Buscar

NUTRIÇÃO A BASE DO DESEMPENHO HUMANO

Prévia do material em texto

Nutrição: A base do desempenho humano 
(Carboidratos, lipídeos e proteínas)
	
Nutrição é a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como sua ação, interação e balanço em relação à saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.
Os nutrientes são substancias que estão inseridas nos alimentos e tem funções variadas no organismo. Exemplo de nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais, fibras e água. Existem discordâncias entre autores em considerar fibras e água como nutrientes. Como os nutrientes estão presentes nos alimentos, a alimentação diária deve ser o mais diversificada possível.
Para o desempenho humano é indispensável o consumo dos macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são: carboidratos, proteínas e lipídeos. Onde cada um desenvolve tarefas essenciais no nosso organismo.
Os carboidratos também conhecidos por hidratos de carbono, açúcares ou glicídios, são compostos orgânicos formados por átomos de carbonos, hidrogênio e oxigênio, na proporção de 1:2:1. Tem destaque na nutrição, pois 50% a 70% da energia vinda da dieta é proveniente dos carboidratos. São classificados de acordo com o número de cadeias de carbono, são eles: monossacarídeos (glicose, frutose, galactose), dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose), oligossacarídeos e polissacarídeos (amido, glicogênio, dextrina, celulose, pectina, gomas e mucilagens).
Os carboidratos são fontes de energia para a maioria das células do corpo. Cada grama de carboidrato fornece quatro calorias. A glicose é a fonte de energia mais utilizável em relação à proteína e ao lipídeo por ser completamente oxidada e não gerar catabólitos tóxicos.
As proteínas são macromoléculas, de alto peso molecular, constituídas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, além de enxofre, fósforo, ferro e cobalto. As proteínas são polímeros formados por vários aminoácidos unidos por ligações peptídas. Existem 20 tipos de aminoácidos, os quais podem ser classificados quanto á essencialidade, ao número de COOH e NH2, ao tipo de cadeia do radical e quanto à polaridade dos radicais.
São divididos em essenciais, semiessenciais e não essenciais, esta classificação depende da fase fisiológica, estado nutricional e condição fisiopatológica de cada indivíduo. Quanto ao número de COOH e NH2: monoaminomonocarboxílico, monoaminodicarboxílico e diaminomonocarboxílico. Quanto ao tipo de cadeia do radical (R): aminoácido alifático ou linear, aminoácido aromático e aminoácido heterocíclico. Quanto à polaridade dos radicais: não polar ou hidrofóbico, polar neutro e polar básico.
A proteína tem por função: estrutural, plástica, enzimática, endócrina, composição de secreções, regulação hidroeletrolítica, equilíbrio acidobásico, transporte, imunológica, coagulação, contratilidade e relaxamento muscular e energética.
Os lipídios são gorduras insolúveis em agua, mas solúveis em compostos orgânicos, como clorofórmio, éter, acetona, metanol, benzeno. Em sua estrutura química estão presentes átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio; algumas classes possuem fosforo, nitrogênio e enxofre. É um grupo heterogênico de compostos que incluem óleos, gorduras e ceras. São classificados em simples (ácidos graxos, gorduras neutras e ceras), complexos ou compostos (fosfolipídios, glicolipídios e lipoproteínas) e derivados (vitaminas lipossolúveis e esteróis).
Os lipídios tem por função: fornecem ácidos graxos, fornecem energia, transportam vitaminas lipossuluveis (A, D, E e K), melhoram a palatabilidade dos alimentos, diminuem o volume do alimento, diminuem o volume da alimentação a ser ingerida por ser sacietogênica e aumentam o tempo de esvaziamento gástrico (processo digestivo).

Continue navegando