Buscar

aula 10

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O agente que permite a promoção da melhoria contínua e das mudanças necessárias ao sucesso e à continuidade da organizações no negócio é representado, contexto da gestão de Recursos Humanos:
		
	
	pelos empregados, pois são eles que, de fato, implementam as mudanças nas organizações.
	
	os dirigentes que com o uso adequado de seu poder hierárquico imprimem e consolidam as mudanças.
	
	são os processos que, na medida em que se modernizam, proporcionam os instrumentos e ferramentas vitais para o progresso do negócio.
	
	é a tecnologia que acelera a produção, reduz desperdícios e aumenta a lucratividade. Da mesma forma, promove a satisfação do empregado por se sentir produtivo.
	 
	os consultores internos de RH que oferecem orientação segura, oportuno esclarecimento e ajuda consistente e necessária aos gestores e áreas da organização.
	Respondido em 07/06/2020 16:06:31
	
Explicação:
O Consultor Interno de RH atua como orientador da organização, em um processo de responsabilidade compartilhada e de desenvolvimento coletivo. Devemos perceber então, que trata-se de um trabalho ou ação compartilhada entre consultor, cliente e funcionário, e o que os leva a um desenvolvimento da equipe. Podemos dizer que a Consultoria Interna é uma alternativa para o desenvolvimento organizacional, respondendo com agilidade e inteligência às demandas organizacionais (MANCIA, 1997). 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A grande força impulsora que agilizou sobremaneira as atividades organizacionais e deu ensejo ao novo conceito de gestão por processos e às equipes multidisciplinares e semiautônomas que constituem as estruturas flexíveis e adaptativas da moderna administração, que é pró-ativa, inovadora e competitiva, foi a:
		
	
	revisão.
	
	estruturação.
	
	decisão.
	 
	informatização.
	
	organização.
	Respondido em 07/06/2020 16:08:34
	
Explicação:
A grande mola propulsora da agilidade atual dos sistemas foi a informatização. Ela deu início ao novo conceito de gestão por processos e às equipes multidisciplinares e semiautônomas que constituem as estruturas flexíveis e adaptativas da moderna administração, que é pró-ativa, inovadora e competitiva. Nos últimos anos, a Consultoria Interna de RH manifestou-se como um fator importante nessa nova ordem organizacional fundamentada nas competências e na polivalência dos colaboradores, além dos investimentos em tecnologia de ponta, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Dentre as perspectivas desafiadoras para a Consultoria Interna de RH, estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desenvolvendo atividades:
		
	
	voltadas para a criação de novas áreas de tecnologia de informação dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos.
	
	desde a formulação de mecanismos de controle de pessoal até às políticas de formulação de preços.
	
	dedicadas à criação de novos modelos de planejamento e controle da qualidade dos processos de produção.
	
	voltadas para a criação de novas áreas operacionais dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos.
	 
	voltadas à formulação das políticas de gestão de pessoas e para a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	Respondido em 07/06/2020 16:11:07
	
Explicação:
Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre os primeiros Consultores Internos das organizações, podemos afirmar:
I ¿ Os primeiros consultores internos foram os consultores externos, que eram contratados para fins específicos. Estes passaram a fazer parte dos quadros da empresa, contratados pelas organizações para atuarem como consultores internos.
II - Os primeiros profissionais ¿da casa¿ a agirem como consultores ¿de fato¿ foram os especialistas em tempos e movimentos no chão de fábrica e os analistas de organização e métodos.
III - Os homens de O&M pontificaram nas organizações dos anos 30 aos 70, quando o advento do processamento eletrônico de dados determinou um novo conceito nos fluxos das informações e nos processos burocráticos, que não mais seriam racionalizados com o propósito sempre presente de aumentar a eficiência e reduzir os tempos e os custos operacionais e administrativos.
Das proposições acima podemos afirmar:
		
	 
	As proposições II e III estão corretas e a proposição I está incorreta.
	
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	As proposições I e II estão corretas e a proposição III está incorreta.
	
	As proposições I, II e III estão incorretas.
	
