Buscar

SDE0062 - corporeidade e motricidade - O sentido do corpo

Prévia do material em texto

O Sentido do Corpo.
Disciplina: Corporeidade e motricidade.
Professora: Aldeisa Gadelha.
 Aurilene da Silva 201903046912 
 Kilvia Nunes Costa Titara 201902068297
 Marcos Antonio Maia Fernandes 201902243617 
Natália Fernandes de Morais 201901164136
Taiane Gomes de Araújo 201902135415
Yasmin da Silva Pereira 201903159784
Introdução
Os sentidos do corpo humano são de grande importância para a vida do ser, pois é através deles que nós podemos executar diferentes atividades e exercícios físicos no dia a dia, existe também uma grande variante no corpo humano de tamanho peso e forma, dentre eles temos a psicomotricidade que contribui para o desenvolvimento físico e expressivo do corpo trazendo-lhe benefícios físicos e psicológicos.
Desde a antiguidade o corpo humano é observado, estudado, comtemplado e colocado a prova diante de suas capacidades físicas habilidades e sentidos.
Os 5 sentidos do corpo.
→ VISÃO
A visão é o sentido responsável por captar o estímulo luminoso e promover a percepção de imagens. O órgão responsável por receber esse estímulo é o olho, que possui células fotossensíveis na retina.
→ AUDIÇÃO
A audição é o sentido responsável por perceber as ondas sonoras e possibilitar a compreensão dos sons ao redor. O órgão responsável por esse sentido é a orelha, que pode ser dividida em orelha externa, média e interna.
→ PALADAR
O paladar é o sentido responsável por perceber os sabores básicos dos alimentos. Como ele está intimamente relacionado com o olfato, quando estamos gripados, os gostos não são tão acentuados.
→ OLFATO
O olfato é o sentido responsável pela captação das partículas presentes no ar. É por meio desse sentido que conseguimos sentir os cheiros no ambiente. Alguns autores estimam que o ser humano seja capaz de diferenciar cerca de 10 mil odores.
→ TATO
O tato é o sentido responsável por captar estímulos táteis, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura. Os variados mecanorreceptores responsáveis por esse sentido estão distribuídos ao longo da pele, mucosas e em algumas vísceras. Como exemplo desses receptores, podemos citar os corpúsculos de Pacini, de Meissner e Ruffini.
Receptores sensoriais
Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.
De acordo com o estímulo que são capazes de perceber, os receptores podem ser classificados em:
- Quimiorreceptores: Captam estímulos químicos.
- Fotorreceptores: Percebem estímulos luminosos.
- Mecanorreceptores: Captam estímulos de movimento, pressão e som. Nesse último caso, os receptores podem ser chamados de fonorreceptores.
Atividade Física X Exercício Físico.
Atividade Física
As atividades físicas equivalem a todas as atividades que incluem movimentos corporais. Por exemplo, limpar a casa, brincar com os filhos, caminhar até a padaria, passear com o seu cachorro, subir e descer escadas.
As pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física são chamadas de sedentárias.
Exercícios físicos
 São atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética. Qualquer movimento feito pelos músculos do corpo que tenha como resultado o gasto de energia em valores superiores ao gasto em repouso.
Psicomotricidade e o Sentido do Corpo.
 Psicomotricidade (Psi - co - motric - idade)É a ciência que estuda o desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e motoras do ser humano em todas as etapas da sua vida. 
 Psicomotricidade No desenvolvimento da Criança:-Motiva a capacidade sensitiva-Cultiva a capacidade perceptiva-Desenvolve a coordenação motora-Trabalha a criatividade e formação da sua personalidade.
Exercício físico na Pandemia.
Com o surgimento do novo coronavírus (COVID -19) o mundo está mudando e, com isso, estamos nos reinventando em tudo o que fazemos. Diante da ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, mantemos um comportamento sedentário, onde pode ser ainda pior. Isso porque a prática de atividade física melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas. Algumas regras podem se colocar em meio de pandemia para poder ficar mais ativo a vida e não a esse novo vírus:
• Manter o sono regular, idealmente 8 horas por noite;
• Manter o treinamento, adaptando para as condições atuais;
• Manter uma dieta equilibrada e evitar a baixa disponibilidade crônica de energia;
• Manter-se bem hidratado e evitar cafeína a noite, para não interferir na qualidade do sono;
• Apontar para uma alta ingestão de frutas e vegetais; • Atentar aos níveis de vitamina D; 
• Os probióticos podem ser úteis na redução da incidência, gravidade e duração das infecções do trato respiratório superior;
• Ômega 3 diariamente também pode ser útil;
Finalmente, e um dos pontos mais cruciais também é o mais simples – lave as mãos adequadamente por 20 segundos regularmente e lembre-se de evitar tocar seu rosto;
Benefícios do Exercício físico.
Fortalecimento dos ossos e músculos;
Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;
Melhora da saúde mental e do humor;
Redução do estresse;
Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;
Melhora em quadros de depressão;
Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;
Aumento da expectativa de vida;
Melhora da qualidade do sono;
Controle de peso;
Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.

Continue navegando