tipo de varejo classificado pelo nível de propriedade e vamos estuda-las com mais profundidade.
A franquia é grande tendencia no setor varejista. O franchising é uma estratégia de negócios que oferece grande potencial de crescimento.
Vantagens:
· Rapidez na expansão;
· Alta Motivação dos administradores das lojas;
· Maior garantia de mercado e serviços;
· Fortalescimento da marca;
· Menos envolvimento nos problemas cotidianos das lojas;
· Compras em escalas, redução de custos, ganho de participação no mercado e cobertura geográfica;
Desvantagens
· Perda parcial de controle e menos liberdade na tomada de decisões;
· Risco de perda de sigilo;
· Risco de seleção de franquiados inadequados;
· Necessidade de planejamento de expansão que considere o território de cada franqueado;
O sistema de franquia esta consagrado mundialmente.
Varejo sem lojas
· Catálogos;
· Venda porta a porta
· TV Shopping
· Televendas
· Maquinas automáticas de vendas
Varejo Eletrônico

Outros materiais