Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - TRM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido - TRM
1° Quais as principais etiologias das lesões medulares?
R: Perfuração por armas de fogo, mergulho, acidentes automobilísticos e quedas. 
2° Explique o que é a fase de choque medular 
R: O choque medular é definido como um estado de completa arreflexia da medula espinhal, que ocorre após traumatismo grave na medula. Durante o choque medular, que pode ocorrer imediatamente após o traumatismo da medula espinhal, mesmo que a lesão medular não seja completa e permanente, o paciente apresenta ausência total da sensibilidade, dos movimentos e do reflexo bulbo cavernoso, que está presente em condições normais.
3° Quais os principais sinais e sintomas da lesão medular?
R: Perda dos movimentos, perda ou alteração da sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque, espasmos musculares e reflexos exagerados, alterações na função sexual, na sensibilidade sexual ou na fertilidade, dor ou sensação de picadas, dificuldade para respirar ou eliminar secreções dos pulmões, perda do controle da bexiga ou do intestino.
4° Quais são as síndromes medulares conhecidas?
R: Síndrome do cone medular, síndrome da artéria espinal anterior, síndrome seringomiélica, síndrome das colunas brancas posteriores, síndromes combinadas, e etc.
5° Qual a principal escala de avaliação da lesão medular e como ela se classifica?
R: Escala ASIA, baseia-se na avaliação da sensibilidade e da função motora, sendo possível classificar o paciente quanto ao tipo de lesão (completa ou incompleta) e determinar o nível neurológico, além de gerar um escore baseado nos achados sensitivos e motores.
6° Diferencie dermátomos de miotótomos 
R: Os dermátomos se referem a alterações sensitivas da pele, enquanto que os miótomos são responsáveis pelos movimentos dos músculos dessa mesma região. 
7° O que são desautonomias?
R: É uma condição e que o SNA não funciona corretamente. Isso pode afetar o funcionamento do coração, bexiga, intestino, glândulas sudoríparas, pupilas e vasos sanguíneos. A desautonomia tem muitas causas, não todas as quais podem ser classificadas como neuropáticas. 
9° Diferencie uma lesão completa de lesão incompleta?
R: A lesão completa é quando atinge todas as vias motoras ou sensitivas abaixo da lesão, sendo causada por uma compressão grave, intensa deterioração vascular ou transecção completa; Já a incompleta é quando compromete somente algumas das vias motoras ou sensitivas abaixo do nível da lesão. Frequentemente decorrente de contusões ocasionadas por pressão exercida por osso e/ou tecido mole deslocado, edema situado no interior do canal vertebral ou transecção parcial da medula.
10° Qual o tipo de tônus muscular é comum em TRM completo?
R: Hipertonia.

Continue navegando