Buscar

ELLEN CAMPOS-AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELLEN CAMPOS
1. No livro proposto para leitura, o autor dispõe de 5 políticas recomendadas para avaliação de desempenho dos colaboradores na organização, cite-as e com base no que já estudamos e no seu aprendizado disserte sobre cada uma delas e de que forma poderia ser implantada pela gestão da empresa aos seus funcionários.
· Estabelecer objetivos ambiciosos para todos, mas realistas e alcançáveis
Para incentivar a equipe a produzir cada vez mais, é preciso definir metas, pois elas ajudam os funcionários a meterem o foco, porém, as metas que irão ser estabelecidas, devem estar ao alcance de todos.
· Periodicamente dar Feedback ao empregado a respeito de seu desempenho na empresa
É importante informar ao empregado sobre seu desempenho na empresa, pois, caso ele não esteja tendo um bom desempenho, ela possa melhorar, e caso ele esteja tendo um bom desempenho, ele possa mante-lo ou melhora-lo ainda mais.
· Agir preventivamente, indicando pontos a corrigir ou melhorar
Agindo de forma preventiva dentro da empresa, existem grandes chances de evitar qualquer imprevisto, então deve-se agir assim e incentivar os funcionários agirem da mesma forma.
· Obter compromisso dos funcionários a respeito do desempenho esperado pela empresa
É necessário que os funcionários da empresa estejam cientes do que a empresa está esperando em relação ao seu desempenho, para assim, eles se empenharem em alcançar o objetivo esperado.
· Avaliar o desempenho com isenção e imparcialidade
Para realizar a avaliação de desempenho do funcionário, deve-se fazer uma avaliação neutra, levando apenas para o lado profissional.
2. No item 7.2 o autor faz uma ¹analogia sobre o tema avaliadores e avaliados com a obra de Camões, Os Lusíadas. Explique a análise feita pelo autor.
O autor faz essa analogia pois, as vezes o avaliador julgam as tarefas realizadas pelo avaliado de forma que não coincide com a opinião do mesmo, que tem relação com um trecho do Livro, pois, Labão, trabalhou por sete anos de pastor para poder casar-se com Raquel, só que seu avaliador, diz que, de acordo com seu desempenho, ele mão merece se casar com Raquel.
3. De acordo com o autor, qual o objetivo da empresa em realizar a avaliação de desempenho na organização? Qual o fator importante e como a empresa reage diante do feedback positivo e negativo após a avaliação?
Ao realizar a avaliação de desempenho, a empresa procura medir a performance dos funcionários, comparando o resultado do funcionário com o resultado esperado. Caso o feedback seja positivo, o funcionário pode receber um aumento salarial, pode ser promovido ou receber premiações, já se o feedback for negativo, o funcionário pode ser rebaixado de cargo, entrar em programa de treinamento, ou a empresa pode efetuar a dispensa desse funcionário
4. Por que é importante estabelecer um feedback do desempenho para o próprio funcionário?
O funcionário sempre espera que em um determinado momento, seu gestor sente com ele e converse sobre seu desempenho, pois caso o desempenho seja ruim, o funcionário pode melhorar obtendo o feedback do gestor, por isso, o responsável pelo setor do funcionário não deve deixar de dar esse retorno.
5. Fixar objetivos as diferentes áreas de funcionamento da empresa pode ser um desafio para a gestão, como você acredita que poderá ser estabelecido metas (quais e como) para os setores do RH, informação, vendas e marketing.
Caso for uma empresa relacionada a vendas, por exemplo de sapatos, a empresa poderia estabelecer uma meta de venda para cada funcionário, estimando um valor que o funcionário deve vender por mês.
6. Por que realizar um julgamento a respeito de determinado funcionário pode ser uma tarefa desafiadora para o gestor?
Pois o gestor precisa avaliar pontos que são determinados pela própria, sem poder levar para o lado pessoal, ele não pode focar no último incidente do funcionário, precisando escutar o ponto de vista do funcionário e tratar um ponto de cada vez.
7. Disserte sobre a importância de realização de reuniões periódicas com os colaboradores e quais as ações necessárias diante de um problema individual com determinado funcionário.
É importante realizar periodicamente reuniões com os colaboradores para evitar problemas extremas com algum funcionário sem ter que precisar da ajuda do RH. Quando se tem um problema com apenas um funcionário, precisa-se da presença do RH para traçar um plano de reaproveitamento daquele funcionário.
