Buscar

O professor e o professauro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O papel do professor é algo questionável na atualidade, pois nos deparamos com diferenças, como aquele profissional que se preocupa com o processo educativo e os que buscam meramente repassar conteúdos. Com isso, temos o que o educador Celso Antunes (2009) determina como professor e o professauro. Sobre o exposto, escreva uma redação com o tema: O PROFESSAURO E O PROFESSOR NECESSÁRIO NA ATUALIDADE.
FONTE: ANTUNES, Celso. Professor e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
	Resposta Esperada:
Na atualidade, encontramos diversos profissionais da educação. Entre eles, temos o verdadeiro professor e os professauros. O professor busca a cada início de ano letivo uma nova oportunidade de aprender e crescer. Além disso, ao acolher os alunos, recebe-os com alegria e percebe em cada um elementos que tornam o ensino e a aprendizagem cada vez mais prazerosos. Nas aulas que o professor ministra, ele vê como um momento especial, para propor novas situações no ensino e na aprendizagem. No que diz respeito à vida que se vive e os sonhos, percebe-os como desafios de superação, esperança e com vontade de viver. Já o professauro, quando inicia o ano letivo, vê este momento com angústia, e uma rotina odiosa. Quanto ao recebimento do aluno, o vê como desobediente e chato, sendo que a passagem dos conteúdos torna-se chata e desagradável. Com referência às aulas que ministrará é uma mera repetição de informações que encontram-se em livros e apostilas, sem buscar a criticidade do aluno. Quanto à vida que se vive e aos sonhos, não há perspectivas de mudanças e o que se espera é a aposentadoria.

Outros materiais