Buscar

Prova discursiva EJA

Prévia do material em texto

1.
	Existe um estigma muito forte associado à noção de analfabeto. Durante muito tempo, no Brasil, ela estava ligada à figura do sujeito simples, que não tinha frequentado a escola e era impedido de votar. No século XXI, a compreensão do termo se sofisticou depois que esse adjetivo derivou em outro, e passou a se falar em "analfabeto funcional". A primeira definição virou sinônimo de analfabeto absoluto, enquanto na categoria funcional se encaixam dois perfis: o de quem teve um acesso limitado à escolarização e o de quem tem um domínio limitado das habilidades de leitura e escrita, ainda que com um diploma pendurado na parede. Disserte sobre o Analfabetismo Funcional no Brasil.
	Resposta Esperada:
- O analfabetismo divide-se em duas vertentes: o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional. No primeiro caso, a pessoa não teve nenhum ou pouco acesso à educação. No segundo caso, a pessoa é capaz de identificar letras e números, mas não consegue interpretar textos e realizar operações matemáticas mais complexas. 
- As duas formas de analfabetismo comprometem o desenvolvimento pessoal e social do sujeito. O analfabetismo funcional é silencioso e traz sérios prejuízos ao país. Além de desestimular o sujeito que está na escola, ele reduz a empregabilidade e as oportunidades de inclusão social, principalmente entre os mais pobres. 
- Não se trata de pessoas que nunca entraram numa sala de aula. Numa visão mais ampla, o analfabetismo funcional tem forte impacto na produtividade e na competitividade nacional. Atualmente, o analfabetismo funcional alcança um número considerável de brasileiros.
- Refletir sobre esse preocupante índice é uma forma de estabelecer uma engrenagem para erradicar com o analfabetismo e todos os aspectos que o sustentam: discriminação, exclusão e dificuldade em comunicação, por isso, deve ser encarado como um problema educacional a ser superado mediante políticas públicas de incentivo e financiamento.
	2.
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui um campo histórico de lutas em prol da cidadania, sendo reconhecida como um direito cidadão somente com a LDB de 1996. Esta enquanto uma legislação nacional visa garantir legalmente a educação com qualidade em nossas escolas, incluindo também a EJA, visto que esta modalidade proporciona aos jovens e adultos a oportunidade de regularizar e concluir sua situação escolar, além de oferecer o ensino profissional e contribuir para a formação do aluno como cidadão. Desse modo, o professor tem papel crucial para o desenvolvimento desses alunos, pois é o principal responsável por apresentar ao educando novas possibilidades, entendemos que a qualificação desse profissional traz consequências que não se restringem ao seu trabalho, mas também à instituição e à comunidade escolar como um todo. Diante do assunto exposto, disserte sobre a Formação Continuada e a EJA.
	Resposta Esperada:
A expressão Formação Continuada, muito utilizada no cenário educacional, tem sido atrelada à qualidade da educação e, do mesmo modo, à qualidade de ensino. Essa associação acena para a complexidade desse processo, que requer atenção, planejamento e perseverança. É o exercício de uma prática pedagógica de qualidade diretamente relacionado à formação de profissionais alicerçados em uma fundamentação teórica consistente, associada à continua articulação entre a teoria e a prática. Por meio da Formação Continuada, os professores da EJA tornam-se mais capacitados para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e, para além deles, propor estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar. A Formação Continuada para os professores da EJA torna-se uma ferramenta fundamental, capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo vínculos entre os professores e os saberes científico-pedagógicos. Favorece, também, a criação de novos ambientes de aprendizagem, que conduzem docentes e discentes em direção a práticas pedagógicas capazes de ressignificar a aprendizagem e habilitar os estudantes a elaborar e desenvolver projetos que redimensionarão sua escolaridade e o papel destes na sociedade.

Continue navegando