Buscar

LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO ART.114 CPC

Prévia do material em texto

LITISCONSORCIO NECESSÁRIO ART.114 CPC
É aquele que há uma obrigatoriedade em sua formação. Obrigatoriamente o autor terá que observar a hora de postular a petição inicial entrar com o processo a obrigatoriedade da formação do litisconsórcio. EX: processo de divórcio, é necessário que tenha a parte ré que será seu cônjuge que terá obrigatoriamente que preencher o polo passivo (se por um acaso o autor não formar esse litisconsórcio necessário, poderá o juiz intervir (a qualquer momento, pois está na lei art. 114) e obrigar a formação).
	- Existem duas hipóteses que pode haver o litisconsórcio necessário: 
· Por expressa disposição legal art.114: a lei exige que o litisconsórcio se forme. EX: art.73 pessoas casadas que não estão pelo regime de separação de bens (ambos terão que ser citados).
· Quando genericamente, para todas as situações jurídicas que envolvam vários sujeitos e que não haja possibilidade de se exigir uma providência jurisdicional contra um deles sem atingir os demais. Sempre quando a sentença para ter efeito for necessário a participação de mais de uma pessoa, nós estaremos diante de um litisconsórcio necessário.
OBS: Se você disser que é um litisconsórcio necessário ativo (autor), você obrigará vários autores a entrarem no processo e não pode, pois é direito do autor não querer entrar no processo.
Porém, há doutrinadores que dizem não existir o litisconsórcio necessário ativo, pois, ser autor é opcional ser réu não!
LITISCONSORCIO NECESSÁRIO UNITÁRIO SIMPLES
Não há uma regra unanime e sim uma regra geral.
	- Em regra, o litisconsórcio simples não será necessário, porém há a exceção, que é a ação de usucapião que é um litisconsórcio necessário, mas a sentença poderá ser diferente entre os réus.
	- O litisconsórcio unitário em regra, não será necessário ativo (sob pena de violação a garantia do acesso à justiça).
	- O litisconsórcio necessário será unitário passivo.
OBS: excepcionalmente existe a possibilidade do litisconsórcio passivo unitário e facultativo. EX: quando houver litisconsórcio entre devedores solidários de obrigação indivisível Art. 275. (se um tiver que pagar o outro também terá, se não tiver que pagar o outro também não pagará), pois são solidários.
CONSEQUÊNCIA DA NÃO FORMAÇÃO DO LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO ART.115 INCISO I E II
1. Consequência (inciso I – NULIDADE): Se houver litisconsórcio necessário unitário passivo, a falta de citação de qualquer um dos réus torna a sentença de mérito que é ineficaz em relação a qualquer um deles passível de invalidação a qualquer tempo.
2. Consequência (inciso II – INEFICAZ): Se o caso é de litisconsórcio necessário simples, ou seja, o litisconsórcio onde a decisão não obrigatoriamente aplicará de forma igual a todos os litisconsortes EX: ação de usucapião.
Se caso o litisconsórcio necessário simples, a sentença é valida e eficaz em relação aqueles que participaram do feito, mas será ineficaz aquele que não foi citado.
REGIME JURÍDICO DO LITISCONSÓRCIO ART.117
· CONDUTAS POSITIVAS: Atos que eu pratico de forma a realizar uma ação no processo.
· CONDUTAS NEGATIVAS: Quando eu sou omisso no processo.
· LITISCONSÓRCIO SIMPLES: A atividade positiva ou a omissão (atividade negativa) de quaisquer litisconsortes não produz efeitos sobre os demais.
· LITISCONSÓRCIO UNITÁRIO: Os atos ou omissões de um ou de algum do litisconsorte não podem prejudicar os demais, já a conduta ativa de um dos litisconsortes unitários poderá beneficiar os demais.
LIMITAÇÃO DO NÚMERO DE LITISCOSÓRTES FACULTATIVO ART.113
É permitido ao juiz limitar os litisconsortes facultativo, dependendo do caso concreto.

Continue navegando