Buscar

Avaliação A 5 _ Logística Reversa 2020

Prévia do material em texto

Questão 01 (1,5 pontos) – A Logística Reversa, é uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais, após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Sendo assim, cite os principais canais de distribuição e suas classificações, se houver. 
R: Resposta:
Canais de distribuição direto = responsáveis pela comercialização e entrega do produto ao consumidor ou cliente final.
Canais de distribuição reverso = Retorno de uma parcela dos produtos comercializados por defeito, prazo de validade, reaproveitamento, etc. 
Dentro da distribuição reversa temos: Pós-venda (realizam processos comerciais dentro dos canais de distribuição) e pós-consumo (produtos adquiridos e descartados pelos consumidores).
Questão 02 (1,5 pontos) – O avanço tecnológico acelerou a introdução de novos produtos no mercado, levando a maiores condições de consumo e ao crescimento do descarte de produtos usados, aumentando a geração de resíduos, principalmente em países com menor desenvolvimento econômico e social, por falta de estrutura dos canais reversos de distribuição, causando desiquilíbrio nas quantidades de materiais descartados e reaproveitados. As atividades da logística reversa para obter o reaproveitamento de produtos usados por meio da utilização do fluxo reverso podem agregar valor ao produto no mercado, pela imagem corporativa associada em respeito ao meio ambiente, além de captar oportunidades econômicas para o processo produtivo, como a redução de compra de matéria prima oriunda de recursos naturais primários.Com base das informações cite alguns fatores que podem impulsionar a aplicação da logística reversa, conforme o conteúdo abordado na disciplina. 
R: Os custos de descartes em aterros sanitários têm aumentado; as empresas devem desenvolver produtos “amigáveis ao meio ambiente”; a matéria prima nova está se tornando menos abundante e consequentemente mais cara
Questão 03 (2 pontos) Na sociedade moderna, onde tudo está interligado e graças as novas ferramentas tecnológicas se métodos como as práticas “Inbound”, que têm se torna do um conjunto importante de estratégias de marketing que podem ser implementadas em diferentes tipos de negócios. Cite uma estratégia “Inbound” que pode ser adotada no âmbito da logística reversa.
R: Uma das estratégias Inbound é criar uma linha de conteúdo voltada para um público alvo específico tendo a intenção de conquistar a sua atenção para assim obter uma comunicação com seu potencial cliente de forma direta criando uma relação longa e duradoura
Questão 04 (2 pontos) conceitualmente, a logística reversa pode ser caracterizada em dois tipos distintos: logística reversa de embalagem e logística reversa de produto. Para cada tipo de retorno existem diversos tipos de tratamento. A escolha do tratamento e destino final depende do seu estado do produto e tem como objetivo renovar e estender sua vida útil e agregar valor. (HARRIS e PERIM, 2011). Segundo os estudos de logística reversa, podemos dizer que a logística possui dois tipos de canais de distribuição reversos. Quais são estes canais e como podemos defini-los?
R: Os canais são: Pós-venda e Pós consumo
Pós-venda - São caracterizados por processos comerciais entre os participantes dos canais de distribuição.
Pós consumo – São canais reversos de reciclagem, canais reversos de reuso e destinação final (seguro, não seguro e controlado).
Questão 05 (3 Pontos) A figura abaixo é uma demonstração gráfica de todos os fluxos da LOGÍSTICA REVERSA. Explique qual das operações demostradas no gráfico, não representa um canal Reverso.
R: Substituição de Componentes por que se classificam como devoluções por “Garantia / Qualidade”, aquelas nas quais os produtos apresentam defeitos de fabricação ou de funcionamento (verdadeiros ou não), avarias no produto ou na embalagem, etc. Esses produtos poderão ser submetidos a consertos ou reformas que os permitam retornar ao mercado primário, ou a mercados diferenciados que denominamos secundários, agregando-lhes valor comercial novamente.
PAGE 
[Digite texto]
[Digite texto]
[Digite texto]

Continue navegando