arividade brasil I
2 pág.

arividade brasil I


DisciplinaPráticas de Ensino In7 materiais13 seguidores
Pré-visualização1 página
NOME: Ociclei Brasil Duarte
RGM: 20195613
Atividade Reflexiva \u2013 Unidade: I
Polo: UNICID \u2013 BREVES
Disciplina: Prática de ensino em educação infantil
A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado
O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino e o estágio curricular supervisionado na educação infantil, possibilitando verificar que os componentes curriculares contribuem para o desenvolvimento de atitudes investigativas durante o processo formativo da criança. Mostrando assim que o educador tem um papel indispensável em sala de aula, sempre buscando melhorar para obter um melhor desenvolvimento das crianças.
Tendo em vista que o trabalho do educador é constituído por prática e ação, de modo que a prática resulta do currículo a ser seguido, e a ação apresenta a reflexão do professor em relação à prática agregado a seus conhecimentos e seus estudos. 
 A partir disso a \u201cpráxis\u201d (ação- reflexão-ação) oferece autonomia ao professor para expandir o currículo, oferecendo mais conteúdo aos alunos a partir de um bom plano de aula, a fim de enriquecer ainda mais o processo de ensino aprendizagem de seus alunos, tendo assim um leque maior de conhecimento. Na escola em que realizei meu estágio pude perceber que a professora realizou o processo de ação-reflexão-ação, pois sempre apresentava materiais extras, buscava por novas formas de ensino para se chegar aos alunos que apresentavam alguma dificuldade, sempre conseguindo fazer com que todos os alunos se envolvessem nas atividades, brincadeiras, roda de conversa e etc.
 O professor é um grande profissional e fundamental para a educação infantil, pois ele acredita na melhoria dessa prática através da reflexão, e concebe a importância de ofertar as crianças e jovens uma educação de boa qualidade com uma melhor perspectiva.
REFERÊNCIAS
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Pesquisa em educação.   Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008. Vol.2.
LIMA, Maria S. L. e SALES, Josete de O. C. B. Aprendiz da prática docente - a didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.