Buscar

Síntese do Paracetamol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário da Vitória de Santo Antão- UNIVISA
Aluna: Michelle Silvia Pereira de Araújo 
Matrícula: 2018186024
Professor: Cleiton Diniz
Disciplina: Química Farmacêutica 
Relatório do vídeo: SÍNTESE DO PARACETAMOL
O vídeo nos mostra como é realizada a síntese do Paracetamol, que é um fármaco com propriedades analgésicas e antipiréticas e que faz parte da composição de uma série de medicamentos usados contra a constipação comum e sintomas de gripe.
Em um erlenmeyer de 250 mL contendo 4-aminofenol foi adicionado 30 ml de água e 10,9 g de anidrido acético, sob agitação contínua. Em seguida, aqueceu a solução em 120 cº com uso de um termômetro e foi coberto o frasco com papel alumínio, e continuou aquecendo por uma hora até a dissolução completa do sólido.
 Passado essa hora removeu a barra de agitação e lavou com água quente, vedou o frasco e resfriou a solução num recipiente com água e gelo para que se solidifique. Após a solidificação os pedaços foram filtrados em um funil de buchner e lavados com água. 
Em seguida o Paracetamol Bruto foi colocado em um becker que para purificação, o processo de recristalização é necessário, despejando 50 ml de Metanol e água, foi tentado descolorir usando carvão ativado mas na maioria das vezes não funcionou, sem ter certeza, mas acredita-se que a mudança de cor é devido à oxidação residual do aminofenol, daí a solução foi filtrada em um funil de vidro comum sendo colocado mais uma vez em um erlenmeyer e esfriado no recipiente com gelo, foi usado um bastão de vidro na raspagem do frasco para uma cristalização rápida, micropartículas de vidro de fricção funcionam como núcleos de cristal, despejar sob um funil de buchner e filtrar e lavar abundantemente com água várias vezes, era um pouco rosa, então foi repetida a recristalização, secando sob vácuo com P2O5, e finalmente conseguiu 13,1 g (rendimento de 86,7% em teoria) de paracetamol puro.

Outros materiais