Buscar

prova II marketing

Prévia do material em texto

1.
	O marketing de relacionamento é uma das vertentes do marketing que atua para a entrega de questões específicas, relacionadas à manutenção do relacionamento de longo prazo com seus públicos de interesse. Sobre o marketing de relacionamento, analise as sentenças a seguir:
I- O marketing de relacionamento tem como principal objetivo a queima de estoques em estratégias de entrada em novos mercados.
II- Uma das ferramentas do marketing de relacionamento é o CRM, responsável pela gestão de relacionamentos. 
III- O marketing de relacionamento objetiva a construção de relacionamentos em um curto período de tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	Um bom planejamento de marketing pode auxiliar a organização a tomar as decisões corretas com relação a seus produtos, serviços e mercados. Sem este documento, torna-se difícil obter sobrevivência a longo prazo, já que o monitoramento de mercado é prejudicado e a empresa acaba ficando sem rumo quando algum problema acontece. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O plano de marketing orienta a empresa a tomar ações para conseguir sobrevivência no mercado. Como a concorrência cada vez fica mais forte, é necessário planejamento para dizer o caminho a ser seguido.
II- O plano de marketing possui metas bem definidas com ações e prazos claros para a organização. Não há um modelo a ser seguido, sendo o mais importante o tamanho das estratégias sugeridas.
III- As oportunidades de mercado estão descritas no plano de marketing e servem de auxílio à gestão das organizações para entenderem o que devem buscar nele.
IV- A criação de estratégias para aumentar a participação de mercado são discutidas com a diretoria em uma organização e estão relacionadas a promoções.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	
	Marcas e patentes conferem segurança para as organizações, uma vez que garantem o reconhecimento de empresas, marcas, produtos e processos no mercado como sendo autênticas. Sem elas seria impossível obter defesa às cópias de produtos e processos, gerando o caos no mercado. Sobre marcas e patentes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Marcas possuem valor no mercado e não podem ser vendidas a terceiros, sendo uma obrigatoriedade das organizações valorizá-las.
	 b)
	Patentes são obtidas pela empresa que consegue executar o melhor processo de fabricação existente, sendo possível mantê-la sempre pelo investimento em novas tecnologias.
	 c)
	Marcas e patentes são formas de se conseguir uma vantagem competitiva no mercado.
	 d)
	Patentes são formas de garantir maior proteção perante a imitações, mesmo assim muitas empresas ainda desrespeitam as patentes e copiam produtos em países subdesenvolvidos sem penalidades.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	Para que uma pesquisa aconteça, é necessário estabelecer uma ordem de todas as atividades que precisam ser desenvolvidas. Essas atividades caracterizam as etapas do processo de pesquisa. Sobre a ordem desse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Formulação da concepção da pesquisa - Definição do problema - Desenvolvimento de uma abordagem - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.
	 b)
	Definição do problema - Formulação da concepção da pesquisa - Desenvolvimento de uma abordagem - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.
	 c)
	Definição do problema - Desenvolvimento de uma abordagem - Formulação da concepção da pesquisa - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.
	 d)
	Desenvolvimento de uma abordagem - Definição do problema - Formulação da concepção da pesquisa - Trabalho de campo ou coleta de dados - Preparação e análise dos dados - Preparação e apresentação do relatório.
	5.
	Uma boa coleta de dados na pesquisa mercadológica pode ser uma forma de se obter maior segurança nos dados. Uma vez que os passos corretos são realizados, pode-se garantir as informações que estão sendo buscadas no mercado. Com relação à coleta de dados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Beneficia as empresas para durante a entrevista tentar vender produtos ou serviços, já que ali pode estar um cliente potencial.
	 b)
	Busca sempre produzir dados específicos para as organizações, sendo que os erros durante esta etapa não comprometem o resultado final.
	 c)