	As proposições I e III estão corretas e a proposição II está incorreta.
	Respondido em 07/06/2020 16:13:31
	
Explicação:
Os Consultores interno não são oriundos de contratações de consultores externos, mas da ampliação da utilização do capital humano da organização, seus quadros internos, que detinham know how, expertise, para assumirem o papel de Consultores Internos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A direção da empresa LUZ S/A. , decidiu implementar e manter os procedimentos específicos de Consultoria Interna de RH, visando fortalecer a atuação estratégica da gestão de recursos humanos. Podemos esperar como consequência:
		
	 
	a revisão da maneira de gerir os recursos humanos.
	
	a valorização dos processos da área financeira.
	
	a revisão dos processos da área de marketing.
	
	a valorização do planejamento estratpégico.
	
	a valorização dos processos da área jurídica.
	Respondido em 07/06/2020 16:15:05
	
Explicação:
Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marcos na sua atividade de Consultor age da seguinte maneira: só aceita encargos para os quais tenha competência e meios de realizar; não realiza trabalhos em empresas concorrentes do cliente; estabelece com o cliente expectativas realistas quanto aos meios, despesas, benefícios, prazos e resultados. Podemos afirmar que executa suas atividades segundo os princípios da:
		
	
	observação.
	 
	ética
	
	empatia.
	
	hierarquia.
	
	flexibilidadel.
	Respondido em 07/06/2020 16:16:51
	
Explicação:
O papel do consultor interno de RH que deve possuir a capacidade de compreender o que está acontecendo e ainda fazer previsões de futuras alterações ambientais. E, a partir dessas informações elaborar diagnósticos e propor novas soluções, de modo que a mudança possa ser planejada e com menor consequências negativas. Entendendo que são as pessoas as principais fontes de riqueza atualmente é importante desenvolver competências. E, assim contribuírem para o objetivo final da empresa. Além disso, só aceita encargos para os quais tenha competência e meios de realizar; não realiza trabalhos em empresas concorrentes do cliente; estabelece com o cliente expectativas realistas quanto aos meios, despesas, benefícios, prazos e resultados.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na visão de Orlickas a área de RH, para efetivamente conquistar seu espaço junto à direção da organização proporcionando ao cliente interno produtos e serviços inéditos, identificandonecessidades, aprendendo a gerir suas questões de forma global, identificando ferramentas para moldar e mudar a cultura da organização, aprendendo a expandir informações e conhecimentos, ou seja, antecipar tendências e ser pró-ativo. Esta postura ela compara, similarmente, a atuação da área de:
		
	
	Finanças
	
	Atendimento ao Público
	
	Responsabilidade Social
	
	Engenharia Florestal
	 
	Marketing
	Respondido em 07/06/2020 16:19:40
	
Explicação:
É recomendável que, ao ser implantada e implementada a Consultoria Interna, uma ampla divulgação da função e do papel dos consultores internos de RH junto às diferentes áreas da organização, para que todos despertem o interesse em conhecer o trabalho do Consultor, bem como a construção da contribuição desses profissionais. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A evolução da organização racional do trabalho, especialmente na produção industrial, podemos afirmar:
I - Fez emergir a busca de expertise, ou seja, da perícia que credenciava alguém, conhecedor experiente de determinado tipo de trabalho, para orientar, aconselhar ou mesmo interferir diretamente na situação-problema com o intuito de solucioná-la a contento do interessado.
II - Surgiu e evoluiu a ação da consultoria paralelamente à própria evolução da organização do trabalho e de sua crescente complexidade.
III - Inicialmente praticada pelos que detinham o know-how necessário para essa prestação de ajuda qualificada, usualmente atuando de forma autônoma no mercado, já nos meados do século XX, cogitou-se no emprego da aptidão disponível no contexto das empresas mais dispostas à inovação de seus processos.
Das proposições acima podemos afirmar:
		
	
	As proposições I, II e III estão incorretas.
	
	As proposições I e II estão corretas e a proposição III está incorreta.
	 
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	As proposições II e III estão corretas e a proposição I está incorreta.
	
	As proposições I e III estão corretas e a proposição II está incorreta.
	Respondido em 07/06/2020 16:23:40
	
Explicação:
Os primeiros profissionais ¿da casa¿ a agirem como consultores ¿de fato¿ foram os especialistas em tempos e movimentos no chão de fábrica e os analistas de organização e métodos. Os homens de O&M pontificaram nas organizações dos anos 30 aos 70, quando o advento do processamento eletrônico de dados determinou um novo conceito nos fluxos das informações e nos processos burocráticos, que não mais seriam racionalizados com o propósito sempre presente de aumentar a eficiência e reduzir os tempos e os custos operacionais e administrativos.

Continue navegando