Buscar

aula_1_portf_didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Disciplina: Didática I
Coordenador da Disciplina: Prof. Nidia Barone
Tutor: Sandro Rios Oliveira
Aluna: Ana Carolina Teixeira Veloso
ROTEIRO DA ATIVIDADE DE PORTFOLIO DA AULA 1
Docente: J.K.A. 36a2m, sexo: feminino, leciona a disciplina de Língua portuguesa, na rede pública, trabalha no ensino médio, é professora há 8 anos;
1) O que é Didática?
Ela definiu como a maneira como o professor coloca em prática seus planejamentos, levando em consideração seus estudantes e o que tem disponível como material pedagógico.
2) Qual é o papel da Didática no trabalho docente?
Ela ressaltou que o trabalhou do professor só terá êxito de acordo com a didática por ele escolhida, visto que ela tem que ser reavaliada de acordo o planejamento de suas aulas.
3) Para ter sucesso na sua carreira profissional, quais são as características pessoais que um professor deve ter? E quais ele não deve ter?
Quanto ao sucesso profissional de um professor ela acredita muito no gostar da profissão. Uma característica que considera primordial é a criatividade, pois mesmo sem tantas habilidades artísticas um professor pode sim elaborar uma aula diferenciada sobe determinado assunto. Outro ponto que ela vê como essencial é a humanização da relação professor/aluno, uma vez que no contexto escolar é o professor que mantem o maior vínculo com o aluno, por essa razão essa ligação deve ser construída de maneira sólida e com muito afeto.
Já se referindo as características que um docente não pode ter, ela disse que existem inúmeras, mais uma que ela mais percebe que existe de muito tempo até nos dias atuais é a rotulação feita pelo professor para determinada classe de alunos ou até mesmo só de um aluno.
4) Na prática docente, a capacidade técnica é suficiente ou necessita de outros elementos? Se sim, quais? Por quê?
Não, pois no momento atual em que a interação do professor com o aluno é essencial na busca de ótimos resultados, o aluno hoje é um elemento muito importante nesse processo, uma vez que o estudante tem um lugar de destaque nesse processo, tendo não só um lugar no espaço escolar, mas também tenha voz reflexiva durante a aquisição do conhecimento.
5) Quais são os desafios, possibilidades e limites da sua profissão?
Sobre os desafios é citado os alunos. Ela diz que nesse cenário atual que encontra a educação brasileira a conscientização dos alunos sobre o querer aprender é muito difícil, uma vez que cada um pertence a um determinado perfil social, que acaba complicando muito essa compreensão do ensino. Pensando nisso podemos entender que o professor e sua didática podem ir além de práticas da sala de aula, pois quando existe a compreensão do sociocultural e étnico as possibilidades do professor se ampliam, mostrando assim como a escola tem um posicionamento de destaque dentro dessa perspectiva de sobrevivência que o sistema capitalista nos impõe.
Discente: S.F. 15a3m, sexo: masculino, estuda na escola pública, no 3º ano do ensino médio.
1) Descreva uma aula de um professor que ensina bem e de um professor que não ensina bem.
Um professor que ensina bem é aquele que domina bem o conteúdo e que repassa para seus alunos da melhor maneira possível, considerando os níveis de aprendizagem de cada aluno e o tempo que cada um leva para assimilar os conteúdos. Ele enfatiza também que um professor que ensina bem utiliza sempre novas metodologias atrelados aos recursos tecnológicos. Ele discorre que um professor que não ensina bem é aquele que não tem domínio de conteúdo e que não se atenta as necessidades dos alunos, precisando sempre rever seus métodos de ensino.
2) Quais são as características pessoais e profissionais que um BOM professor deve ter? E quais ele não deve ter?
Quando se trata de características pessoais e profissionais ele aponta a necessidade da relação afetiva entre professor e aluno, ponderando sempre com o respeito para que isso não atrapalhe no desenvolvimento das aulas. Podendo compreender as diferentes situações que venham ocorrer com cada estudante. Sobre características que os professores não deveriam ter ele enfatiza sobre que alguns docentes desconsideram a bagagem que o aluno traz consigo e repassa o conteúdo sem considerar as dificuldades de cada educando.
CONCLUSÃO
Falar sobre didática é poder conhecer vários significados sobre um mesmo assunto, diante do que foi exposto é possível perceber que existam diferentes conceituações sobre a didática, mas que dentre várias podemos perceber que existe uma convergência quando se trata das práticas metodológicas de sala de aula, pois nesse contexto a didática é um assunto imprescindível. Visto que o processo de ensino e aprendizagem só acontece de maneira satisfatória se a didática e o docente estiverem de encontro com os objetivos que ele se propõe a alcançar.

Outros materiais