Buscar

FRAGMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE SÓLIDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

REDUÇÃO DE TAMANHO
O termo “redução de tamanho” se aplica a todas as formas em que as partículas de sólidos são rompidas em outras menores. Na indústria, muitas vezes torna-se necessário reduzir o tamanho de um sólido (uma grande pedra, por exemplo) para que ele se torne manejável. Produtos químicos sintéticos são moídos para se obter pós, lâminas de materiais plásticos devem ser cortadas em pequenos cubos etc. Certos produtos comerciais devem obedecer às especificações de tamanhos, e as vezes até mesmo de forma.
CRITÉRIOS DE REDUÇÃO DE TAMANHOS
Os aparelhos típicos utilizados na redução de tamanho são os Britadores e Moinhos. Um britador ou um moinho ideal deve: 1) Possuir grande capacidade de produção, 2) Requerer uma potência pequena por unidade de produto e 3) Fornecer um produto com tamanho único ou com uma distribuição de tamanho
desejada.
MOAGEM
A moagem é uma operação unitária de redução de tamanho, em que o tamanho médio dos alimentos sólidos é reduzido pela aplicação de forças de impacto, compressão e abrasão.
As vantagens da redução de tamanho no processamento são: 
· Aumento da relação superfície /volume, aumentando, com isso, a eficiência de operações posteriores, como extração, aquecimento, resfriamento, desidratação, etc.
· Uniformidade do tamanho das partículas do produto, auxiliando na homogeneização de produtos em pó ou na solubilização deles (exemplo: sopas desidratadas, preparados para bolos, achocolatados, etc.).
A moagem é uma operação unitária frequentemente utilizada com grãos, para reduzi-los a farinha ou pó. 
A trituração ou moagem pode ser considerada muito ineficaz do ponto de vista energético. Somente uma pequena parte da energia é empregada realmente para a ruptura ou fragmentação do sólido. A maior parte se dirige para a deformação desse sólido e a criação de novas linhas de sensibilidade que pode produzir a ruptura sucessiva dos fragmentos. O resto da energia se dissipa em forma de calor.
BRITAGEM
É a fase grosseira de redução de tamanho das partículas. O processo mais empregado consiste na quebra do material principalmente pela ação da força de compressão, aplicada por meio do movimento periódico de aproximação e afastamento de uma superfície móvel contra outra fixa. 
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA REDUÇÃO DE TAMANHO
As principais máquinas utilizadas na redução de tamanho são:
1. BRITADORES
A) Britadores de mandíbula;
B) Britadores giratórios;
C) Britadores de rolos.
2. MOINHOS
A) Moinhos de martelos ou de impacto;
B) Moinhos giratórios de compressão;
1) Moinhos de Rolos;
2) Moinhos de barras.
C) Moinhos de Fricção;
D) Moinhos giratórios;
1) Moinhos de barras;
2) Moinhos de bolas e de pedras;
3) Moinhos de tubos ou compartimentados.
3 . MOINHOS DE ULTRAFINOS
A) Moinhos de martelos com classificação interna;
B) Moinhos que utilizam a energia de um fluido
4 . MÁQUINAS CORTADORAS
A) Cortadoras de machados, de quadrados e de tiras.
Equipamentos:
- Britadores: grande para médio;
- Trituradores: para graus médios de divisão;
- Moinhos: reduzir médios a pó.
Os britadores de rochas são máquinas usadas para reduzir o tamanho de rochas e pedras na produção de agregados, em aplicações de reciclagem de materiais de construção e em operações de mineração.  
Diferentes tipos de britadores
Os britadores de rocha podem ser classificados em dois grupos principais. Britadores de compressão, que pressionam o material até que ele se quebre, e britadores por impacto, que empregam o princípio de impactos rápidos para triturar o material. Os britadores de mandíbulas, britadores giratórios e britadores cônicos operam de acordo com o princípio de compressão. Os britadores de impacto, por sua vez, utilizam o princípio de impacto.
BRITADORES DE MANDÍBULA
São usados principalmente como britadores primários. Sua finalidade principal é reduzir o material a um tamanho pequeno o suficiente para que possa ser transportado por correias transportadoras até os próximos estágios de britagem.
Como o nome sugere, os britadores de mandíbula reduzem a rocha e outros materiais entre uma mandíbula fixa e uma móvel. A mandíbula móvel é montada em um queixo que realiza um movimento, enquanto a mandíbula fixa permanece no lugar. Quando o material passa entre as duas mandíbulas, estas trituram as rochas grandes em pedaços menores.  
