Buscar

exercicios de filosofia aula 9

Prévia do material em texto

1.
		"Therborn (1995) ao concordar com Anderson, da tendência à fragmentação e à diversificação social que se desenha em nível internacional, acrescenta que, por outro lado, encontramos também um processo de maior capacitação das classes populares. Isto decorre, principalmente, a partir das mudanças verificadas no mundo do trabalho e da produção, onde se processa um maior investimento em capital morto - máquinas inteligentes. Mas para que estas possam estar em pleno funcionamento, faz-se necessário uma maior qualificação da força de trabalho..."
Com base no texto acima, extraído da webaula 9, podemos deduzir algo muito significativo sobre a sociedade brasileira e, consequentemente, sobre a Escola brasileira:
	
	
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, é algo muito recorrente durante todo século. 
	
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, é algo que ocorreu somente na década de 30
	
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que não preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, é algo real.
	
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para as Artes e para a Filosofia é algo muito recorrente.
	
	
	No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, ocorre somente no estado de São Paulo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"Vivenciamos os anos oitenta, do século passado, bombardeados por um festival de pronunciamentos alarmantes, no que diz respeito à sociedade como um todo. Falas estas, que proclamaram pelos quatro cantos do mundo uma sociedade em crise. Crise do homem moderno, crise dos paradigmas científicos, crise do socialismo real, crise do marxismo, crise do Estado do Bem-Estar Social, etc."
 
Podemos deduzir  sobre a sociedade brasileira e, consequentemente, sobre a escola brasileira:
	
	
	
	    O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se intocável pelas forças de poder.
	
	
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se sob julgo dos militares até os dias de hoje.
	
	
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se pleno e os centros educacionais representam a perfeição ao longo da década de oitenta. 
	
	
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se igual ao período da primeira República.
	
	
	O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se em crise também, já que a Educação espelha a realidade do país e os centros educacionais representam, em nível geral, um desequilíbrio qualitativo ao longo da década de oitenta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Trata-se de um conhecimento que é sistemático, metódico e que não é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional. Ele prevê, ainda, experimentação, validação e comprovação daquilo a que chega a título de representação do real. Mediante as leis que formula, possibilita ao ser humano elaborar instrumentos que são utilizados para intervir na realidade e transformá-la para melhor ou para pior.
O trecho acima descreve que tipo de conhecimento? 
	
	
	
	Conhecimento mítico 
	
	
	Senso comum
	
	
	Conhecimento filosófico
	
	
	Conhecimento artístico
	
	
	Conhecimento científico 
	
Explicação: 
O conhecimento científico é sistemático, metódico e que não é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional. Ele prevê, ainda, experimentação, validação e comprovação daquilo a que chega a título de representação do real. Mediante as leis que formula, possibilita ao ser humano elaborar instrumentos que são utilizados para intervir na realidade e transformá-la para melhor ou para pior.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No Plano Social, tanto no período pós-guerra quanto ao final do século XX, a densidade demográfica nas grandes cidades gerou um problema que afetará o Plano educacional, já que as grandes cidades vão inflar em termos populacionais e as escolas não possuirão vagas para todos os alunos necessitados. Ao processo correspondente a essa descrição, chamamos:
	
	
	
	Ciclos decisórios
	
	
	Ciclos alegóricos
	
	
	Ciclos segregatórios
	
	
	 Ciclos migratórios e imigratórios
 
	
	
	Ciclos integratórios e rescisórios
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual área de investigação da Filosofia tem por finalidade estudar o ser enquanto ser, isto é, o ser independentemente de suas determinações particulares; estudo do ser absoluto e dos principais princípios? 
	
	
	
	Metafísica.
	
	
	Ética.
	
	
	Epistemologia.
	
	
	Lógica.
	
	
	Axiologia.
	
Explicação: 
Metafísica
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A formação do Estado Moderno, Estado-Nação ou Estado Liberal Burguês aparece no vocabulário político em meados do século XIX (1830). Eric Hobsbawm reflete que: O típico Estado moderno, que estivera se desenvolvendo por vários séculos, é uma área ininterrupta e territorialmente coerente, com fronteiras claramente definidas, governada por uma só autoridade soberana e de acordo com um só sistema fundamental de administra ção e de leis. (Eric J. Hobsbawm. A ERA DAS REVOLUÇÕES. P.202). De acordo com Eric Hobsbawm há três períodos quem compreendem a formação do Estado Moderno.
Qual a única opção que NÃO CORRESPONDE a um desses três períodos:
	
	
	
	Questão Nacional (1918-1950-60): enfatiza a consciência nacional, defendida por um conjunto de lealdades políticas e seu discurso provém dos partidos políticos e do Estado.
	
	
	Idéia Nacional (1880-1918): articulada à língua, à religião e à raça e seu discurso provém dos intelectuais pequeno-burgueses.
	
	
	Princípio de nacionalidade (1830-1880): vincula nação e território e o discurso da nacionalidade provém da economia política liberal burguesa.
	
	
	Abertura política Nacional: (1988 até hoje): com a Nova Constituição de 1988 é inaugurada a democracia com o fim da ditadura militar. Há inclusive, o retorno dos exilados.
	
	
	As funções do Estado e este teria os poderes públicos regulados por normas gerais subordinadas às leis. 
	
Explicação: 
Abertura política Nacional: (1988 até hoje): com a Nova Constituição de 1988 é inaugurada a democracia com o fim da ditadura militar. Há inclusive, o retorno dos exilados.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O esgotamento do imperialismo clássico e a necessidade de estruturação e de desenvolvimento da transnacionalização do capital exigiu um novo modelo de organização da produção do trabalho. Esse novo modelo caracteriza-se pela produção em série de produtos padronizados; automação rígida; incorporação massiva de operadores semiqualificados - enquanto o trabalho qualificado fica restrito a uma minoria -; rígida separação entre planejamento e execução. Neste tipo de organização do trabalho, o trabalhador direto, qualificado ou desqualificado, não exerce nenhum poder de decisão, a qual fica a cargo da gerência científica. 
Marque a alternativa que expressa esse modelo de organização produtiva. 
	
	
	
	Kaisen
	
	
	Leninismo
	
	
	Keynesianismo
	
	
	Neoliberalismo
	
	
	Taylorismo-fordismo
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre o conceito de cultura podemos afirmar que: 
I. Simboliza a totalidade do que é aprendido e partilhado entre os sujeitos de um determinado grupo oferecendo uma identidade própria entre os mesmos. 
II. É o conjunto de manifestações humanas que contrastam a natureza e o comportamentonatural, ou seja, é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. 
III. Decorre da ação espontânea do indivíduo sem ter a necessidade de ser reconhecida pela
coletividade.
 IV. É o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	5. Somente os enunciados I e IV estão corretos.
	
	
	1. Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	
	
	3. Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	
	4. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
	
	
	2. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	
Explicação: 
Simboliza a totalidade do que é aprendido e partilhado entre os sujeitos de um determinado grupo oferecendo uma identidade própria entre os mesmos.
É o conjunto de manifestações humanas que contrastam a natureza e o comportamento natural, ou seja, é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos.
 É o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Continue navegando