Buscar

questoes de aditivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões referentes a aula “Aditivos utilizados em dietas para cães e gatos” 
1) Defina o que são aditivos segundo FDA - Food and Drug Administration?
R: São considerado substancias adicionadas com a finalidade de melhorar o seu desempenho, passível de ser utilizada sob determinadas normas e desde que não deixe resíduos no produto de consumo.
2) De acordo com suas funções e propriedades, cite como ficam definidos os aditivos segundo a legislação brasileira.
R: Produtos destinados a alimentação animal: substancia, microorganismos ou produtos formulado, adicionado intencionalmente aos produtos, que não e utilizada normalmente como ingrediente, tenha ou não valor nutritivo e que melhore as características dos produtos destinados a alimentação animal ou dos produtos animais, melhore o desempenho dos animais sadios e atenda as necessidades nutricionais ou tenha efeito anticoccidiano.
3) Defina aditivos sensoriais e cite 2 (dois) exemplos.
R: Quaisquer substâncias adicionadas ao produto para melhorar ou modificar as propriedades organolépticas destes ou as características visuais dos produtos. Sendo exemplo desse o uso de aromatizantes, que são substâncias que conferem ou intensificam o aroma dos alimentos, outro exemplo e o uso de corantes substancia que conferem ou intensificam a cor dos ingredientes, utilizados no preparo de alimentos destinados aos animais.
4) Defina aditivos zootécnicos e cite 2 (dois) exemplos.
R: Toda substancia utilizada para influir positivamente na melhoria do desempenho dos animais. Exemplo os digestivos, são substancias que facilitam a digestão dos alimentos ingeridos, atuando sobre determinadas matérias-primas destinadas a fabricação de produtos para a alimentação animal como enzimas, proteínas ligadas, outro exemplo e equilibradores da flora, que são microrganismo que formam colônias ou outras substancias definidas quimicamente que tem um efeito positivo sobre a flora do trato digestório, como probióticos, prebioticos e os acidificantes.
5) Defina o que são equilibradores de flora e cite os 3 (três) grupos que estes podem ser divididos.
R: Equilibradores da flora, que são microrganismo que formam colônias ou outras substancias definidas quimicamente que tem um efeito positivo sobre a flora do trato digestório, sendo amplamente utilizados na alimentação pet food, sendo separados em 3 grupos que são os probióticos, prebioticos e os acidificantes. Os probióticos são aqueles com cepas de microrganismos vivos, que agem como auxiliares na reposição da microbiota do trato digestivo dos animais, diminuindo o numero dos microrganismos patogênicos ou indesejáveis. Já os prebioticos são ingredientes que não são digeridos pelas enzimas digestivas, mas que são fermentados pela flora bacteriana originando substancias que estimulam seletivamente o crescimento e atividade de bactérias benéficas. E por fim os acidificantes são ácidos orgânicos ou inorgânicos utilizados que reduzem o pH do trato, com objetivo de facilitar a digestão e reduzir a proliferação de microrganismos indesejáveis.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais