Buscar

avaliação I Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As escolas Waldorf, criadas por Rudolf Steiner, podem ser consideradas diferentes das demais por seus métodos e ideias completamente opostos da maioria das escolas que conhecemos. Elas vêm crescendo muito e apresentam algumas características. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essas escolas utilizam como base a concepção de desenvolvimento humano, defendida por Steiner.
(    ) Essas escolas não se preocupam com as faixas etárias, pois acreditam que o desenvolvimento independe da fase em que as crianças ou jovens se encontram. 
(    ) Essas escolas não exigem o desenvolvimento do pensamento abstrato ou intelectual desde a infância e as crianças aprendem a ler apenas após o segundo ano do Ensino Fundamental.
(    ) O uso do computador é permitido somente aos alunos do Ensino Médio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Maria Montessori elaborou materiais didáticos que chamassem a atenção das crianças e criou espaços (cantinhos) na sala de aula que imitavam espaços da vida real, despertando a curiosidade e a interatividade das crianças, ao mesmo tempo em que as preparava para a vida fora da escola, com autonomia, ludicidade e criatividade. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel do professor na exploração destes materiais e espaços:
	 a)
	O professor analisa apenas o comportamento das crianças durante as brincadeiras, não traça objetivos pedagógicos.
	 b)
	O professor não interfere, nem responde nenhuma dúvida durante este tempo em que as crianças exploram o ambiente.
	 c)
	O professor busca estimular o conhecimento, em todos estes momentos, por meio de atividades lúdicas e prazerosas.
	 d)
	O professor mostra-se a pessoa mais importante nesta pedagogia, satisfazendo suas próprias necessidades e anseios pedagógicos.
	3.
	As propostas pedagógicas de Freinet, desenvolvidas com a participação dos alunos, visavam desenvolver o gosto pelo trabalho e pela escola, além de torná-los cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Para ele, a escola deveria ser um lugar onde as crianças e jovens desejassem estar e permanecer, onde houvesse alegria, descoberta e encantamento, por toda parte. Com relação aos quatro eixos em que sua Pedagogia se baseava, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cooperação - para construir o conhecimento de forma comunitária.
(    ) Comunicação - para formalizar, transmitir e divulgar o conhecimento.
(    ) Avaliação - para ver o quanto já se sabia e o que ainda se tinha que aprender.
(    ) Afetividade - para estabelecer vínculos entre as pessoas e o conhecimento.
(    ) Documentação - para o registro dos fatos históricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	4.
	Rudolf Steiner criou a Pedagogia Waldorf em 1919, na Alemanha. Seu modelo de escola está vivo e cresce muito até hoje. No Brasil, a primeira escola Waldorf nasceu em 1956, em São Paulo, criada por um grupo de amigos. Para preparar os professores de acordo com esta pedagogia, do que precisou esse grupo de amigos?
	 a)
	Trazer professores da Escola Waldorf da Alemanha para virem ao Brasil explicar o método.
	 b)
	Ir até a Alemanha para ver de perto como a Escola Waldorf funcionava.
	 c)
	Realizar muitas horas de pesquisa, leitura e formação continuada com a própria equipe.
	 d)
	Buscar informações nos livros e dar início, mesmo que de forma tímida, ao novo método de ensino.
	5.
	A utilização de diferentes teóricos no embasamento de nossa caminhada na Educação é um processo natural que acontece em praticamente todas as instituições de ensino de nosso país, pois buscamos adequar nossas práticas às vivências e experiências já defendidas por alguém, em algum lugar do planeta, nas mais diferentes situações e épocas da vida deles. Nascem, assim, as diferentes metodologias e concepções de ensino. Na Educação Infantil não é diferente e muitos teóricos do passado continuam sendo referência até hoje. Com relação à Pedagogia Freinet, analise as seguintes sentenças:
I- De acordo com Freinet, a escola precisa provocar a reflexão e a autonomia do aluno, na construção do próprio conhecimento.
II- O professor deve criar situações pedagógicas vivas, que levem o aluno a querer saber mais, pesquisar mais e aprender mais.
III- A presença do professor em sala deve ser suficiente ao aluno, sem que haja necessidade de ir além, pesquisar, conhecer, aprender.
