Buscar

Abate de bovinos - Etapas e definições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Abate de bovinos (04-09)
Existe a inspeção ante mortem, antes do animal chegar, que é bem burocrática no sentido de saber a origem desse animal, quantos machos e quantas fêmeas, idades aproximadas, fichas sanitárias (se tem doença ou não), se tomaram vacina ou medicação que possa interferir, vermífugo e tudo mais, tudo precisa estar escrito para ir para o abatedouro. 
Os frigorífico tem dois veterinários, um do próprio frigorífero e um da inspeção federal (auditor) para evitar fraudes. 
Inspeção ante mortem
Assim que o animal chegar, o mais rápido possível que ele descarregar do caminhão, deve ser feita a inspeção. E deve ser desembarcado em instalações específicas. Essa primeira inspeção é feita por um agente da inspeção federal, eles observam a movimentação do animal. Todos os animais devem passar por ela e todas as espécies (pescado apenas jacarés, rãs e quelônios, anfíbios, répteis, etc).
Quem deve fazer?
O servidor do SIF, deve identificar o problema e não a origem.
O que se deve observar?
O comportamento (varia conforme a espécie), alteração visual, avaliação documental (boletim sanitário, histórico do lote, medicamento). Comportamento em movimento e parado.
· Animais que apresentam alterações são encaminhados para um abate diferenciado, são isolados e se necessário o isolamento deve ser estendido a todo lote. 
Suspeitos: Podem ter enfermidades infecciosas, zoonoses, pode existir reações inconclusivas ou positiva em testes diagnósticosa. 
Com a suspeita de determinadas doenças é necessária a notificação imediata: Notificar o serviço oficial de saúde animal, isolar os animais suspeitos e manter o lote sob observação e determinar a imediata desinfecção dos locais e utensílios que podem ter entrado com o contato com os resíduos dos animais.
Abate Condições para a realização do abate: 
Autorização do SIF, descanso e jejum (diferente em casa espécie). As aves, iniciam o jejum mais cedo, na granja. E a dieta hídrica é importante para que o animal fique bem hidratado. Em determinados casos, onde algo comprometa o bem estar do animal, ele deve realizar o abate imediato. 
O abate de emergência 
É proibido na ausência de um médico veterinário, pode ser que dê pra aproveitar alguma parte do animal, depois ele vai para a necropsia, então o veterinário vai precisar de informações pós mortem. Deve ser feito após os animais terem sido separados.
São animais que chegaram em condições precárias de saúde, impossibilitados ou não atingem as dependências de abate por seus próprios meios ou que foram excluídos pelo exame. 
São animais doentes, com sintomas de doenças contagiosas (notificação imediata). Agonizantes, contundidos, com fraturas, hemorragias, impossibilitados de locomoção... Ou com sinais neurológicos (paralisia decorrentes de alterações patológicas ou metabólicas). Com hipotermia ou hipertermia (devendo se considerar condições ambientais, condições de transporte e clínicas).
Insensibilização: Etapa mais crítica do abate, tem como função promover a rápida inconsciência, mantendo as funções vitais até o momento da sangria para que sejam cortados e sangrados sem que sintam dor. 
Banho pré-abate: Reduz a excitação dos animais, provocado pelo stress do descolamento; Promovem a limpeza parcial externa dos animais e a vasoconstrição sanguínea periférica.
Recepção dos animais: Deve ser o mais rápido possível, devem se manter separado durante a chegada em sexo, espécie. É proibido manter animais que apresentem condições de higiene inadequadas, precisam ter sua documentação os acompanhando. 
Inspeção ante mortem: Exame visual (exame clínico e necropsia caso necessário) e conferência dos documentos do lote a ser abatido.
Atordoamento/Insensibilização: Consiste em colocar os animais em inconsciência para evitar sofrimento, acidentes, e aumentar a eficiência da sangria.
Sangria: Corte sagital da barbela e musculatura, seguido a secção dos grandes vasos. 1 minuto após a insensibilização. A presença de sangue na carcaça é associado a contaminações bacterianas. 
Esfola: Retirada do couro (separação do panículo subcutâneo). Serragem dos chifres, abertura da barbela, desarticulação dos membros dianteiros
Inspeção post mortem:
Linhas de inspeção
A1- Exame da glândula mamária (externo e interno, através da palpação e visualização, seguido da abertura e incisão), intuito de prevenir contaminações por leite ou pus. 
a) Exame dos pés – realizados em estabelecimentos exportadores. A procura de lesões decorrentes de febre aftosa
b) B) exame do conjunto cabeça-língua. 
c) Cronologia dentária – exame facultativo
d) Exames do trato gastrointestinal e do baço, pâncreas, vesícula urinária e do útero
e) Exame do fígado
f) Exame do coração e dos pulmões
g) Exame dos rins
h) Exame dos lados interno e externo da parte caudal (traseira) e da carcaça e dos nódulos linfáticos correspondentes
i) Exame dos lados interno e externo da parte cranial (dianteira) da carapaça e nódulos pré-escapulares
j) Carimbagem 
Destinos e critérios de julgamento 
- Liberação para consumo 
- Aproveitamento condicional
- Rejeição parcial
- Rejeição total

Outros materiais