Buscar

atividade de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL LAURINDA DE MELO CARDOSO FREIRE 
NOME: Lucas Augusto da Silva N: 21 SERIE: 3º G
PROF. Gislene Taucci – História 
ATIVIDADE 
	Após a 1ª Guerra Mundial os Estados Unidos viraram a principal potência da época, lugar em que ocupa até os dias atuais. Isto se dá ao seguinte fato: durante a guerra nos E.U.A. emprestaram dinheiro e recursos para todos os países que participavam do conflito, com o fim da guerra os Estados Unidos faturaram mais de 10 bilhões só com este sistema de empréstimos. Outro fator importante para a ascensão econômica dos Estados Unidos foi o Tratado de Versalhes, após a assinatura do Tratado, a Alemanha pagou uma forte indenização para os E.U.A.
	A lei seca foi uma lei aderida para proibir a fabricação, venda e consumo de bebidas alcoólicas nos EUA. Ela interferiu na criminalidade devido aumentar o contrabando e fabricação de bebidas ilegalmente.
	Os homens foram para a guerra, e com isso faltou mão de obra nas indústrias. Essas vagas tiveram que ser preenchidas pelas mulheres, e assim elas passaram a fazer parte do mercado de trabalho assalariado. Daí vieram as lutas por salários dignos, cargos de chefia, o uso da pílula anticoncepcional, o voto feminino e todas as reivindicações da bandeira feminista.
	A Crise de 1929 foi uma consequência da grande expansão de crédito por meio de oferta monetária (emissão de dinheiro e títulos) levada a cabo pelo Federal Reserve System (espécie de Banco Central dos EUA) desde os primeiros anos da década de 1920. No ano de 1929, essa expansão precisou ser freada pelo Governo, já que o ajuste de contas precisava ser feito. O Governo, então, parou de expandir a oferta monetária e começou a operar uma política de restrição de empréstimos. Temendo a desvalorização da moeda, muitas pessoas e empresas retiraram suas reservas dos bancos, dando início a um processo de recessão.
	 Muitos deles se mataram após terem falido do dia para a noite. Outros ficam pobres mesmo, mais com o passar dos anos EUA viu que as armas davam muito mias dinheiro, e assim reergueram a sua economia.
	Em 29 a Europa passou por momentos caóticos. Uma economia fragilizada, afinal, os EUA estavam em recessão, aumentando assim os índices de desemprego e de inflação. Soma-se a isso as dificuldades de se conduzir um governo democrático liberal, as grandes indústrias passavam a apoiar governos autoritários, que firmasse a economia. Soma-se ainda o avanço do socialismo.
	A crise de 29 causou a desvalorização do café no Brasil, uma vez que os EUA eram os maiores compradores do café. Além disso, houve uma crise devastadora em todos os países que mantinham relações comerciais com os Estados Unidos na época.
	 Liberalismo Econômico, ou seja, defendia que o Estado não deveria influenciar na economia do País/Nação, assim sendo a iniciativa privada ficaria livre para atuar. Sua teoria foi bastante utilizada durante o iluminismo francês. 
	A Crise de 1929 ocorreu devido a superprodução, ao ocorrer diminuição de exportação para Europa e as indústrias começaram a aumentar o estoque de produtos. 
	Após a primeira Guerra mundial os EUA eram o país mais rico do planeta e com isso houve um grande aquecimento na economia, quando nunca havia se comprado e produzido tanto. Com tanto consumo era necessária muita produção, porém, quando começou o desaceleramento do consumo e com as portas de exportação fechadas, herança da guerra recém-terminada, a produção encalhou, as ações desvalorizaram e abolsa americana teve a maior baixa da história. Só retomando o controle na segunda guerra, quando o estado tomou conta de fato sobre a economia.
	O New Deal (“Novo Acordo” em português) foi um conjunto de medidas econômicas e sociais tomadas pelo governo Roosevelt, entre os anos de 1933 e 1937, com o objetivo de recuperar a economia dos Estados Unidos da crise de 1929. Teve como princípio básico a forte intervenção do Estado na econômica.
12. O que aconteceu foi que após a crise de 29 com a queda da bolsa de New York o estado passou a intervir mais na economia e assim fiscalizar o que se produzia.
Passou a valorizar mais seus funcionários com salários melhores, pois com salários melhores mais condições eles teriam para comprar produtos.
13. Entre as suas principais medidas estavam o controle estatal sobre bancos e instituições financeiras, que deveriam ser supervisionadas, o investimento estatal em obras de infraestrutura, de modo a gerar empregos, a criação da previdência social e a criação de linhas de crédito (empréstimos) facilitados para proprietários rurais, de modo a estimular a agricultura.
14. Roosevelt criou o NEW DEAL (novo acordo) conjunto de medidas econômicas e sócias que tinha como objetivo recuperar a economia dos E.U.A da crise de 29.
Nesse acordo constava as seguintes características
- Forte investimentos estatais em obras públicas.
-Reforma do sistema bancário e monetário
-Controle de preços e produção das empresas
-Incentivas agrícolas
-Redução da jornada de trabalho.
15. Depois q elegeram um novo presidente q tirou uma grande parte da população da miséria. fazendo com que um poucos anos os EUA se tornasse uma grande potência mundial novamente. assim como e hoje.
1. Não entendi
2.Sim, com o regime socialista 
3. De uma maneira geral, não. Qualquer evento externo grande o suficiente poderá causar um abalo em todo sistema econômico concebido. O que ela pode certamente evitar são crises com causas relacionadas a crédito ou à perpétua venda de “commodities” como a crise de 2008 e a atual crise da Covid-19.
4.Sim, conheço várias pessoas que estão desempregadas, na maioria das vezes e por causa da economia, se a economia se boa a taxa de desemprego cai, se a economia estiver ruim a taxa de desempregado, como a que estamos vivenciando agora.

Outros materiais