Buscar

Avaliação I de Psicologia Organizacional e do Trabalho - ARQUIVOLOGIA

Prévia do material em texto

1.
	A qualidade de vida no ambiente de trabalho é um tema estudado desde 1950. Os estudos iniciaram na área da saúde e, posteriormente, evoluíram para outras áreas. Sobre essas áreas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociologia, Serviço Social e Administração.
	 b)
	Psicologia, Medicina e Religião.
	 c)
	Psicologia, Sociologia e Filosofia.
	 d)
	Psicologia, Sociologia e Administração.
	2.
	Para a psicologia, o estudo dos valores está relacionado diretamente com os comportamentos e as atitudes das pessoas, ou seja, são significativamente influenciados pelos valores que cada pessoa possui. Podemos entender valores como as convicções que as pessoas possuem sobre o que é certo ou errado. Sobre as convicções/valores das pessoas, analise as sentenças a seguir:
I- Estas convicções orientam o comportamento das pessoas e podem variar de um grupo para outro.
II- Os valores dos indivíduos de uma organização são determinados por ela.
III- Os valores podem variar, inclusive entre grupos, dentro da mesma organização. 
IV- São verdadeiros guias de conduta, que orientam o comportamento das pessoas.
V- Valores geralmente são ditos e devem ser demonstrados formalmente para que sejam percebidos através da comunicação, que pode ser verbal ou não verbal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	A percepção pode ser entendida como um processo em que as pessoas selecionam, organizam e interpretam estímulos, como informações, objetos, eventos etc. A interpretação é uma decodificação que empresta valor ao estímulo. A percepção dentro das organizações é responsável por afetar muitos aspectos do comportamento das pessoas, por este motivo é muito importante entender a percepção, sendo esta uma competência gerencial que contribui para a criação de um bom clima dentro da empresa. Com relação aos fatores que influenciam as diferenças na percepção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diferentes pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estímulo. Assim, a realidade percebida por uma pessoa não necessariamente será percebida da mesma forma por outros indivíduos, havendo percepções diferentes conforme muda o observador.
	 b)
	A forma que o estímulo é percebido não possui relação direta com sua intensidade, frequência, tamanho e outras características, pois estas não afetam a capacidade de percepção dos estímulos.
	 c)
	As atitudes, as motivações, os interesses, as experiências e as expectativas dos observadores possuem pouca responsabilidade pela determinação de como os estímulos são percebidos e avaliados por eles.
	 d)
	O ambiente organizacional não possui influência significativa com relação ao estímulo.
	4.
	De acordo com Weiten (2002), foi somente no início do século XVIII, que o termo Psicologia - e seu novo significado, "estudos da mente", passou a ser adotado pelos estudiosos da época. Desde então, a Psicologia, comumente definida como o estudo do comportamento dos seres humanos e dos animais, tem sido estudada sob duas perspectivas: ciência e profissão. Portanto, com relação à história da Psicologia enquanto ciência e profissão, bem como seu campo de atuação e pesquisa na atualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A origem da psicologia como ciência data de 1879, quando Wilhelm Wundt abriu um laboratório de psicologia experimental em Leipzig, na Alemanha.
(    ) No Brasil, a atuação profissional regulamentada dos psicólogos data das décadas de 1940 e 1950.
(    ) No Brasil, a formação profissional de psicólogos data de 1946, ano em que o país passou a oferecer cursos de psicologia nas universidades brasileiras.
(    ) No Brasil, a regulamentação da profissão de psicólogo data do ano de 1962, quando foi promulgada a Lei nº 4.119.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: WEITEN, W. Introdução à psicologia: temas e variações. São Paulo: Atlas, 2002.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Qualidade de vida no trabalho é uma noção que está diretamente envolvida com o papel da psicologia nas organizações. Esse conceito apresenta um histórico de mudanças e desenvolvimentos. "O conceito de qualidade de vida no trabalho sob uma dinâmica multifacetada envolve aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos e temporais, além das noções de saúde física e emocional, oportunizando uma sensação passível de ser interpretada desde uma perspectiva diacrônica, pessoal e social, como propiciadora da condição de bem-estar" (CAVEDON, 2014, p. 119). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A qualidade de vida no trabalho é uma noção, relativamente, nova. Tal fato faz com que os estudiosos afirmem que seu início se dá a partir dos anos 1990.
