Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Políticas e a Educação de Surdos no Brasil (LBR01) UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Políticas e a Educação de Surdos no Brasil (LBR01) UNIASSELVI
	1.
	Durante muito tempo, as comunidades surdas lutaram, e ainda lutam, por maior comunicação visuoespacial. Um dos resultados dessa luta é a língua de sinais, que em nosso país denomina-se Libras. A Lei Federal nº 10.436, aprovada em 24 de abril de 2002, reconhece a Libras, língua oficial das comunidades surdas. Por isso, esta lei é considerada um marco. Disserte sobre este feito e as conquistas que ele desencadeou.
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10432.htm>. Acesso em: 11 abr. 2018.
	Resposta Esperada:
A Libras foi reconhecida como língua oficial das comunidades surdas, assim como outros recursos de expressão a ela associados foram reconhecidos nesse mesmo momento. Ela trouxe várias conquistas, entre elas: as diretrizes e obrigatoriedades para os diversos espaços sociais, educacionais, entre outros.
Assim, os surdos passaram a ter preservados seus direitos no âmbito educacional, sendo eles municipal, estadual e federal e, dessa forma, as instituições começaram a contratar intérpretes, professores e instrutores de Libras. Atualmente, há um grande número de alunos surdos matriculados nessas redes educacionais, melhorando a educação das crianças surdas, fazendo com que suas trajetórias as conduzissem, inclusive, à Educação Superior.
	2.
	O Congresso de Milão foi uma conferência internacional de educadores de surdos, no dia 6 de setembro de 1880, na cidade de Milão, Itália. Havia representantes da França, Itália, Grã-Bretanha, EUA, Canadá, Bélgica, Suécia e Rússia. Suas discussões desencadearam uma série de consequências. Disserte sobre este importante Congresso, relatando seus conhecimentos sobre o Congresso de Milão.
	Resposta Esperada:
O Congresso de Milão foi uma conferência internacional de educadores de surdos, no dia 6 de setembro de 1880, na cidade de Milão, Itália. Havia representantes da França, Itália, Grã-Bretanha, EUA, Canadá, Bélgica, Suécia e Rússia. Apenas um surdo participou do congresso. O congresso não discutiu diretamente os métodos de ensino para pessoas surdas.
O interesse era reafirmar a necessidade de substituição da língua de sinais pela língua oral nacional. *Foram retomados velhos tempos e princípios de Aristóteles que dizia que a fala é o privilégio do homem, o único e correto veículo do pensamento, a dádiva divina, da qual foi dito verdadeiramente: a fala é a expressão da alma, como alma é a expressão do pensamento divino.
Foram colocadas as vantagens da fala e abolidos completamente os sinais. A língua de sinais, em todas as suas formas, foi proibida oficialmente, estigmatizada alegando que ela destruía a capacidade da fala dos surdos, argumentando que os surdos são "preguiçosos" para falar, preferindo usar a língua de sinais.
Autores afirmam que o domínio da língua oral pelo surdo passou a ser condição de aceitação dentro de uma comunidade majoritária. E relatam ainda que Edward Gallaudet, presente no congresso, defendeu o sistema combinado (oralidade e língua de sinais), porém não foi ouvido.

Continue navegando