BRITADORES GIRATÓRIOS
São frequentemente usados no estágio de britagem primária e, menos frequentemente, no estágio secundário.
Os britadores giratórios possuem um eixo oscilante. O material é reduzido em uma cavidade de britagem, entre um elemento fixo externo (revestimento do reservatório) e um elemento móvel interno (manto), montado no conjunto do eixo oscilante.
A fragmentação do material resulta da compressão contínua que ocorre entre os revestimentos ao redor da câmara. Um efeito adicional de britagem ocorre entre as partículas comprimidas, resultando em um menor desgaste dos revestimentos.
Os britadores giratórios são equipados com um sistema de ajuste hidráulico, que permite regular o tamanho das partículas do material triturado.
Estes equipamentos são normalmente aplicados em fábricas de cimento, areia artificial, agregados de concreto, construção civil, pavimentação asfáltica e minerações em geral. Alguns tipos de materiais britados são: Basalto, calcário, dolomita, carvão, seixo rolado, granito, quartzito, cassiterita, etc.
BRITADORES CÔNICOS
Assemelham-se aos britadores giratórios do ponto de vista tecnológico, mas ao contrário deles, os britadores cônicos são utilizados nos estágios de britagem secundária, terciária e quaternária. No entanto, às vezes o tamanho dos grãos do material processado é suficientemente pequeno por natureza e o tradicional estágio de britagem primária não é necessário. Nestes casos, os britadores cônicos também podem executar o primeiro estágio do processo de britagem.     
Possuem um eixo oscilante e o material é britado em uma cavidade de britagem, entre um elemento fixo externo (revestimento do reservatório) e um elemento móvel interno (manto), montado no conjunto do eixo oscilante.
Um eixo excêntrico girado por um mecanismo de engrenagem e pinhão produz o movimento oscilatório do eixo principal. A excentricidade faz com que a cabeça do cone oscile entre a abertura de descarga com configuração de lateral aberta e com configuração de lateral fechada.
A fragmentação do material resulta da compressão contínua que ocorre entre os revestimentos ao redor da câmara. Um efeito adicional de britagem ocorre entre as partículas comprimidas, resultando em menor desgaste dos revestimentos. Isso também é chamado de britagem interpartículas.
Para otimizar os custos operacionais e melhorar o formato do produto, recomenda-se que os britadores cônicos sejam sempre operados com alimentação plena, o que significa que a cavidade deve estar completamente cheia de material rochoso. Isso pode ser facilmente realizado com ajuda de um estoque ou um silo para regular a inevitável variação do fluxo de material de alimentação. Os dispositivos de monitoramento de nível detectam os níveis máximo e mínimo do material, iniciando e interrompendo a alimentação de material para o britador, conforme necessário.
BRITADORES POR IMPACTO
São versáteis máquinas de britagem que podem ser usadas em qualquer estágio do processo de britagem. No entanto, os recursos e capacidades dos diferentes tipos de britadores por impacto variam consideravelmente.
São tradicionalmente classificados em dois tipos principais: britadores por impacto de eixo horizontal (HSI – Horizontal Shaft Impact) e britadores por impacto de eixo vertical (VSI – Vertical Shaft Impact). Esses dois tipos de britadores compartilham o mesmo princípio de britagem, ou seja, por impacto, para reduzir o material a tamanhos menores, porém os recursos, as capacidades e as aplicações ideais são bem diferentes um do outro.
Os britadores por impacto de eixo horizontal (HSI) são usados nos estágios de britagem primária, secundária ou terciária. Os britadores HSI reduzem o material alimentado através de impactos de alta intensidade,originados no movimento de rotação rápida de martelos ou de barras fixadas ao rotor. As partículas produzidas são, a seguir, fragmentadas no interior do britador, conforme colidem contra a câmara do britador e entre si, produzindo um produto mais fino e de melhor formato.
Os britadores por impacto de eixo vertical (VSI), por outro lado, são usados na última etapa do processo de britagem, especialmente quando é necessário que o produto final tenha um formato cúbico preciso. 
O britador VSI pode ser considerado uma 'bomba de pedra', que opera como uma bomba centrífuga. O material é alimentado através do centro do rotor, onde é acelerado a alta velocidade antes de ser descarregado através de aberturas na periferia do rotor. O material é britado ao bater no corpo externo em alta velocidade e também devido à colisão entre as pedras.