Buscar

AD1 2019 2 eja

Prévia do material em texto

Nome: Jenifer Benfica Pinto Pedrosa
	Matrícula: 18116080244
	Polo: Miguel Pereira
EJA
Educação de Jovens e Adultos
Coordenação: Juliana de Moraes Prata
AD1 - 2019.2
· Conteúdo das aulas de 1 a 5
· Texto complementar: 
Educação de Jovens e Adultos: conquistas e controvérsias. Eliane Ribeiro – Disponível em: Revista Escrevendo Juntos (página 46 e 47); janeiro/junho de 2010.http://www.alfabetizacao.org.br/site/_shared%5Cfiles%5Calf_publicacoes%5Canx%5C20110315153649_EJ_41.pdf
O texto também pode ser encontrado na plataforma, no item “Exercícios e Complementos”, salvo como texto para AD1.
· Postagem via plataforma até 25 de agosto de 2019 (domingo)
Questão 1 (valor: 2,5 pontos) Qual a importância do Manifesto dos Pioneiros, de 1932, para o debate sobre o direito à educação para todos os brasileiros?
Trata-se de uma renovação educacional que oferece diretrizes para uma política de educação. Consentindo o direito a educação á toda população, sem exceção e gratuitamente. 
Questão 2 (valor: 2,5 pontos) Marque com um X as principais ações de EJA que foram palco da história da educação desde o fim da segunda guerra mundial(1945) até o início da ditadura militar (1964):
(x) Movimento de Educação de Base – MEB, da CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
( ) Criação do MOBRAL.
(x) Implantada em 1947 e extinta em 1963, a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos – CEAA, foi a grande primeira campanha de massa destinada à população de EJA no Brasil.
(x) Programa Nacional de Alfabetização – PNA, do MEC, coordenado pelo Professor Paulo Freire e Centros de Cultura Popular – CPCs, organizado pela União Nacional dos Estudantes, dos Movimentos de Cultura Popular.
( ) Criação do Brasil Alfabetizado.
.
Questão 3 (valor:2,5 pontos) No início da década de 1960 surgiu uma série de movimentos populares de alfabetização. Nesse contexto, o governo brasileiro criou o Programa Nacional de Alfabetização – PNA. Quais eram os objetivos do PNA? Quem foi o educador responsável pela sua organização? E como terminou o programa?
O PNA era coordenado pelo filósofo Paulo Freire, tinha por objetivo era mobilizar a participação, a cooperação e os serviços de agreminações estudantis, sindicatos profissionais, sociedades de bairro, instituições religiosas e muitas outras para a alfabetização. Porém foi extinta em Abril de 1964.
Questão 4 (valor: 2,5 pontos) “Ampliamos a concepção de EJA para alem da alfabetização stricto sensu, incorporando-a como uma modalidade da Educação Básica (LDB 9.394/96) e colocando-a na perspectiva da educação ao longo da vida, como garantia do direito de todos a educação, respeitando, sobretudo, a diversidade dos seus sujeitos” (RIBEIRO, Eliane. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: conquistas e controvérsias, 2010 – texto complementar). Comente sobre avanços e problemas da EJA no Brasil na última década.
Ao entrar em vigor a LDB 9.394/96, a EJA ganhou força do governo 
brasileiro, onde há investimento para essa modalidade educacional. E dando 
também condições para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, 
sua qualidade de vida e o mais importante que sejam respeitados na 
sociedade. 
A Educação de Jovens e Adultos foi incluída na agenda do governo, conta com 
financiamento público, teve ampliação de ofertas na s redes d e ensino. Houve 
ganho de qualidade tanto em propostas quanto em projetos, muitos programas 
voltados para essa área vêm sendo oferecido pelo governo ao longo dessas 
décadas. Houve ampliação das oportunidades de estudo, que vão além da 
alfabetização. Apesar de ainda haver muita resistência em alguns contextos 
rurais e étnicos, tivemos uma queda na taxa de analfabetismo em todas as 
faixas etárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Continue navegando