Buscar

APX1 - Gestão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Joyce Martins 
	
	
APX1 – 2020.1
DISCIPLINA: GESTÃO 2
Coordenação: ProfªElisangela da Silva Bernado
Caro(a) Discente:
Essa seria a sua primeira avaliação presencial. Mas em função da pandemia será online. Leia o enunciado com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de sua resposta.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
· Você vai encontrar umaquestão-única nesta avaliação;
· Leia atentamente a questão;
· Revise sua resposta e verifique se as ideias estão claras;
· Esta avaliação é individual e COM consulta.
· NÃO ESQUEÇA DE POSTAR ATÉ O DIA 18/04 ÀS 19H.
Textos utilizados 
Texto 1 – PNE 2014-2024: UMA REFLEXÃO SOBRE A META 19 E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA de Elisangela Bernado e Amanda Borde
Texto 2 – POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS de Luiz Fernandes Dourado
Texto 3 – Política educacional, gestão e aprendizagem: por uma escola de qualidade de Sofia Lerche Vieira
Texto 4 – Profissão docente e gestão democrática da educação de Dalila Andrade Oliveira
Todos os textos estão disponíveis na plataforma!!!!!!
Questão-única da APX1 – Gestão 2
Prezado estudante, estamos vivendo um momento único e mundial com a pandemia do COVID-19. Desejamos que todos estejam bem e com saúde em seus lares!!!
Ainda estamos nos adaptando, seja no cotidiano dos nossos lares como na vida acadêmica, aos desafios impostos pela pandemia. Mas não podemos esquecer das nossas escolas, da forma como cada rede de ensino está se organizando para atender a carga horária e os dias letivos presentes na nossa LDBEN n. 9394/1996. 
Neste sentido, a partir dos primeiros quatro textos da nossa disciplina, imagine que você é um diretor de escola pública ou privada. Depois, descreva e reflita sobre os desafios de um gestor escolar (sinalize se a escola é pública ou privada) diante do atual contexto em que estamos passando da pandemia COVID-19. Em um terceiro momento, relate os desafios enfrentados e as suas ações, enquanto gestor escolar, para dar conta das atuais demandas. Não esqueça de dialogar com os autores dos quatro artigos listados acima!!! (10pontos)
Diante da situação que nos encontramos, são necessárias medidas drásticas para proteger os alunos e a comunidade escolar. Supondo que eu fosse diretor de uma escola pública, a primeira atitude tomada seria avaliar quem é o publico atendido na escola, será que os alunos possuem computador em casa para terem as aulas de forma online? Se a resposta for sim, seria necessário reunir a equipe escolar e adaptar o PPP, dessa forma as aulas seriam ministradas através da internet de forma em que os pais pudessem estar incluídos nesses momentos com os filhos, um meio interessante de se trabalhar seria utilizando a rede social Facebook, onde se é possível criar um grupo para cada turma, assim o professor poderá postar os seus vídeos ou transmitir a aula de forma online, oferecer dicas de atividades extras e até mesmo manter o contato com os alunos através das mensagens.
No caso de uma escola de população carente a situação se torna complicada, a meu ver, o mais adequado caso fossem muitos alunos sem acesso a internet seria montar um caderno de atividades semanais, ao invés dos pais irem buscar este material correndo o risco de ocorrer aglomeração, seria mais prático os profissionais do transporte realizar a entrega deste material, utilizando os equipamentos adequados para se protegerem, desta forma todos os alunos estariam incluídos, inclusive os de Inclusão que possuem por muitas vezes um mediador que os acompanha, porém neste caso o trabalho seria muito mais difícil, geralmente boa parte da população carente não terminou os estudos o que de fato dificultaria a execução das atividades.
Para ajudar os professores, seria de grande importância ministrar reuniões para realizarem trocas de idéias com os demais profissionais, oferecer assistência para aqueles que ainda não dominam as ferramentas virtuais, assim, ajudando na desenvoltura do trabalho e evitando que os profissionais fiquem sobrecarregados, afinal terão de adaptar o planejamento para o mundo virtual, editar os seus vídeos e, contudo conciliar com sua vida pessoal.
A partir de o momento em que a gestão democrática está ativa se torna mais simples a realização do trabalho, afinal, se todos expuserem suas dificuldades e receios é possível que algum membro possa sanar as dúvidas do outro, dessa forma ambos aprendem e o trabalho e suas mudanças não pesam muito, assim preservando a saúde mental e física dos profissionais. A situação que estamos vivenciando é algo novo, para muitos professores aplicar o Ead é mais difícil pois lhe falta preparo e recursos.
Boa Prova!!!
Equipe Gestão 2!!!

Outros materiais