II- A qualidade de vida no trabalho é sinônimo do desenvolvimento de práticas de ginástica laboral aplicadas nas organizações modernas.
III- A qualidade de vida no trabalho está ligada ao grau em que os membros são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com suas atividades nas organizações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAVEDON, Neusa Rolita. A qualidade de vida no trabalho na área da segurança pública: uma perspectiva diacrônica das percepções olfativas e suas implicações na saúde dos servidores. Organizações e sociedade, Salvador, V. 21, n. 68, p. 119-136, 2014.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	A qualidade de vida no trabalho refere-se ao nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que aqueles que gostam das suas carreiras têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de vida no trabalho. Todavia, para falarmos de qualidade de vida, é preciso seguir alguns critérios. Sobre esses critérios, analise as opções a seguir:
I- Remuneração justa e suficiente, segurança e salubridade, leis e normas sociais.
II- Horários diferenciados, quando o trabalhador solicitar a qualquer tempo.
III- Oportunidade de progresso e segurança, integração social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	7.
	O assédio moral no trabalho é uma violência contra o trabalhador, e tem como característica condutas abusivas das chefias com relação aos seus subordinados. Os procedimentos do assédio moral são diversos, mas há em comum a violência fria, verbal, depreciativa, hostil, intolerante, injuriosa, entre outras violências. A partir disto, considerando o que são ações e atitudes típicas de assédio moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A chefia orienta seus subordinados de modo confuso, impreciso e contraditório.
(    ) A chefia solicita trabalhos urgentes e sem necessidade para seus subordinados.
(    ) A chefia manda o seu subordinado realizar uma tarefa abaixo da sua capacidade e posição profissional.
(    ) A chefia faz comentários em público, elogiando o trabalho dos seus subordinados.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	Com relação aos fenômenos básicos da percepção, dois deles explicam a diferença entre a realidade percebida pelo indivíduo e a realidade observada por ele: a percepção seletiva e a adaptação sensitiva. Com relação a esses fenômenos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A percepção seletiva postula que um indivíduo exposto a um mesmo estímulo por um longo período, adapta-se a ele e deixa de percebê-lo.
	 b)
	A adaptação sensitivapode induzir o indivíduo a realizar julgamentos precipitados.
	 c)
	A percepção seletiva refere-se à atenção dirigida a um pequeno número de estímulos por vez.
	 d)
	A adaptação sensitiva refere-se à atenção dirigida a um pequeno número de estímulos por vez.
	9.
	As áreas de atuação do psicólogo exigem deste profissional algumas características específicas para o desenvolvimento de uma prática com qualidade. Quais atividades são as que mais frequentemente são desenvolvidas por um psicólogo organizacional?
	 a)
	Seleção de pessoal, treinamento e avaliação de desenvolvimento.
	 b)
	Intervir, avaliar e diagnosticar casos clínicos.
	 c)
	Entrevistas, aplicação de testes e formulação de laudos para processos judiciais.
	 d)
	Orientar e estudar o ciclo de vida de uma pessoa.
	10.
	O Psicólogo Organizacional acumula muitas atividades na sua atuação dentro das organizações, podendo compartilhar essas atividades com um grupo de trabalho ou então fazê-las individualmente, como também desenvolvê-las em organizações sociais formais ou informais. Sobre a atuação do Psicólogo Organizacional e suas respectivas responsabilidades enquanto profissional, analise as sentenças a seguir:
I- Desenvolvimento de equipes.
II- Avaliar programas de desenvolvimento de recursos humanos.
III- Utiliza métodos como entrevistas, testes psicológicos, provas situacionais, dinâmicas de grupo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional.
IV- Age como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem e atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina