Buscar

Liderança Avaliação Virtual

Prévia do material em texto

Liderança – Avaliação Virtual
1) 
A liderança é um processo social complexo. Atribua às afirmações abaixo (V) para afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas. Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
( ) o líder da atualidade entende o potencial de seus liderados e reconhece seu papel no desenvolvimento destes.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações de seus liderados.
( ) cabe ao líder formar equipes de trabalho com alta motivação e competências para alcançar os resultados organizacionais.
Alternativas:
F-V-V
 F-F-F
V-V-V
 V-F-V checkCORRETO
V-F-F
 
 
Resolução comentada:
É correto afirmar que o líder da atualidade entende o potencial de seus liderados e reconhece seu papel no desenvolvimento destes e que cabe ao líder formar equipes de trabalho com alta motivação e competências para alcançar os resultados organizacionais.
Código da questão: 7530
2)
Diversas sãs as teorias de liderança e que abordam de forma diferente líderes e liderados. Podemos dizer que o líder orientado para pessoas é aquele que:
Alternativas:
atua com controles da qualidade bem definidos e com foco em resultados.
 enfatiza o cumprimento dos prazos e superação dos resultados anteriores da equipe.
 busca superar conflitos e supervisiona os trabalhos de cada colaborador para não perder a qualidade.
apoia os colaboradores, enfatiza as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe. checkCORRETO
apoia os colaborados e desenvolve potencial de trabalho individual com perfeição para atingir os resultados da equipe.
 
 
Resolução comentada:
O líder orientado para pessoas costuma apoiar seus colaboradores no desenvolvimento das tarefas, enfatizando as relações humanas, a redução de conflitos interpessoais e o desenvolvimento da capacidade de se trabalhar em equipe.
Código da questão: 7515
3)
O processo de liderança em que as pessoas passam a assumir responsabilidade pela execução da tarefa, trabalhando com excelência e orientada para o alcance das metas. Neste processo há um aumento da motivação individual e os resultados melhoram visto que são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório em seu trabalho. Estamos falando de:
Alternativas:
inteligência emocional
maturidade
 empowerment checkCORRETO
motivação
 job enlargement
 
 
Resolução comentada:
Empowerment pode ser entendida como empoderamento. Essa teoria sustenta que a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório em seu trabalho e nas metas a ele pertinentes. Empowerment é permitir que as pessoas façam uso do poder, dos conhecimentos e das habilidades que já possuem.
Código da questão: 7950
4)
Pessoas que se dão bem em qualquer coisa que dependa de interagir tranquilamente com os outros. Este domínio de inteligência emocional determina a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal. A este domínio de Inteligência Emocional dá-se o nome de _________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas:
lidar com as emoções. 
motivar-se. 
reconhecer as emoções nos outros. 
conhecer as próprias emoções. 
lidar com relacionamentos. checkCORRETO
Resolução comentada:
Lidar com relacionamentos é a arte de relacionar-se e a aptidão de lidar com as emoções do outros. São aptidões que determinam a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal. As pessoas excelentes nessas aptidões se dão bem em qualquer coisa que dependa de interagir tranquilamente com os outros.
Código da questão: 7388
5)
Robbins (2002, p. 312), ao falar de liderança situacional, apresenta o comportamento dos liderados e sua influência sobre o comportamento do líder. Quando os liderados forem capazes de realizar a tarefa, mas estiverem desmotivados, espera-se do líder o comportamento de:
Alternativas:
participação. checkCORRETO
delegação.
venda.
observação.
comando.
 
 
Resolução comentada:
Quando os liderados forem capazes de realizar a tarefa, mas estiverem desmotivados, o comportamento do líder deve ser de participação, isto é, usar um estilo apoiador e participativo.
Código da questão: 8492
6)
Teóricos da Administração têm se envolvido nos estudos de uma Teoria da Liderança que baseia seu modelo em duas variáveis: o comportamento do líder e a maturidade dos funcionários. Esta teoria é denominada:
Alternativas:
Teoria dos Traços de Liderança
Teoria do Recurso Cognitivo
Teoria da Meta e do Caminho
Teoria da Liderança Situacional checkCORRETO
Teoria Contingencial
 
 
Resolução comentada:
A Liderança situacional baseia-se em duas variáveis: o comportamento do líder (como ele norteia as tarefas e o tipo de relacionamento que mantém com seus seguidores) e a maturidade dos subordinados (relacionada ao desempenho das tarefas e que reconhece a importância do subordinado no processo).
Código da questão: 8899
7)
Partindo da compreensão das diferenças entre grupos e equipes, o líder precisa saber a diferença entre os tipos de equipes mais comuns nas organizações. Desta forma, equipes que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros fisicamente dispersos e atingir um objetivo comum através da colaboração online, é chamada de:
Alternativas:
equipes multifuncionais
 equipes mistas
equipes de resolução de problemas
 equipes auto gerenciadas
 equipes virtuais checkCORRETO
Resolução comentada:
Equipes auto gerenciadas é formada por grupos de 10 a 15 funcionários, que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores.
Código da questão: 9797
8)
O cenário competitivo e de mudanças que vivenciamos na atualidade impacta diretamente na liderança de equipes nas organizações. Para Robbins (2002), a liderança é:
Alternativas:
a ocupação de cargo de comando.
 
o controle de pessoas no desempenho de suas funções.
 a capacidade de influenciar um grupo a alcançar objetivos. checkCORRETO
o nome dado na atualidade ao administrador de negócios.
o ato de comandar e dirigir pessoas.
 
 
Resolução comentada:
Robbins (2002) que define liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos.
Código da questão: 8893

Continue navegando