IV- O material construído pela criança não precisa ser compartilhado, uma vez que ele interessa apenas ao professor e ao aluno.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Grande parte dos professores que frequentam as escolas hoje são indivíduos que, quando alunos, pertenceram a um modelo de educação tradicional. Estes mesmos professores vivem hoje numa sociedade em que tudo muda rapidamente, inclusive o conhecimento e suas formas de acesso. Neste cenário, existem professores acomodados (desejosos de repetir o que sempre foi feito) e os professores incomodados (desejosos de conhecer novas ideias e concepções de ensino). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A equipe de educadores precisa estar aberta às novas concepções de ensino, discuti-las e experimentá-las em suas instituições de Educação Infantil.
(    ) Os professores não precisam mediar as diferentes formas de ação e intervenção pedagógica na Educação Infantil, pois eles aprendem sozinhos.
(    ) As mudanças que acontecerem na instituição de Educação Infantil, mediante estudo e reflexão de toda a equipe, precisam ser apresentadas à comunidade.
(    ) Novas técnicas pedagógicas, que incentivem a autonomia e a valorização da criança, possibilitam novos rumos à educação, numa aprendizagem significativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	A Pedagogia Montessori foi criada pela médica Maria Montessori e sua pedagogia utiliza materiais didáticos especialmente elaborados para desenvolver os aspectos motores, intelectuais, racionais e sensoriais de nossas crianças e adolescentes, com o objetivo de atrair a atenção deles, desenvolvendo a curiosidade por aprender e buscar o conhecimento. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três princípios que fundamentam a Pedagogia Montessori:
	 a)
	Respeito, individualidade e autonomia.
	 b)
	Liberdade, disciplina e responsabilidade.
	 c)
	Protagonismo, imitação e proatividade.
	 d)
	Ordem, cultura e progresso.
	8.
	As escolas Waldorf se diferenciam das outras pelo método pedagógico, trabalhando com a pedagogia da Antroposofia, que envolve diversas áreas do conhecimento. Sobre a educação nessas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Respeita a criança na sua diversidade, trabalha com a individualidade de cada um por meio de vivências.
	 b)
	Trabalha muito a questão do pensamento abstrato e intelectual desde a primeira infância; o pensamento deve focar nas disciplinas.
	 c)
	Uma das características dessa educação é que o conhecimento é adequado para cada faixa etária, respeitando os alunos no plano físico e etérico.
	 d)
	Tem como princípio a liberdade, a disciplina e a responsabilidade.
	9.
	Na Pedagogia Waldorf, o currículo é considerado preceito básico da biografia humana. Os setênios ? ciclos de sete anos - proporcionam às crianças vivências enriquecedoras, pois alternam as matérias do conhecimento comaquelas que se relacionam ao sentir e agir. Sobre esses ciclos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode ser abordado por quatro tipos: o sanguíneo, o melancólico e o colérico e o fleumático.
	 b)
	Esses ciclos possuem grande relação com o temperamento de cada sujeito, eles se aplicam de acordo com a idade e a posição social.
	 c)
	Esse ciclo é voltado para a educação das pessoas que possuem deficiência; cada ciclo realiza experiências de acordo com a idade relativa da criança.
	 d)
	O primeiro ciclo é a base do desenvolvimento físico, o segundo é base para o amadurecimento psicológico, já o terceiro é a base para o amadurecimento social.
	10.
	A zona do desenvolvimento proximal é o hiato, o espaço entre o que o aluno já consegue fazer sozinho e o que faz com ajuda de outra pessoa mais experiente. Este é um dos conceitos centrais na teoria de Vygotsky. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- O professor deve intervir na Zona de Desenvolvimento Proximal, interagindo com a criança, mediando seu processo de apropriação do conhecimento, com o intuito de provocar avanços que não aconteceriam espontaneamente.
II- Conhecer o conceito de zona de desenvolvimento proximal é desnecessário para o professor, por ser um conceito exclusivamente teórico, que não permite aplicação prática no que tange à estratégia pedagógica e ao papel do professor.
III- O professor precisa identificar se a criança está na zona proximal ou se já atingiu a zona de desenvolvimento real. Afinal, só pode haver aprendizagem quando a criança já tiver domínio do conteúdo, ou seja, tiver superado a zona proximal.
IV- Quando o professor identifica que uma criança tem dificuldades de fazer uma coisa sozinha, não pode ajudá-la, pois isto prejudicaria sua zona de desenvolvimento proximal. Afinal, o aprendiz é o único agente criador do seu conhecimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas
Prova finali
Parte inferior do formulário

Outros materiais