Buscar

texto não verbal e o texto verbal

Prévia do material em texto

Disc.: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA 
1- Analise o texto não verbal e o texto verbal como pontos de partida para a atribuição de sentidos .
A Fabrica da Coca Cola que será instalada em Imperatriz em breve, será próximo ao Bairro de Vila Davi II, lado direito sentido Brasília, nesta semana os Diretores da Fabrica fecharam negocio com o ex deputado João Macedo na aquisição do terreno.
A área adquirida pela Coca Cola é de três mil metros quadrados, homens e maquinários já começaram a limpar a área, a instalação da fabrica da Coca em Imperatriz, se deve ao empenho do governo do estado.
Disponível em:http://noticiadafoto.blogspot.com.br/2010/11/fabrica-da-coca-cola-sera-instalada.html Acesso em: 09/4/12
 A partir da leitura empreendida, você diria se tratar de um sistema de produção:
Para dar conta do consumo controlável
Para dar conta do consumo rígido.
Para dar conta do consumo flutuante
Para dar conta do consumo flexível
( Certo)	Para dar conta do consumo de massa
2 - Após a crise dos anos 70, convive-se com mudanças estruturais no capitalismo, marcadas pela mundialização da produção que se ampliou progressivamente a partir do acirramento do processo de internacionalização do capital. Uma nova a estratégia de gestão do capital foi posta em ação por meio de um novo formato estatal e de uma nova ideologia política denominada:
 Certo	neoliberalismo
	marxismo
	intervencionismo
	neoclassicismo
	liberalismo
3- Para o neoliberalismo, a escola é vista em uma perspectiva técnico-científica. Ela não valoriza a formação humanística do indivíduo, mas defende uma formação guiada pela necessidade de mão-de-obra. Nos discursos neoliberais a educação não é mais reconhecida como integrante do campo social, mas se insere definitivamente no mundo:
	da moral
	da política
 Certo	do mercado.
	da ética
	da filosofia
4- Gramsci (1979, p. 118) defende uma: "formação geral e humanista que equilibre equanimente o desenvolvimento da capacidade de trabalhar (tecnicamente, industrialmente) e o desenvolvimento das capacidades de trabalho intelectual" O texto expressa o conceito de educação:
 Certo	emancipatória
	produtivista
	tecnicista
	liberal
	progressivista
5- Na atualidade, num contexto de desemprego crescente e de redução das possibilidades de influência nas decisões políticas, cabe defender para a educação profissional nova agenda curricular. Cabe assim propor um currículo orientado para a construção de uma proposta de educação profissional efetivamente emancipatória, que inclua: I. A discussão das formas de poder manifestas no capitalismo contemporâneo, tais como as ligadas: à etnia, à raça, ao gênero, à sexualidade. II. Uma visão abrangente e crítica do trabalho e da sociedade capitalista. III. O acesso democrático às novas (e velhas) tecnologias e ao seu conhecimento IV. A garantia de uma formação integral, que articule conhecimentos científicos, técnicos, tecnológicos, desenvolvendo as potencialidades do sujeito. Assinale a opção correta:
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
 Certo	Todas as afirmativas são verdadeiras
	apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras
6- A introdução da maquinaria impôs um patamar mínimo de qualificação geral, que foi equacionado no currículo da escola. O acesso à escola dava aos trabalhadores as condições de operar as máquinas sem dificuldades. Entretanto, persistiram no interior da produção algumas atividades que exigiam dos trabalhadores qualificações específicas, tais como: realização de reparos, ajustes, manutenção, que envolviam um preparo intelectual também específico.
Para preencher essas necessidades do processo produtivo foram criados:
	as oficinas nas empresas
 Certo	os cursos profissionais
	as escolas de formação geral
	 os sistemas de produção
	as escolas de artesãos
7 - 
"Um conjunto de situações "novas" estariam a exigir "novas" ações e políticas e até mesmo um "novo olhar" sobre o mundo. A internacionalização, mundialização e globalização dos mercados econômicos, a tendência de redefinição do papel do Estado e as decorrências das transformações tecnológicas e organizacionais estão na base do quadro, produzindo diferentes impactos no campo das políticas sociais e públicas".
BARONE, Rosa Elisa M. Educação e políticas públicas: questões para o debate.
Disponível em: http://www.senac.br/informativo/bts/263/boltec263a.htm.
De acordo com o fragmento de texto acima, o contexto social, político e econômico implica em redefinições no campo educacional e, também, no desenvolvimento e redirecionamento de políticas públicas. Assim, podemos compreender que:
	
toda política é neutra, pois embora estejam inseridos em um contexto específico, não existe uma relação entre ambos.
 Certo	
nenhuma política é neutra, pois se insere em um determinado contexto histórico, político e social.
	
as mudanças ocorridas na contemporaneidade não produzem impactos no campo das políticas sociais e públicas.
	
é preciso considerar que as mudanças demandam um novo olhar sobre as práticas pedagógicas e papel do professor, contudo, não implica em impactos no campo das políticas sociais e públicas.
	
mudanças ocorridas na contemporaneidade, sobretudo na esfera social e politica, não se constituem como fatores que impulsionam mudanças no campo educacional.
8 - O percurso da política educacional no Governo Lula representa a disputa entre os setores progressistas e conservadores da sociedade brasileira. No caso da educação profissional, o setor progressista reivindicava mudanças mais profundas, e tinha como objetivo inicial corrigir a política de educação profissional do governo Fernando Henrique, restabelecendo a possibilidade de integração curricular dos ensinos médio e técnico, através da revogação:
 Certo	do decreto 2.208/97
	da lei 5692/71
	do Parecer 75/76
	da lei 9394/96
	da lei 4024/61
9- 
Sobre o período do pós-guerra (1945) até os anos 80, ápice da crise do mundo do trabalho, muito devido à crise capitalista e a do paradigma fordista, podemos destacar:
	novas formas de adequação da produção à lógica capitalista.
 Certo	todas as afirmações estão corretas.
	Sobre o período do pós-guerra (1945) até os anos 80, ápice da crise do mundo do trabalho, muito devido à crise capitalista e a do paradigma fordista, podemos destacar grande salto tecnológico, novos padrões de busca de produtividade e surgimento de outros processos produtivos.
	dinamismo do padrão de industrialização esgotou-se, os mercados internacionalizados saturaram-se, cresceu a financeirização da riqueza produzida, ampliou-se a concorrência intercapitalista.
	mudanças na forma de representação sindical;
10- 
Kuenzer (2005) afirma que, do ponto de vista do mercado, está em curso um processo que ela denominou de exclusão includente. Esse processo se caracteriza por:
	
 exclusão dos trabalhadores da linha de montagem fordista e sua inclusão nas células flexíveis
	
 exclusão dos trabalhadores dos trabalhos desqualificados e sua inclusão em trabalhos mais qualificados
	
 exclusão dos trabalhadores do mercado informal e sua inclusão no mercado formal de trabalho
 Certo	
 exclusão dos trabalhadores do mercado formal e sua inclusão em trabalhos precários
	
 exclusão dos trabalhadores do desemprego e sua inclusão no emprego industrial

Continue navegando