	Possui técnicas e regras específicas para que se consiga reduzir o erro em uma pesquisa, melhorando sua confiabilidade, validade e facilitando uma posterior tomada de decisão.
	 d)
	Envolve a participação pessoal de um entrevistador e um entrevistado para se conseguir atender aos objetivos da pesquisa.
	6.
	Dentre as marcas mais valiosas do Brasil em 2017, segundo a empresa de consultoria internacional, está a Havaianas. A marca, que se coloca como um case de reposicionamento, ocupou o 16º lugar no ranking, com crescimento de 13%. Sobre o reposicionamento da Havaianas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para sair do mercado de commodities, cuja gestão se baseia na redução de custos de produção, a marca passou a investir em branding, com o objetivo de agregar valor ao produto inicialmente barato.
(    ) A marca, inicialmente dirigida ao público de baixa renda, tomou a decisão estratégica de investir em um novo posicionamento para atingir o consumidor de classe média.
(    ) O lançamento de uma linha dirigida à classe média, Havaianas Top, representou a mudança de posicionamento da marca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	7.
	Pesquisas de mercado são fundamentais para se obter dados, contribuindo para a tomada de decisão estratégica. No entanto, realizar pesquisa não é uma tarefa fácil, pois exige uma série de cuidados que devem ser levados em consideração para se alcançar informações confiáveis. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira etapa da pesquisa é a entrevista com participantes, buscando trazer informações relevantes ao negócio.
	 b)
	A pergunta de pesquisa é importante, no entanto, não é necessária para se iniciar uma pesquisa.
	 c)
	A definição do público a ser entrevistado é uma das etapas fundamentais da pesquisa.
	 d)
	O desenvolvimento de questionários é uma das etapas da pesquisa, em que o pesquisador elabora as perguntas que conduzirão sua pesquisa qualitativa.
	8.
	Compreender o que se busca saber em uma pesquisa é o primeiro passo para o sucesso de uma pesquisa. Afinal, para que se obtenha a resposta de um problema, é preciso saber fazer a pergunta certa sobre este problema. Por isso, estruturar uma pesquisa também é um trabalho estratégico, envolvendo diversas ações que, se tomadas de maneira adequada, fornecem dados preciosos para as tomadas de decisões dos negócios. Sobre a pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na pesquisa exploratória, os estudos são baseados em uma compreensão prévia da natureza do problema de pesquisa.
(    ) A pesquisa descritiva é conduzida para esclarecer a natureza de um contexto desconhecido.
(    ) Na pesquisa causal, os pesquisadores têm uma expectativa sobre a relação a ser explicada, como a previsão da influência do preço, da embalagem, da propaganda etc. sobre as vendas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	9.
	Posicionar uma marca ou produto significa assumir um significado para esta marca ou produto e transmitireste significado ao consumidor por meio de diversas estratégias de marketing, desde a definição do produto à promoção deste no ponto de venda. Sobre o posicionamento da marca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O posicionamento representa a organização das marcas existentes, correspondendo a uma abordagem de relação hierárquica entre as marcas de uma organização.
(    ) O posicionamento é um processo de estudo, definição e implementação de uma oferta diferenciada, cujos atributos proporcionem uma posição vantajosa sustentável de uma marca.
(    ) O posicionamento pode ser compreendido como conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir as informações para a organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	As pesquisas de mercado são fundamentais para que as organizações possam compreender a fundo as necessidades dos seus consumidores, bem como os pontos fortes e fracos de seu negócio. Para que possam colocar em prática uma pesquisa, as organizações necessitam estabelecer inúmeros critérios que contribuem para fazer a pergunta certa, no momento certo, para a pessoa certa. Sobre os tipos de entrevistas, analise as sentenças a seguir:
I- As entrevistas com grupos focais acontecem em grupo, sempre com um tema predefinido.
II- As entrevistas estruturadas ocorrem mediante questionário totalmente estruturado.
III- Na entrevista em profundidade, o pesquisador é questionado sobre determinado tema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Continue navegando

Outros materiais