8. O livro nos traz uma curiosa definição de ser humano polivalente, qual o autor por ele analisado e qual a conclusão pode ser extraída com base nessa citação?
Conclui-se que, as empresas sempre estão buscando pessoas com polivalência, porém é meio difícil, poia a maioria das pessoas possuem limitações que devem ser respeitadas, sendo assim, são montadas equipes, e em cada uma delas, deve-se possuir pelo menos uma pessoa com essa polivalência.
9. Análise de caso – Perdendo dois empregos. Milton não estava satisfeito com seu salário de engenheiro chefe na Sódica S.A e discretamente passou a sondar o mercado. Por consequência da busca, acabou conseguindo um emprego de gestor de fabricação em uma empresa concorrente, com salário 20% superior. Preparou o discurso e foi falar com seu superior a respeito da demissão. Para sua surpresa, o chefe foi muito atencioso e ofereceu um reajuste de 25% caso ele ficasse, proposta que Milton acabou concordando. Um mês depois, seu chefe mandou admitir um engenheiro como assistente do departamento de Milton. Três meses depois, a empresa demitiu Milton, pois perdeu a confiança nele e, na realidade, quis ganhar tempo para arrumar um substituto. Angustiado, procurou a outra empresa em que tinha sido escolhido em recente seleção, mas o cargo já estava preenchido. Milton perdeu dois empregos de uma só vez. Qual a sua sugestão para que esse tipo de situação seja evitado?
Caso o funcionário não esteja satisfeito com seu atual salário, ele deve analisar a proporção de flexibilidade de sua empresa em relação ao aumento salarial, também deve analisar a quanto tempo ele está na empresa, e se seu chefe lhe dará a certeza que ele permanecerá na empresa.
10. Análise de caso – “Quem promover?”. Você tem um cargo vago de supervisor de distribuição com três candidatos. Joaquim, seguramente, é o mais capaz, mas é o mais jovem na empresa. Pedro é um bom candidato, tem tempo de casa, mas os clientes reclamam dele. Manoel não é qualificado para o serviço, mas é sobrinho do gestor da unidade. Qual seria sua escolha para promover e por quê?
Eu escolheria Joaquim, pois mesmo sendo novo na empresa, ele parece possuir mais potencial para exercer o cargo de supervisor. Não escolheria o Pedro, pois para esse cargo, é necessária uma afinidade com os cliente, e também não escolheria Manoel, pois ele não se mostra apto dentro da empresa.
11. Análise de caso – Avaliação de desempenho. João acaba de ser avaliado e recebeu um Muito Bom (MB) de sua chefia com destacados elogios. É voz corrente no departamento, e você também tem pleno conhecimento de que a contribuição de João não é muito boa. O empregado está superavaliado. Você, como gestor do RH, como se posicionaria diante dessa situação?
Eu apresentaria minha visão diante do funcionário ao avaliador, para que ele refaça a avaliação de João, pois as vezes, em um setor João tem um ótimo desempenho, já em outro, não é tão bom assim.
12. Análise de caso – O resultado – João é gestor de vendas da filial Porto Alegre da Esmeralda S.A. e está com 30% do estoque de mercadorias encalhado, sendo cobrado pela Matriz de São Paulo por uma solução. João não pensou duas vezes. Chamou Pereira, um vendedor veterano, cujo apelido na filial era “Flecha Ligeira” e fez o seguinte: colocou um veículo de entregas à disposição dele, deu-lhe uma lista de 40 clientes, autorizou uma promoção do tipo 5% de bonificação em mercadorias e disse para ele:
- Só quero te ver daqui a 30 dias, seja para te demitir da companhia, seja para lhe pagar uma comissão em dinheiro de 10% do preço da tabela por vender todo esse estoque encalhadode nossa filial. Além disso, você será eleito funcionário do mês e ganhará uma promoção como supervisor de vendas!
O nosso colega Flecha vendeu tudo, embolsou a comissão, virou funcionário do mês e, agora, todo marrento, é supervisor de vendas, cheio de moral exibindo seu novo título. Comente o valor dos desafios e objetivos bem colocados na avaliação de desempenho e aproveite para comentar sobre formas agressivas de gestão com base no estudado e nas suas percepções pessoais.
Flecha teve um ótimo desempenho pois recebeu uma ótima proposta em relação ao cumprimento das vendas. Foi necessário João estabelecer aquelas metas para flecha para conseguir alcançar a meta estabelecida pela empresa.

Continue navegando