Buscar

Backlight de LED ou CCFL

Prévia do material em texto

Backlight de LED ou CCFL: o que são e quais as diferenças
O padrão de telas para quase todos os equipamentos eletrônicos portáteis é o LCD (Liquid Cristal Display), uma das camadas do display que gera as cores e forma a imagem da tela. Entretanto, o padrão de luz ao fundo do LCD que permite a iluminação pode variar entre backlight de LED ou CCFL.
 
O LCD precisa desta backlight para poder funcionar corretamente. Esta fonte de iluminação destaca as diferenças entre claro-escuro e melhora a qualidade da imagem. Para identificar se sua tela possui iluminação por CCFL (lâmpada) ou LED, basta analisar o verso da tela ao retirar a carcaça.
 
A tela que apresenta uma ou duas conexões com dois fios para o inverter do lado inferior direito ou esquerdo é identificada como uma tela CCFL. Já a backlight de LED não apresenta conector com fio, sendo que sua única conexão é a partir do cabo flat.
 
O inverter é um circuito que permite uma saída de voltagem maior do que o normal. As telas de cristal líquido necessitam de mais voltagem que os demais componentes para funcionar corretamente, com brilho total. Somente as telas CCFL precisam do inverter para funcionarem.
 
Para identificar se você precisa do inverter, note se a imagem de sua tela está apagada, escura ou quase sem brilho. Em alguns casos o modelo do notebook pode ter sido fabricado com telas CCFL e passado a utilizar telas backlight de LED depois. É importante verificar estas informações antes da compra.
 
Telas de LED
 
O LED (Light Emitting Diode) ou diodo emissor de luz trabalha como backlight, tendo como função emitir luz para TVs, monitores e telas em geral. Esta tecnologia utilizada desde 2005 em notebooks foi desenvolvida em 1927 pelo cientista russo Oleg Vladimirovich Losev.
 
Existem dois tipos de backlight, o edge-lit e o local-dimming. O backlight edge-lit é quando os LEDs são organizados em linhas laterais na tela, fornecendo luz para o centro e redirecionando para a tela. Esta configuração permite a criação de telas muito mais finas e com menor consumo de energia do que as telas CCFL.
 
As telas local-dimming apresentam lâmpadas de LED em toda a sua grade, podendo ser controladas individualmente. Esta disposição apresenta cores mais naturais.
 
Comparadas ao CCFL, o backlight de LED tem diversas vantagens. Estas peças possibilitam cores mais nítidas, com maior brilho, contraste e economia. Além disso, são mais leves, finas e duradouras, pois demoram mais tempo para queimar. Entretanto, as telas com backlight de LED são muito mais finas, por isso é preciso ter cuidado em seu manuseio e limpeza.
 
Tela de CCFL
 
O CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamp) ou lâmpada fluorescente de cátodo frio, possui a mesma função do LED como backlight. Estas lâmpadas fluorescentes são compostas por um tubo de vidro coberto com um material à base de fósforo e por eletrodos em forma de filamentos nas suas extremidades, que são montadas nas bordas da tela LCD.
 
Por ser mais opaca que a luz de LED, os monitores com backlight CCFL diminuem os efeitos da iluminação sobre os olhos, o que é positivo. Entretanto, as telas de LCD com fonte de luz CCFL possuem um ângulo de visão reduzido, menor contraste e falta de uniformidade traseira, causando deformação na imagem. Estas telas também consomem mais energia pois ficam acesas constantemente. Outra desvantagem é que elas escurecem com o tempo, perdendo em brilho.
 
Devido a estas desvantagens das telas com backlight CCFL e por serem mais prejudiciais ao meio ambiente, a maioria do mercado já utiliza somente as telas com backlight de LED.
 
Existem modelos com vantagens ainda maiores, as telas de LED que substituem o LCD, não funcionando apenas como backlight. Aparelhos com esta configuração costumam apresentar preços muito maiores.
 
Sua tela do notebook está apresentando problemas com brilho? Veja nosso artigo aqui para conferir tudo o que pode ser feito nesta situação!

Continue navegando

Outros materiais