A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Paper 4 - Diagnóstico empresárial (Revisado)

Pré-visualização | Página 1 de 2

2
2
Luis Paulo Moreira Pereira
Marcos Antônio de Lemos Saraiva²
Nielsen Jesus Ferreira Specht³
1. INTRODUÇÃO
 Neste trabalho vamos destacar o conceito e importância do Diagnóstico Empresarial para uma empresa. Na sequência abordaremos sua forma de aplicação com base na interpretação de materiais como livros e artigos da internet, bem como uma entrevista através de um questionário realizado via telefone com a Sr. Eliane que é proprietária da microempresa Ebenézer Camisetas e Brindes Personalizados ME que se encontra registrada sob CNPJ: 22.612.930/0001-39.
2. O QUE É DIAGNÓSTICO EMPRESÁRIAL?
O diagnóstico de empresarial é um método usado para avaliar uma empresa, permitindo uma análise aprofundada das principais áreas de gerenciamento de negócios. Através de um profundo entendimento da organização, você pode resolver problemas realmente importantes de maneira prática e direcionada, sem gastar tempo em projetos secundários.
Segundo DAL-RAY:
“[...] O diagnóstico é um instrumento para levantar todos os aspectos da empresa, vendas, estoques, processos produtivos, estrutura de custos, ações de marketing, posicionamento mercadológico, posições financeiras. Esses levantamentos e avaliações devem compor uma série histórica para comparativo interno, com os dados anteriores da empresa, e externo, dentro do setor onde ela atua. Seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver, quando ela está equilibrada ou, recuperar-se e equilibrar-se, quando está com déficit, seja ele financeiro, de lucratividade ou ainda ambos.” (DAL-RAY, 2009)
 O objetivo do diagnóstico empresarial é identificar possíveis pontos fracos da empresa, exemplo: apesar do alto volume de vendas, a lucratividade da empresa é insuficiente, o serviço pós-venda é ineficaz, os gastos excedem os gastos, o controle de estoque é caótico e as estratégias de marketing são ineficientes. Essa identificação será realizada através de uma série de investigações objetivas das condições internas da empresa. 
 Ao executar esse processo, você pode planejar soluções para seus negócios a partir de situações que realmente prejudicam seus negócios sem perder tempo com problemas secundários. Através do diagnóstico de negócios, você pode entender melhor os processos internos da empresa e obter instruções para implementar novas medidas estratégicas para corrigir problemas e aprimorar seus negócios no mercado.
2.1 Qual a importância de se fazer o diagnóstico em uma empresa?
O diagnostico empresarial é de extrema importância para as empresas, a empresa funciona como um organismo vivo e periodicamente precisa passar por avaliação que possam diagnosticar o seu estado, trazendo informações do que está bom e do que precisa melhorar. 
Com base num diagnostico bem elaborado, as empresas podem obter dados extremamente relevantes sobre a saúde da organização bem como, exemplo: a questão financeira da empresa, para saber de que forma a mesma se encontra nessa questão e se de fato precisa tomar decisões para que se possa investir ou cortar gastos.
Para PFEIFER, “
Richter, Vicenzi (2016) uma empresa que quer atingir suas metas, é vital estar preparado e ter o conhecimento da administração e seus conceitos para que possam se tonar competitivo no mercado e assim ter resultados mais sólidos.
A falta do diagnostico pode causar a falência da empresa, uma vez que as decisões não são embasadas na situação real e atual da empresa, podendo causar a ineficácia de algumas área e perda de espaço no mercado, dependendo do ramo de atividade.
FIGURA 1 – ENTENDENDO A SITUAÇÃO 
Fonte: Disponível em: https://www.acessa.com/negocios/arquivo/mercadodetrabalho/2016/09/29-importancia-bom-diagnostico-empresarial/
A Figura 1 demonstra bem o conceito de Diagnóstico Empresarial que visa analisar profundamente todos os aspectos de uma empresa, assim identificando seus pontos fortes e fracos, dificuldades, oportunidades e ponto de equilíbrio para se manter estável, assim obtendo pistas essenciais para a tomada de decisão.
