Buscar

Avaliação final objetiva-Metodologia e Conteúdos Básicos de História

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639220) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20520633
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A história se coloca hoje em dia cada vez mais próxima às outras áreas do conhecimento que estudam o homem, procurando explicar a dimensão que o homem tem em sociedade. Cada uma dessas áreas tem seu enfoque específico. Sobre essas áreas e seu enfoque, relacione as colunas: 
I- Economia.
II- Geografia.
III- Antropologia.
IV- Sociologia.
V- Arqueologia.
(   ) É a ciência que estuda a evolução biológica e cultural do homem.
(   ) É responsável pelo estudo dos vestígios materiais deixados por povos do passado.
(   ) É a ciência que estuda como as pessoas produzem, distribuem e utilizam os elementos materiais.
(   ) É a ciência que estuda a relação do homem com o meio em que vive.
(   ) É a ciência que estuda as relações e o modo de vida em diferentes grupos e épocas, buscando caracterizar as particularidades de cada sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	A sequência correta é: I - III - V - II - IV.
	 b)
	A sequência correta é: V - III - II - IV - I.
	 c)
	A sequência correta é: IV - III - I - V - II.
	 d)
	A sequência correta é: III - V - I - II - IV.
	2.
	Ao ensinar história, muitas vezes nos deparamos com algumas categorias básicas. Categorias como civilização, sociedade, poder, economia, tempo, relações sociais, relações
de produção, cotidiano etc. A compreensão do significado dessas categorias é muito importante, tanto para o aluno quanto para o professor. Pensando na categoria "Relações de Produção", classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
(    ) Segundo a teoria de Augusto Comte, as relações de produção com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção.
(    ) São dois os tipos de relações sociais de produção que se complementam: divisão de tarefas e relação de produção.
(    ) Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx.
(    ) As relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Os livros didáticos possuem um espaço significativo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Para cada momento histórico, havia nova releitura. De acordo com Fonseca (2003), na Europa do início do século XIX, os programas oficiais e os livros didáticos tinham como objetivo difundir uma História que:
I- Representasse o momento em que os países europeus estavam vivenciando.
II- Difundisse uma história de grandes feitos, de grandes heróis, pois era elaborada sobre o estreito controle dos detentores do poder.
III- Enaltecesse o discurso da Igreja Católica, pois o início do século XIX é marcado pela perda de poder da Igreja. E era importante que a Igreja se utilizasse da História para recuperar prestígio na Europa.
IV- Buscasse mostrar o povo como participante do processo de construção histórica da Europa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FONSECA, S.G. Didática e prática de ensino de história. Campinas, SP: Papirus, 2003.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Dentro das fontes históricas, encontramos as fontes escritas e visuais, além das orais, também chamadas de história oral. Estas fontes são de extrema importância para estudos dentro da História. Com relação às fontes orais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Elas são registros de análise de pessoas com nenhum envolvimento com o grupo étnico estudado, dando margem a falsas histórias.
	 b)
	Elas são o registro da história de vida das pessoas, que, ao falar sobre suas memórias, constroem e descobrem o funcionamento da trajetória de seu grupo social.
	 c)
	Elas são o registro de histórias desenvolvidas por contadores de história, que buscavam iludir a população com relação à sua chegada a estas terras.
	 d)
	Elas são o registro de pesquisas não científicas, pois as histórias orais não são consideradas a nível científico, dando margem a criações individualizadas e sem caráter técnico.
	5.
	Leia a questão e assinale a alternativa CORRETA: 
Em decorrência dos debates entre os marxistas, houve uma renovação importante sobre
a concepção de poder, entendido sempre em suas relações com o Estado. Os novos
estudos passaram a se preocupar com outras esferas de lutas e dominação. A produção da
história social incorporou as lutas e os movimentos sociais provenientes de diferentes setores da sociedade. Os movimentos sociais, tais como os feministas, os ambientalistas, os étnicos, os religiosos, etc., além da continuidade das lutas por direitos trabalhistas, situaram a história social no centro das pesquisas históricas.
Essa produção científica ficou conhecida como:
	 a)
	História nova.
	 b)
	História regional.
	 c)
	Annales históricos.
	 d)
	História dos vencidos.
	6.
	A família é uma organização que passa por várias mudanças. Estas mudanças foram ocorrendo a partir das necessidades que a sociedade passou a ter. Desta forma, podemos considerar que estas mudanças também ocorreram no Brasil, dando a cada momento histórico um conceito de família. Com relação à família, assinale a alternativa CORRETA que define qual foi a primeira representação familiar no Brasil:
	 a)
	Os escravos, em que as mães eram as figuras mais próximas dos demais membros.
	 b)
	Os clãs, formados por várias pessoas e ligadas por afinidade de parentesco.
	 c)
	Os indígenas, sendo que aos homens cabia tarefas de caçar, pescar; e a mulher plantar, colher.
	 d)
	A família patriarcal, em que a figura do pai era vista como autoridade máxima.
	7.
