Buscar

Prova Online SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa correta em torno da noção de dominação para Max Weber.
a ) A dominação é tida como produção de legitimidade no pensamento weberiano, mas não é fator de
coesão social.
b ) Em Weber, o fator legitimador nada tem a ver com a crença, pois ele apenas reconhece a legitimação
racional como presente nas sociedades contemporâneas.
c ) A dominação racional legal é aquela cuja legitimidade fica estabelecida nas normas instituídas e nos
direitos de mando dos que exercem a autoridade.
d ) A dominação carismática é aquela que tem fundamentação na tradição, nos costumes, com base em
condutas cujos sentidos não são racionais.
QUESTÃO 2
Em Parsons, temos a presença de quatro subsistemas:
a ) normas, valores, coletividade e papéis.
b ) integração, conservação dos modelos culturais, agente e adaptação.
c ) cultural, pessoal, técnico e estrutural.
d ) social, cultural, personalidade individual e organismo humano.
QUESTÃO 3
Em relação a Michel Foucault, podemos afirmar que
a ) na obra de Foucault, o poder gera resistência, não na forma micro, que são as resistências que se fazem na realidade cotidiana de indivíduos e grupos, mas sim na forma macro, ou seja, nas formas de governabilidade.
b ) um dos temas essenciais em Foucault é a disciplina dos corpos dóceis em uma sociedade em que o poder perspassa os indivíduos. Para ele, a sociedade é marcadamente disciplinar para com os agentes que dela fazem parte.
c ) como é um estruturalista, o autor não está preocupado com a constituição do sujeito nos processos presentes na realidade social, pois a estrutura vai sempre objetivar o sujeito.
d ) Foucault estuda os impactos das relações de poder nos indivíduos, como isso afeta suas subjetividades, dando total importância à fala dos interlocutores, ao que é dito, e não às suas práticas cotidianas.
QUESTÃO 4
Sobre o sistema da ação social em Parsons em relação aos seus subsistemas e respectivas funções primárias, é correto afirmar que
a ) os sistemas culturais são formados por valores, crenças, hábitos, ideias etc. e entram em operação quando a vontade individual é fraca.
b ) o sistema de valores apenas penetra na orientação dos indivíduos quando estes estão em estado de adaptação e não em estado de ação.
c ) o subsistema social é o responsável pela conservação dos modelos culturais enquanto o subsistema da personalidade refere-se à capacidade de integração social.
d ) o subsistema social não pode ser definido como autossuficiente por ser constituído pela vontade individual, que está inserida no sistema de valores (subsistema cultural).
QUESTÃO 5
A respeito dos conceitos fundamentais e principais pressupostos teóricos de Jürgen Habermas, é correto afirmar que
a ) Habermas sustenta que um modo de conseguir mais controle sobre o modo de produção capitalista é o renascimento da esfera pública, entendida como a própria estrutura da democracia.
b ) para Habermas, o conhecimento científico objetivo promove a emancipação, a libertação dos indivíduos e grupos, em especial no contexto da sociedade capitalista moderna.
c ) segundo o autor, há a predominância do domínio do carisma e da tradição sobre a racionalidade instrumental nas práticas sociais.
d ) o autor analisa unicamente as congruências e pontos positivos da sociedade capitalista, tanto na esfera privada quanto na esfera pública.
QUESTÃO 6
No que diz respeito às contribuições de Comte para a consolidação da Sociologia como ciência, é correto afirmar que
a ) Comte chama a atenção para a necessidade de uma ciência que estude a sociedade e contraponha-se à análise objetivada como método de análise para os problemas sociais.
b ) Comte chama a atenção para a necessidade de haver uma disciplina que se dedique ao estudo científico da sociedade, que até então era analisada por filósofos.
c ) inicialmente Comte chama de Sociologia a disciplina que se dedicará ao estudo da sociedade, e apenas posteriormente chamá-la-á de física social.
d ) 
o processo de conhecimento, segundo Comte, passa por três diferentes estágios em seu desenvolvimento, sendo eles: estado teológico, estado metafísico e estado positivo.
QUESTÃO 7
Sobre as ideias de Habermas, podemos dizer corretamente que
a ) Habermas utiliza-se do conceito de reificação, por influência de Karl Marx, compreendido enquanto coisificação da vida humana no mundo, relacionado com a ideia da colonização do mundo da vida, tanto na esfera pública quanto privada.
b ) segundo o autor, existe um processo de dominação do sistema social pelo chamado mundo da vida, o que explica as dificuldades democráticas que a sociedade contemporânea vem enfrentando.
c ) o autor sustenta que os procedimentos democráticos vigentes, que envolvem partidos políticos e parlamentos, são úteis e completos, fornecendo as bases para a tomada de decisões no âmbito coletivo.
d ) para Habermas, a sociedade tem dado muita atenção aos processos democráticos, que estão superdesenvolvidos, sendo necessário esvaziar a esfera pública e dar mais atenção à esfera privada.
QUESTÃO 8
Sobre Parsons e sua teoria, é correta a seguinte alternativa:
a ) como a ação social não tem ligação com a motivação do agente, mas apenas com as influências da sociedade, podemos dizer que a ação individual não tem peso na estrutura do pensamento de Parsons.
b ) são elementos constitutivos da ação em Parsons: a situação, entendida como o conjunto de objetos, as condições e as orientações do agente.
c ) a vontade do indivíduo nunca é absoluta, pois há o ambiente social que determina suas escolhas previamente. Por conta disso, podemos dizer que Parsons é visto como um determinista.
d ) a vontade do indivíduo é absoluta para Parsons, pois o ambiente social em nada interfere nas características individuais e na personalidade do agente.
QUESTÃO 9
Sobre a noção de habitus em Pierre Bourdieu e Norbert Elias, é correto afirmar que,
a ) em Bourdieu, habitus é a ruptura entre o mundo objetivo e o mundo subjetivo das individualidades.
b ) para Elias, o habitus indica os padrões de comportamento que são desenvolvidos, aceitos e exigidos socialmente para o convívio no interior das configurações sociais.
c ) por ser eminentemente coletivo, a noção de habitus em Bourdieu diz respeito à ação de grupos na sociedade, não podendo ser entendida como a ação dos indivíduos.
d ) para Elias, o conceito de habitus ajuda a fazer a separação entre o social e o individual, pois indivíduo e sociedade são separados e não estão necessariamente em interdependência.
QUESTÃO 10
Em Giddens, a unidade básica da Sociologia não é a sociedade, mas a
a ) estrutura da sociedade.
b ) socialização de seus membros.
c ) relação entre estrutura e ação.
d ) crítica à sociedade.

Continue navegando