Buscar

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICO

Prévia do material em texto

1.
		A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos, portanto, a premissa básica do trabalho da supervisão pedagógica é: (Ref.: 201802537439)
	
	
	
	
	Convocar toda a equipe da escola para a construção do PPP.
	
	
	Apontar estratégias para a mediação técnico-pedagógica.
	
	
	Traduzir a consideração pelos sujeitos envolvidos no processo e sua história.
	
	
	Investir no processo de planejamento na escola.
	
	
	Trabalhar na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		A Lei Geral de 1827 instituiu as escolas de primeiras letras, o seu artigo 5º da determinava que o estudo deveria se desenvolver a partir do ¿Método de Ensino Mútuo¿. Esse método tinha como premissa: (Ref.: 201802537584)
	
	
	
	
	Habilitar professores leigos.
	
	
	Colocar os alunos da escola normal atuando nas turmas do ensino primário
	
	
	Construir escolas comunitárias.
	
	
	Controlar a formação dos professores.
	
	
	Trabalhar com monitores, onde os alunos em estágios mais ¿avançados¿ de aprendizagem ensinavam aos outros alunos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		Segundo Ferreira (2008), o projeto sociocultural da modernidade se assenta em dois pilares fundamentais e complexos: o pilar da regulação e o pilar da emancipação, comportando assim, duas principais formas de conhecimento: o conhecimento regulação e o conhecimento emancipação. Sendo preciso valorizar o conhecimento emancipação, desequilibrando a favor dele, as relações com o conhecimento regulação. Nesse caso, estamos tratando: (Ref.: 201802564312)
	
	
	
	
	Do desenvolvimento de práticas que envolva professores e alunos em projetos de trabalho.
	
	
	Da identidade do trabalho docente.
	
	
	Da função supervisora como principal formadora dos professores.
	
	
	Dos caminhos que o Supervisor pedagógico tem trilhado ao longo da história.
	
	
	Da função do Supervisor pedagógico como orientadora da ação docente e também formadora, no sentido de que o professor possa contribuam para o desenvolvimento da consciência reflexiva do aluno.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		Para desenvolver seu trabalho técnico científico, o supervisor educacional se desenvolve através de três etapas distintas, são elas:
 (Ref.: 201802518115)
	
	
	
	
	Planejamento, acompanhamento e controle
	
	
	Planejamento, controle e autoritarismo
	
	
	Fiscalização, acompanhamento e controle
	
	
	Planejamento, fiscalização e controle;
	
	
	Autonomia, controle e fiscalização
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		Sônia foi aprovada recentemente em concurso público para o cargo de Supervisora Educacional da prefeitura de Aparecida do Norte. Diante de tantos desafios que o fazer pedagógico cotidiano requer dos supervisores, sabemos que ela terá como função:
 (Ref.: 201802518048)
	
	
	
	
	Realizar reuniões para apresentar as diretrizes curriculares e os sistemas de avaliação propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, adequando o ensino da escola às demandas das avaliações nacionais para que sejam bem avaliados.
	
	
	Promover oportunidades de estudos e a interlocução entre os professores, para reflexão e reavaliação de programas, conteúdos e material didático, e para a definição de ações curriculares inovadoras que atendam às demandas da sociedade.
	
	
	Realizar sistematicamente a inspeção da educação escolar nos aspectos disciplinares, pois de acordo com os atuais paradigmas que orientam a educação pública, todo aluno precisa ter muita disciplina interna para conseguir alcançar boas notas nas avaliações.
	
	
	Identificar os transtornos de aprendizagem que os alunos da escola apresentam e montar uma sala para atendimento terapêutico a fim de ajudá-los, individualmente, com as dificuldades acadêmicas.
	
	
	Selecionar e organizar conteúdos numa concepção de conhecimento formalizada, linear e fragmentada, baseada numa visão de mundo hegemônica, pois é essa que será cobrada nas avaliações periódicas,como também nas avaliações nacionais do sistema de qualidade.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		Na década de 70 houve certo aprofundamento dos estudos sobre a supervisão e o currículo. Neste período, o MEC elaborou um documento que orientava para: (Ref.: 201803023699)
	
	
	
	
	A necessária presença dos Supervisores pedagógicos em todas as unidades escolares.
	
	
	O cumprimento dos 200 dias letivos.
	
	
	A retirada do Supervisor pedagógico das escolas.
	
	
	A criação dos ginásios vocacionais.
	
	
	Que a Supervisão pedagógica cumprisse apenas a burocracia.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		Podemos observar que as formações propostas pelos sistemas de educação não têm alcançado os resultados esperados e os motivos podem ser, marque a resposta certa: (Ref.: 201803025775)
	
	
	
	
	Visão micro e macro das necessidades dos pais e famílias.
	
	
	Necessidade de programas que favoreçam a necessidade da equipe de gestão.
	
	
	Elaboração de inúmeros planejamentos.
	
	
	Os planos de formação acabam trabalhando com carências e urgências técnicas, buscando receitas, não dedicando o tempo necessário e não escolhendo formadores competentes.
	
	
	Ausência de impacto nos resultados escolares, análise das causas, novos enfoques e impulso voluntário.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		No início do ano, em uma escola do Ensino Médio, alguns professores não se dispuseram a planejar suas atividades no período descrito no calendário escolar. Logo após o início das aulas, pelo menos, três desses professores, trouxeram planos de aulas copiados do livro texto. Aponte qual deveria ser a atitude mais adequada para o Supervisor pedagógico. (Ref.: 201803025796)
	
	
	
	
	O Supervisor pedagógico deve buscar um diálogo aberto com esses professores, mostrando que essa atuação é indevida e, em seguida, utilizar o espaço da formação continuada para, em grupo, trabalhar o tema planejamento, para que possam aprender e, finalmente, planejar suas aulas.
	
	
	O Supervisor pedagógico deve acolher os planos e, em seguida, solicitar que façam as adequações.
	
	
	O Supervisor pedagógico deve buscar um diálogo aberto com esses professores, lembrando que essa atuação é indevida e, em seguida, solicitar que façam novos planos.
	
	
	O Supervisor pedagógico deve aceitar os planos e, em seguida, encaminhar os professores para a gestão da escola tomar as providências necessárias.
	
	
	O Supervisor pedagógico deve aceitar os planos e não discutir o problema.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		Marque V para alternativa verdadeira e F para a falsa: a) Estudar em grupo significa aproximar-se de outras vozes, de outros textos, de outros intérpretes, fazendo um ir e vir de questões, reelaborações e sínteses. b) A organização dos grupos de estudo é o único canal para investir na formação, é o meio para estudar de forma sistematizada. c) A autobiografia é a escrita reflexiva de nós mesmos, onde identificamos as opções passadas, compondo os projetos do amanhã. d) Na sequência das reuniões de formação é necessário construir uma documentação sistematizando o vivido pelo grupo. e) Os registros das atividades desenvolvidas no grupo servirão como referência para os momentos de descontração. Escolha a sequência correta:  (Ref.: 201802669671)
	
	
	
	
	FVVVF
	
	
	VVVFF
	
	
	FFFVV
	
	
	VFVFF
	
	
	VFVVF
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		Marque a resposta certa, podemos definir como competência técnica do Supervisor Pedagógico: (Ref.: 201803104157)
	
	
	
	
	A forma dos professores se relacionarem.
	
	
	Conhecimentos relacionados ao seu compromisso com a gestão escolar.
	
	
	Saberes teóricos.
	
	
	O domínio do saber escolar, dos métodos de ensino, da organização curricular, das regras que regem a instituição, etc.
	
	
	O conhecimento de como os alunos brincam.

Continue navegando