Buscar

Perguntas e Respostas sobre Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A Psicologia, apesar de uma ciência jovem, já despertava interesse nos filósofos da antiguidade. Numa época onde a Psicologia estava na era pré-científica vários desses pensadores se ocuparam dos estudos sobre atitudes, crenças, diferenças de comportamento, capacidade criativa, loucura etc. Analise as opções abaixo e assinale aquela correspondente ao pensador denominado de pai da psicologia pré-científica.
	Sófocles
	
Pitágoras
Sócrates
Platão
Aristóteles
2. Complete a afirmação abaixo que apresenta um conceito para a Psicologia Social: " Um ramo da psicologia que se ocupa do confronto entre a ................................. e o comportamento das pessoas".
B) Busca racional
E) Espaços de vida
C) Relação dos conflitos
D) Vida
A) interação social
3. (FCC - AL (ALERN) / ALERN / Psicologia / 2013) Objeto da Psicologia que corresponde à síntese singular e individual que cada indivíduo vai constituindo conforme vai se desenvolvendo, e vivenciando as experiências da vida social e cultural; ao mundo das ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica. Trata-se da:
exterioridade.
circularidade
objetividade
subjetividade
nenhuma das alternativas
4. Dentre as formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade, qual é aquela onde se observa um saber intuitivo e espontâneo de tentativas e erros?
Conhecimento da Filosofia
Conhecimento da Religião
Conhecimento da Ciência
Conhecimento do Senso Comum
Conhecimento das Artes
5. Podemos definir a Psicologia como uma disciplina única, mas com um conjunto de subáreas tendo características próprias e exclusivas. No âmbito geral pode ser chamada de estudos Psicológicos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das subáreas da Psicologia.
	Psicologia Subjetiva
	
	Psicologia Jurídica
Psicologia Hospitalar
Psicologia Escolar
Psicologia Clínica
6. Embora a Psicologia seja jovem, o interesse pelo estudo do comportamento é tão antigo quanto a existência do Homem. Ao grego Aristóteles foi creditada a paternidade do (a)
Psicologia pré-científica.
Psicanálise
Psicologia
Behaviorismo
Filosofia
7. Quando apresentamos a psicologia como ciência, precisamos nos distanciar do que é chamado senso comum. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a melhor definição do que é senso comum.
O senso comum fornece subsídios científicos para melhor entender a natureza humana e, consequentemente, a sua conduta.
O senso comum é a melhor forma de conhecimento, porque é passado através das gerações e confirmado através dos vários contextos culturais.
	Não podemos abrir mão de usar o senso comum, porque através dele é que confirmamos alguns conceitos, como o da fé, e este, em ultima instância, não pode ser discutido.
	
	No senso comum podemos encontrar um método de pesquisa que garante a veracidade de alguns conceitos.
O senso comum discute fenômenos observados, tomando-se como foco explicações populares e, portanto, não produzidas por pesquisas científicas.
8. A Psicologia é uma disciplina, um campo de pesquisa que se interessa pelo que o ser humano sente, pensa, quer, gosta, faz, como faz, e porque faz. Desta forma, pode-se afirmar que a Psicologia surgiu através dos:
	Psicanalistas
	
Humanistas
	Filósofos Gregos
	
Cientistas
Behavioristas

Outros materiais