Buscar

prova marketing2

Prévia do material em texto

MARKETING APLICADO A NUTRIÇÃO 
 
Nome: Laissa Cibele Silva Lins Matrícula: 201702260437 	 
 
O plano de marketing é uma ferramenta estratégica de gestão que define as ações de comunicação e marketing que deverão ser realizadas para promoção de marca, produto ou serviço, deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes. 
	Objetivos: devem estar sempre alinhados com as estratégias criadas 	 
· Executar ações assertivas; 
· Promover a divulgação do produto e ou serviço; 
· Estabelecer comunicação para atingir um público alvo; 
· Engaja a equipe para que sejam cumpridos; 
· Norteia as ações de marketing; 
· Pode decidir melhor quais métricas para medir esforços; 
· Reduz a margem de dúvidas; 
· Pode conquistar os resultados desejados com muito mais eficiência. 
 
1- Planejamento: O primeiro item de etapas para a formulação do plano de marketing diz respeito a análise da atual situação em que a empresa se encontra, como: 
· Volume de vendas; 
· Histórico de faturamento; 
· Posicionamento da marca; 
· Políticas internas e externas; 
· Custo e rentabilidade de cada produto; 
· Recursos disponíveis; 
· Dimensão atual e potencial da empresa. 
· Metas e objetivos; 
A definição da persona pode ser vista como uma representação do seu público, aquele que seria o seu cliente ideal; 
 Implementação: O plano de ação é a tradução das etapas do plano de marketing em ações, que são distribuídas dentro de um cronograma de execução. O objetivo dessa etapa é verificar o funcionamento do mercado em que o seu negócio atua e desenhar os mais prováveis cenários de desenvolvimento. Durante a execução de cada atividade listada no plano de marketing será colhido informações sobre as reações do público, dos concorrentes, do mercado, o motivo pelo qual desencadeará uma série de ações e investimentos. 
Os objetivos de marketing devem estar alinhados aos objetivos macro da organização, como aumento de vendas, faturamento, expansão e visibilidade da marca. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas durante este processo, que deve ser um dos mais demorados, afinal, ele envolve: 
 
· Análise macro e microeconômica do segmento de mercado; 
· Análise da concorrência; 
 
· Análise de público-alvo; 
· Profissional capacitado 
· Análise dos objetivos para serem executados 	
· Custo de cada item 
· Análise de fornecedores. 
Avaliação: Com base nos dados coletados durante a execução do plano de ação, é possível ter a capacidade de analisar no que deu certo e o que deu errado. Pode ser que tenha esquecido de analisar um concorrente forte, tenha definido seu público-alvo de forma equivocada ou que tenha selecionado algumas estratégias que não condizem com a realidade do mercado. 
 
2- Produto tangível é o que pode ser tocado, possui matéria. Ex: maçã, caixa de suplemento, dinheiro, blusa. 
Produto Intangível: O que não pode ser tocado, mas tem importância de valor. Ex: Uma marca, uma organização importante, clientes, patentes, direitos autorais, tecnologia. 
 
3- As decisões de produtos individuais 
Produto: A definição é de forma ampla, como qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo que possa satisfazer um desejo ou necessidade. Entre os produtos estão objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, ideias ou combinações dessas entidades. Envolvem atributos do produto, branding, rotulagem, serviços de apoio e assistência para os produtos. 
 
Atributos do produto envolvem qualidade, características, estilo e designer do produto. Os atributos são cor, tamanho, custo de manutenção, entre outros; Valores associados à marca são reconhecidos, identificados e valorizados pelo público-alvo 
 
Branding, a palavra inglesa vem de Brand, significa ações relacionadas a valores, identidade e posicionamento da marca. Especialistas consideram as marcas como o ativo mais duradouro de uma empresa, as marcas são mais do que nomes e símbolos que incorporam tudo o que o produto ou o serviço significa para os consumidores. 
 
Rotulagem identifica as informações especificas nutricionais do produto, e finaliza com a promoção do produto. 
 
Serviços de apoio e assistência aprimoram o serviço ou produto ao consumidor e a satisfação do próprio 
 
4- . A extensão de linha de produtos promove uma mudança de baixo risco, ocorre quando a fabricante decide ampliar seu sortimento de produtos a partir de um item existente. Alguns exemplos de extensão de linha de produtos são: 
 
· Sucos de laranja que decide vender sucos similares, mas nos sabores limão, uva, morango e etc; 
· Chocolates que decide lançar a mesma versão do produto campeão de vendas nas opções light e diet; 
Os objetivos dessa estratégia é expandir o nome da marca principal, explorando novos mercados ao atender necessidades de outros consumidores. As vantagens de apostar na extensão de linha de produtos são no sentido de que os investimentos são relativamente baixos: a fabricante já possui uma fórmula bem-sucedida e irá apenas fazer uma pequena modificação no item existente. Além disso, os riscos são menores já que os consumidores já estão envolvidos com o produto principal e terão maior facilidade em experimentar o item novo. 
 
 A extensão de marca geralmente se caracteriza por um alto risco, onde a fabricante decide inovar. A empresa faz uma aposta em um mercado que ela não domina e ainda não possui qualquer reconhecimento. As vantagens são a possibilidade de crescimento, porém os investimentos são altos, pois a marca precisa criar uma reputação nesse novo segmento que está explorando. Além disso, a estratégia precisa ser bem formulada, pois os riscos são altos já que uma má escolha de mercado pode comprometer não apenas o novo direcionamento. Também respingar em uma tradição que a marca já possui em seu segmento. 
Os objetivos dessa estratégia é que o novo mercado contribua para o crescimento da empresa, exige alguns cuidados para que a marca não perca sua essência ao adotar essa estratégia e perder a reputação duramente construída. Alguns exemplos de extensão de marca são: 
· Ferrari – iniciou no ramo de automóveis, e hoje também atua no mercado de perfumes, camisas e sapatos; 
· Mormaii – iniciou como fabricante de roupas para surfistas, e hoje possui contratos de licenciamento para embalagens de barra de cereal, violões, tablets e tem até mesmo uma rede de franquias de academias de pilates em nome da marca.

Continue navegando