3. METODOLOGIA
 Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos do método de pesquisa exploratória, realizando uma entrevista via telefone com a Sr. Eliane que é proprietária da microempresa Ebenézer Camisetas e Brindes Personalizados ME, utilizando-se de um questionário para a realização do diagnóstica de sua empresa.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
 Concluímos através da pesquisa teórica de livros e artigos da internet que a realização do diagnóstico empresarial é de extrema importância para as empresas que almejam se firmar no mercado e se devolver, visto que é somente através do mesmo que empresa pode entender o contexto em que está inserida e identificar as oportunidades e ameaças dentro e fora da mesma.
 Com essa compreensão, realizamos uma entrevista junto a microempresa Ebenézer Camisetas e Brindes Personalizados ME, que atende o mercado de varejo e realiza a prestação de serviços de estamparia em vestuário, através de um telefonema com a Sr. Eliane Moreira proprietária da mesma. E tivemos a oportunidade de diagnosticar a mesma com base no questionário abaixo:
1. A empresa pretende atuar em outros mercados? Estes mercados possuem aderência ao mercado que a mesma atende atualmente?
R: Sim, a empresa almeja ampliar o seu mercado adquirindo novas maquinas para a realização de estamparia em canecas, canetas e pratos decorativos. Esses novos mercados são aderentes ao atual em que mesma está inserida, visto que hoje atua somente no mercado de estamparia de vestuários.
2. A empresa busca desenvolver seus produtos com base em tendências de mercado, ou apenas nas necessidades imediatas?
R: Em necessidades imediatas, pois a empresa está inserida no mercado de vestuário e no passar do tempo foi percebido que a maioria dos clientes que adquiriam seus produtos ou serviços, posteriormente, a procuravam solicitando a estamparia de canecas e brindes e isso se tornou uma necessidade, pois como a mesma não trabalhava com esse tipo de produto acabava perdendo seus clientes para os concorrentes.
3. A empresa busca atender novos segmentos de clientes com seus produtos atuais? Que segmento a empresa atende atualmente e em quais segmentos pretende atuar?
R: Não. Hoje a empresa atende clientes de todas as faixas etárias e gêneros que geralmente pretendem presentear ou consumir o seu produto.
5. A empresa busca fidelizar seus clientes? 
R: Sim, primeiramente prestando um atendimento diferenciado onde o cliente esteja confortável em conhecer os produtos e utiliza-los. 
6. Quais são as estratégias utilizadas pela mesma? 
R: Sim, realizando o atendimento residencial, com amostragens de seus produtos.
7. A empresa utiliza métodos de análise de informações para elaboração de suas estratégias de curto prazo? 
R: Sim, atualmente as redes sociais ajudam a estarmos por dentro do mercado, sabendo o que está em auge no momento e o que está vendendo, com isso é possível realizarmos alterações e diversificar os produtos de acordo com o atual momento. 
8. ​A empresa utiliza métodos de acompanhamento e controle dos resultados previstos em seu planejamento estratégico de curto prazo? 
R:Sim, basicamente a mesma controla seu estoque e as vendas, no final é realizado o levantamento do que foi adquirido e vendido para obter o resultado.
9. REFERÊNCIAS
DAL-RAY, SIVALDO. Diagnóstico empresarial, o que é, como e por que fazer. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/diagnostico-empresarial-o-que-e-como-e-por-que-fazer>. Acesso em: 3 de jun. 2009.
RICHTER, Rosana; Vicenzi, Tulio Kléber. Fundamentos e Teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
PFEIFER, Gabriel. Diagnóstico empresarial: entenda a sua importância e saiba como fazer. Jornal Contábil Rede, 23 nov. 2017. Destaques.
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Qual a sua importância dentro de uma empresa?
¹ Luis Paulo Moreira Pereira
² Marcos