Buscar

Princípios de Liderança e Gestão de Equipes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPOSTA ALUNO
	C
	D
	A
	B
	C
	C
	C
	A
	C
	D
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
1 - Imagine um grupo de pessoas que trabalham em diferentes ambientes de uma empresa e que devem resolver uma situação-problema. Para isso, cada uma delas busca alternativas para sanar a dificuldade. Assinale a alternativa correta em relação à definição de grupo: A - É formado por um conjunto de pessoas que se reúnem sem uma razão comum, desenvolvendo papéis, simpatias e antipatias perante o desempenho de cada um, que é avaliado coletivamente na situação de trabalho. B - Compreende uma estrutura organizacional, fusão de pessoas que possuem estipulados normas e valores, sem exercer ações uns sobre os outros e desenvolvendo papéis que atrapalham o grupo no contexto da avaliação de desempenho. C - Configura uma reunião de pessoas com um ou mais objetivos, sem a preocupação com o desempenho coletivo; o resultado é individual. Outra característica de grupo é saber que simplesmente a proximidade física não forma um grupo. D - É um grande número de pessoas com habilidades complementares, descomprometidas com o objetivo comum, com as mesmas metas de desempenho e a mesma abordagem, pelas quais elas se consideram responsáveis.
2 - Fred Fiedler elaborou um modelo para contingência, no qual ele afirma que o estilo de liderança será determinado pela situação em que o líder está trabalhando. Assinale a alternativa que melhor apresenta as ideias da Teoria da Contingência de Fiedler: A - Um líder é percebido por um grupo como possuidor ou controlador dos meios, para satisfazer B - Os líderes utilizarão quatro processos para liderar: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar. suas necessidades. C - Os líderes focarão suas atuações nas pessoas e não nas atividades de folhear papéis ou apenas resolver problemas. D - Os líderes utilizarão basicamente dois estilos ao liderar: estarão motivados pela tarefa ou motivados pelo relacionamento
3 - Levando em consideração o funcionamento das equipes nas organizações, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. As equipes envolvem conexões humanas, cujo todo se configura maior do que a soma das partes. O trabalho em equipe gera uma energia e sincronia que não encontramos nos grupos. II. As equipes baseiam suas relações no afeto, na emoção e na inter-relação entre seus membros. As relações são baseadas na diversidade, na aceitação, na confiança, na empatia, na crítica e no acordo. III. Organizações modernas e abertas se constituem atualmente como o ambiente mais fértil para o trabalho em grupos bem sucedidos. A - As alternativas I, II e III estão corretas. B - Somente a alternativa I está correta. C - As alternativas I e II estão corretas. D - As alternativas I e III estão corretas.
4 - Um líder de equipe sempre tende a se tornar um modelo, a pessoa que “dá o tom” ao grupo. Cabe ao líder criar um ambiente adequado para que a equipe alcance o sucesso. Pesquisas revelam que há 10 qualidades de são admiradas nos líderes. Estão corretas: A - Visão ampla, determinação, coragem e honestidade. B - Todas as alternativas estão corretas. C - Inteligência, honestidade, tolerância e carisma. D - Apoio, competência, coragem e imparcialidade.
5 - Em situação de grupo, podemos observar várias formas diferentes de liderar. No caso da empresa X, observamos um líder que, diante de uma situação de conflito, age exercendo a liderança participativa. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o comportamento correto de um lider: A - Enfatizando a definição de objetivos claros e desafiadores. B - Explicando o que e como os subordinados devem agir para executar suas tarefas. C - Focalizando a consulta aos subordinados, pedindo sugestões e levando-as em consideração antes de tomar decisões. D - Focalizando as necessidades dos subordinados, seu bem-estar e promovendo um clima de trabalho amigável.
6 - Há vários tipos de grupos formais. Um tipo se caracteriza como um grupo tradicionalmente determinado pelas relações formais de autoridade. Geralmente, contam com um gerente e seus subordinados. O gerente de uma loja e seus vendedores são um exemplo desse tipo de grupo. Essas características são próprias: A - Dos grupos de tarefa. B - Da força-tarefa. C - Dos grupos de comando. D - Dos grupos temporários.
7 - No caderno de estudos refletimos a respeito de conceitos do termo liderança. Uma das conceituações que explora o fenômeno, de forma bastante completa, é a de Spector, em 2002, em seu livro denominado: A Psicologia nas Organizações. Assinale a seguir o conceito de liderança proposto por este autor: A - Envolve o processo (ato) de influenciar as atividades de um grupo de pessoas. B - É uma tentativa de direcionar, dirigida por um processo de comunicação, para a consecução de alguma meta ou de algumas metas. C - Procura influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas; mesmo quem não é líder pode influenciar os outros, mas os líderes exercem uma influência desproporcional. D - É o processo de dirigir o comportamento das pessoas rumo ao alcance de alguns objetivos. Dirigir, nesse caso, significa levar as pessoas a agir de certa maneira ou a seguir um curso de ação, em particular.
8 - Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida ou compreendida, não foi comunicada. MARCONDES FILHO, C. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008. Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca das características da comunicação verbal e não verbal: ( ) A comunicação verbal depende do domínio da língua. ( ) A comunicação não verbal consiste em posturas, expressões faciais e corporais. ( ) A comunicação não verbal pode se opor à comunicação verbal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: A - V – V – V. B - V – F – V. C - V – V – F. D - F – V – V
9 - O líder transformacional é aquele: A - Todas as alternativas estão corretas. B - A Liderança transformacional está intimamente ligada á liderança estratégica, que provê direção e inspiração aos membros da organização. C - Que auxilia as organizações e as pessoas a fazerem mudanças positivas no modo como conduzem suas atividades. D - O líder transformacional exerce um nível de influência mais alto do que um líder transacional.
10 - Saber formular perguntas pode parecer simples, mas é uma habilidade complexa que exige discernimento e flexibilidade, conforme o conteúdo, a forma e a função da pergunta. Nesse contexto, quanto às formas de perguntas, associe os itens que seguem: I – Abertas. II – Fechadas. III – Difusas. IV – Dirigidas. ( ) São caracterizadas por garantirem a fonte de informação desejada. ( ) São caracterizadas por incentivarem indivíduos com habilidades verbais. ( ) São caracterizadas por produzirem maior quantidade de informações. ( ) São caracterizadas por suscitarem respostas objetivas e precisas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: A - III – II – IV – I. B - IV – III – II – I. C - II – III – I – IV. D - IV – III – I – II.

Outros materiais