Buscar

ATIVIDADE-B OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
	O Projeto Político Pedagógico é um documento que define as atividades educativas e ações fundamentais para a realização do processo de ensino aprendizagem. 
	No projeto está contido a proposta educacional e os objetivos e metas que a escola deseja alcançar durante o ano letivo. 
	Por meio dele se efetiva a gestão democrática, tendo como participantes de sua elaboração, a coordenação escolar, os professores e a comunidade.
	Este documento é de grande importância, visto que, nele é definido as estratégias que serão utilizadas para a efetivação do ensino, alinhado a Base Nacional Comum Curricular e norteado pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, fornecendo ao educando, um ensino de excelência. 
 
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
 
	A proposta curricular contida no Projeto Político Pedagógico visa trabalhar as áreas de conhecimento alinhado as competências gerais expressas na BNCC. 
	Observamos por exemplo, o uso da competência 9, que trata-se de exercitar a empatia, o dialogo e a resolução de conflitos, na seção 4.5 do PPP, que visa o combate ao bullying e cyberbulying, adotando medidas como Projetos Interdisciplinares, Campanhas, Palestras e Acompanhamento mediado pela Orientação Educacional.
	O documento visa num todo, atender as Competências Cognitivas, Comunicativas e Socioemocionais, afim de garantir ao aluno o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e a formação necessária para o exercício da cidadania.
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?
	O processo avaliativo apresentado no PPP, é dividido em etapas. 
	Na primeira etapa da Educação Infantil ao 1° Ano do Ensino Fundamental, a avaliação dá-se por dois pressupostos: Observar atenta e criteriosamente as manifestações de cada criança e refletir acerca dos significados dessas manifestações, considerando o desenvolvimento do educando. A avaliação deve ser adequada a faixa etária da criança e não terá valor quantitativo para promoção ou reprovação, e nem interferirá em seu ingresso no Ensino Fundamental.
	A próxima etapa, refere-se ao 2° Ano do Ensino Fundamental até o Ensino médio. A avaliação irá se pautar na observação, registro e reflexão acerca do pensamento e da ação do educando; Uso de vários instrumentos de avaliação sintonizados com os objetivos do grupo e com as necessidades dos estágios subsequentes e a consideração do processo de aprendizagem e dos aspectos atitudinais demonstrados pelo(a) aluno(a), mantendo um caráter contínuo e cumulativo. 
	Nas avaliações ao aluno com necessidades especiais, o processo ocorrerá de acordo com suas necessidades, em conformidade com a Lei n.º 13.146, de 06 de julho de 2015, que trata da Inclusão da pessoa com deficiência. 
	Na primeira etapa da Educação Infantil ao 1° Ano do Ensino Fundamental, serão observadas atenta e minuciosa as manifestações que sinalizam as Necessidades Educacionais Especiais do educando; Serão registrados os avanços de cada criança com NEE, utilizando, inclusive, como recursos, fotos e filmagens, de acordo com o tipo de dificuldade ou deficiência que este (esta) apresente, e refletir sobre o significado das manifestações do educando com NEE, em relação à evolução cognitiva e atitudinal. 
	E na segunda etapa do 2° Ano do Ensino Fundamental, ao Ensino Médio, a avaliação dar-se-á através de observação, registro e reflexão acerca do pensamento e da ação do educando. O educador deverá ter um olhar diferenciado para o educando de inclusão de forma individualizada e colaborativa, contemplando as habilidades e dificuldades no aprendizado individual e em grupo. Far-se-ão uso de vários instrumentos de avaliação sintonizados com os objetivos traçados para cada educando de inclusão e com necessidades dos estágios subsequentes, considerando o processo de aprendizagem e dos aspectos atitudinais demonstrados pelo educando de inclusão, respeitando as necessidades e dificuldades de cada um.

Outros materiais