Buscar

Em um ambiente onde organizações precisam constantemente inovar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em um ambiente onde organizações precisam constantemente inovar, as mudanças provocam a necessidade de identificar quando um modo de agir está defasado em relação às exigências dos clientes e ao que é oferecido pelos concorrentes. Se anteriormente as mesmas competências eram solicitadas de pessoas que compunham empresas de áreas muito diferentes, hoje há empresas que concorrem no mesmo ramo, mas cuja forma de atender aos seus clientes exige competências específicas que podem mudar ao longo do tempo. Com a maior procura por qualidade e pela interação dos clientes com as marcas, as empresas que se mantêm em disputa devem desenvolver competências de relacionamento ágil e eficaz com seu público, sob o risco de serem taxadas como arrogante ou ineficiente caso não o façam. Diante dessa realidade, quais seriam os objetivos a serem traçados pelas empresas em termos de relacionamento com o cliente? De que modo, o treinamento e o desenvolvimento poderiam contribuir para uma organização que se comunica efetivamente com seu público-alvo?
Resposta
Objetivos a serem traçados no campo do relacionamento com o cliente seriam os de adaptabilidade, absorção e compreensão das demandas do cliente, além do constante aperfeiçoamento em função das mudanças do mercado.
O treinamento e o desenvolvimento poderiam produzir uma organização com comunicação eficiente junto ao público-alvo ao capacitar os colaboradores a se comunicarem com os clientes da maneira mais eficaz possível, compreendendo o processo comunicativo e agregando informações relevantes sobre as interações junto à clientela.
O planejamento estratégico é fundamental para a eficácia do processo produtivo, visando a competitividade do mercado e o crescimento da organização. Deve ter como objetivos e metas o conhecimento de todos os aspectos da organização: potencialidades, fragilidades, fatores prejudiciais externos e oportunidades que impactar de forma positiva as ações da empresa.
Um bom planejador deve ter espírito de liderança e um amplo potencial analítico, capaz de observar e diagnosticar os aspectos a serem considerados na elaboração de ações, gerenciando a melhoria de processos e sistemas de trabalho com foco na eficiência e competitividade de mercado.
O levantamento das necessidades de treinamento, a programação, a implementação e execução e pôr fim a avaliação dos resultados.
Essas etapas quando realizadas com sucesso passam a trazer benefícios para o negócio, aperfeiçoando as competências dos envolvidos de forma positiva para a empresa.
Técnicas mais aplicadas são:
· As aulas expositivas;
· Os estudos de caso:
· As dramatizações;
· O workshop e o brainstorming;
· As simulações;
· Os painéis, simpósios;
· Palestras e conferências

Mais conteúdos dessa disciplina