Buscar

mrico biologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Aluna: Denise Silva Soares.
Disciplina: Microbiologia Geral
Microbiologia Estudo dirigido nº 01:
1. Como deve ser feito o enxágue das pipetas utilizando o “Lavador de pipetas”?
R: Devem ser coladas do cesto perfurado e coloca-lo no deposito de sifão e deixa-lo circulando água, (regular o fluxo de água) até enxaguar completamente as pepitas.
2. Por que todo material a ser esterilizado deve ser acondicionado (envolvido em papel ou outro invólucro)?
R: Todo material a ser utilizado, deve estar limpo e esterilizado para não haver nem um tipo de contaminação, para não interferir no resultado de suas analises. O acondicionamento serve para a proteção do material contra contaminação por micro organismos após a esterilização.
3. Quais são as alternativas para a bucha de algodão que é confeccionada para fechar tubos e frascos.
R: Além das buchas de algodão podemos usar algumas alternativas como: Tampas plásticas tipo flecha (raiada) encaixe de pressão, tampas de inox, tampa tipo rolha e também tampas de borracha são conhecidas como vaso de silicone.
4. No trabalho microbiológico placas de Petri, tubos de ensaios e pipetas de vidro podem ser substituídos por material de plástico descartável. Discutir as vantagens e as desvantagens em se utilizar o material descartável.
R: Podemos considerar como vantagens, a agilidade no trabalho pois esse material está pronto para o uso ou seja esterilizado. O laboratório precisa de uma estrutura mínima ou seja, não exige a utilização de equipamentos, a mão de obra pode ser reduzida e há uma garantia de qualidade.
As desvantagens são o acumulo de resíduos e o alto custo desse material. Ao longo prazo o material descartável sai mais caro do que o não descartável e também de certa forma é mais acessível pois sua esterilização é garantida.
5. Recomenda-se a utilização de detergentes específicos para a lavagem de vidraria e materiais de laboratórios. Citar exemplos destes produtos e comentar a importância do uso destes detergentes no laboratório de microbiologia. 
R: A limpeza de vidraria é realizada mediante o uso de agentes químicos que inicialmente reagem com resíduo aderido ao material posteriormente são eliminados pela lavagem primeiramente com água de torneira e em seguida água destilada. Detergentes são substancias químicas, onde em sua limpeza, relaciona se a redução da tensão superficial a remoção da sujeira. Quando solicitado usa se mistura de sulfocrômica ser para remoção de sujeira. No seu preparo e utilização deve se empregar toda cautela evitando que atinja o operador, suas vestes, ou moveis do laboratório, com isso podemos garantir a limpeza do material.
6. Esquematizar a rotina para o preparo de material a ser seguida em um trabalho microbiológico. Explicar a importância de cada etapa.
R: UsoDescontaminaçãoLavagem ou Descarte Secagem
AcondicionamentoEsterilização
Secagem Armazenamento Uso.
USO- Todo o material que foi utilizado deve se depositado para um ambiente adequado, no qual chamamos (cemitérios)para não haver contaminação em outros locais.
DESCONTAMINAÇÂO- O material deve ser colocado em autoclave a vapor a uma temperatura de 121* c durante 30 minutos.
DESCARTE- Após o material passar pela autoclave ele pode ser descartado em um ambiente próprio para descarte.
LAVAGEM- O material deve ser lavado corretamente em água corrente e detergentes químicos, para a remoção de sujeiras usando também água destilada.
SECAGEM- Colocar os matérias mantendo os seus pensos através de gancho ou coloca lo sobre com a boca para baixo deixando os secar ao ar livre.
ACONDICIONAMENTO- Serve para proteção do material usando involucro adequado, por exemplo: O papel Kraft, papel, Grau cirúrgico ou em recipientes como, cilindro confeccinado em aço inoxicidavel ou alumínio.
ESTERILISAÇÂO- O material deve ser colocado novamente em autoclave a vapor a uma temperatura121*c durante 30 minutos.
SECAGEM- Secagem em estufa a temperatura de secagem não deve eceder 140*c , lembrando que antes de colocar o material de vidro no cesto cubra a base deste com uma folha de papel toalha absorvente limpa e dobrada.
ARMAZENAMENTE- Armazenamento de materiais esterilizados deve ser guardado em lugar apropriado, não havendo armazenamento, corretamente podem afetar a manutenção do material esterilizado e apresentar resultados contrario.
 7. Quais são as soluções que podem ser empregadas para a remoção dos resíduos que resistem à limpeza da vidraria com detergentes?
R: Normalmente utilizam se soluções acidas alcalinas, como acido nítrico, acido sulfúrico, potassa alcoólica ou hipoclorito de sódio. A solução sulfrocrômica não é mais usada recomendada para a limpeza de materiais, pois cromo Vl presente na solução é prejudicial a saúde e ao meio ambiente.

Continue navegando