	Na pergunta "o que é índio para você?", a maioria das respostas dos alunos relaciona-se ao índio idealizado, representações que congelam o ser índio ou o tornar-se índio no sentido de autodeterminação identitária num tempo e num espaço determinado/imaginado, ou seja, os séculos XV-XVI, sem atentar para as transformações das tradições, das culturas pelas diversas experiências, especificas histórias (externas e internas) de cada grupo. Estudar as representações do indígena é relevante para entendermos como na longuíssima duração, apesar das ressignificações e mudanças, concepções do passado continuam presentes na cultura escolar e na sociedade brasileira, informando ideias/atitudes políticas referentes aos indígenas, delimitando seus espaços de atuação, de convivência e veiculando preconceitos contra o índio (TRINDADE, 2013, p.11).
I- Na atualidade, os livros didáticos possuem, dentro de suas funções no ensino de História, desconstruir a imagem idealizada do índio, fazendo com que os alunos percebam a importância destes personagens na construção da História de nosso país.
PORQUE
II- Dentro do processo de conquista do território brasileiro, os indígenas já se faziam presentes nesta terra, e que não tornaram-se totalmente submissos como apregoavam os livros didáticos, eles estabeleceram resistência ao domínio dos europeus. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TRINDADE, Fernanda Nardes da. Representação dos índios na escola: a experiência de uma oficina pedagógica. Universidade de Brasília, 2013.
	 a)
	A primeira é  uma proposição falsa , e a segunda é verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 d)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	8.
	A História, enquanto ciência, só atinge este patamar entre os séculos XVII e XVIII,a partir do momento que outras áreas do conhecimento passaram a receber o status de ciência. Com isso, na Europa, já no início do século XIX, passou a ser responsabilidade do Estado. Sobre a preocupação do Estado com relação ao que o sistema de ensino público busca formar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Formar cidadãos aptos ao sistema social e econômico, consolidando o socialismo.
	 b)
	Formar cidadãos aptos ao sistema econômico e social, consolidando o capitalismo.
	 c)
	Formar cidadãos aptos ao sistema democrático e social, consolidando os direitos dos cidadãos.
	 d)
	Formar cidadãos aptos ao sistema comunista, consolidando ações voltadas às identidades nacionais.
	9.
	Na disciplina de História, nos deparamos a todo instante com conceitos das mais diversas áreas. A História Oral ou Método Biográfico também possui seus conceitos, que nos remetem a muitos fatores históricos divulgados através de vários elementos pessoais. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA que define História Oral ou Método Biográfico:
	 a)
	É o registro da história social e coletiva de indivíduos que, ao focalizar suas amizades pessoais, constroem uma visão mais crítica da dinâmica de funcionamento do grupo social ao qual pertencem.
	 b)
	É o registro da história estudantil de indivíduos que, ao conhecer a escola, constroem uma visão mais concreta da dinâmica de funcionamento e das várias etapas da convivência do grupo social ao qual pertencem.
	 c)
	É o registro da história de vida de pessoas que, ao relembrar suas memórias, constroem também uma visão mais ampla do funcionamento e das etapas que compõem a trajetória do grupo social do qual faz parte.
	 d)
	É o registro do histórico familiar de pessoas que, ao analisar suas famílias, constroem também uma visão mais concreta da dinâmica de funcionamento e das várias etapas da vida coletiva, no grupo ao qual pertencem.
	10.
	Dentro dos eixos temáticos, encontramos a História do Cotidiano, em que os alunos encontram sua identidade, suas particularidades, suas semelhanças. Estes eixos temáticos envolvem todo o conhecimento e vivências dos indivíduos, no âmbito escolar, comunitário e familiar. Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA no que se refere à História do Cotidiano:
	 a)
	A história deve ser pensada como uma dimensão temporal da realidade, o tempo de realização de toda e qualquer ação humana, seja esta em qualquer espaço indefinido.
	 b)
	Diversos temas são pesquisados na história. Os temas escolhidos variam do mundo do trabalho e dos fenômenos migratórios à análise da evolução das representações e discursos. A História, enquanto estudo da memória coletiva, é reveladora de mentalidades.
	 c)
	É uma corrente que nasceu na década de 60, na França, com a ideia de observar a realidade sob o prisma das pessoas comuns, de seus hábitos e ritos que são vivenciados no cotidiano, tirando de foco os grandes nomes e acontecimentos ocorridos (política ou economicamente) e demonstrando, assim, a riqueza de momento destas pessoas.
	 d)
	Em âmbito nacional, já é proposta nos currículos do Ensino Fundamental desde as décadas de 1970 e 1980, assumindo diferentes formas de abordagem. As propostas curriculares eram organizadas nos chamados Círculos Concêntricos.
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a Natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a Natureza e entre si. Tendo em vista o que se afirma no trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a Natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	12.
	(ENADE, 2014) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na história do mundo. A história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada Guerra Fria.
Sobre o período da Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir:
I- A configuração do cenário internacional apresentava o mundo dividido entre as duas superpotências, com exceção da África, cuja situação de pobreza a tornava uma região sem importância em termos geoestratégicos.
II- O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como "Cortina de Ferro", caracterizando um modelo socialista, de economia planificada e representação política unipartidária.
III- Diversos movimentos políticos na América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países latino-americanos, como o Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo : Cia das Letras, 1995, p. 223 (adaptado).
	 a)
	II e III, apenas.
	 b)
	I,II e III.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I, apenas.
Parte inferior do formulário
.

Continue navegando