Buscar

Avaliação final Metodologia do Ensino da História

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia do Ensino da História
Avaliacão final 
	
	
	1.
	Uma das questões que costumam promover debates e polêmicas no meio escolar é a abordagem (parcial ou imparcial) que o professor atribui e manifesta diante dos conteúdos e temas que serão ministrados com os estudantes. Diante desse contexto, é prudente que o professor esteja atento a alguns aspectos. Sobre esses aspectos, analise as sentenças a seguir:
I- As guerras mundias, a perpetuação da fome e da miséria e a reprodução de injustiças têm colocado tanto a ciência como a história sob suspeita com relação às pretensões destas em promover a realização humana.
II- O professor de história deve estar comprometido em evidenciar os maus usos que podem ser feitos do conhecimento histórico, assim como dos problemas decorrentes da falta de conhecimento histórico.
III- A história não constitui um campo favorável à neutralidade. Tanto no passado como no presente imperam forças e interesses que são responsáveis pela tomada das decisões e pelo transcorrer dos fatos.
IV- O professor deve ministrar seus conteúdos de uma forma que estes não defendam e nem prejudiquem nenhuma das partes em questão, tais como guerra e paz, desigualdade e justiça, privilégios e igualdade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	Dentre as alternativas metodológicas ao ensino da História, tem-se a de ?pesquisa na sala de aula?, que foi introduzida a partir dos anos de 1990 e vem sendo bastante reforçada nos encontros dos profissionais tanto da História como da Educação. Contudo, quando se trata de efetivar esta estratégia nos espaços escolares, esbarra em diversos aspectos, o que faz com que os professores a deixem de lado ou em segundo plano. Quais são os principais dificultadores à inserção desta estratégia nos planos de aula e no fazer didático do professor de História?
	 a)
	Muitos arquivos e centros de documentação foram fechados, extintos e destruídos no período da ditadura militar.
	 b)
	Para os conteúdos básicos da educação nacional só existem fontes e documentos confiáveis nos museus e arquivos europeus.
	 c)
	O teor oficial dos conteúdos a serem ministrados e a fraca possibilidade de flexibilidade dos currículos e dos planos de ensino.
	 d)
	O fato de trabalhar com documentos de época exige profunda capacidade de interpretação e erudição por parte dos estudantes.
	3.
	O conhecimento histórico e a didática/metodologia do ensino da História encontram-se permeados por tendências historiográficas que vigoraram em diferentes momentos sociais e culturais. No momento contemporâneo, as possibilidades e alternativas que se apresentam são de forte crítica e reflexão diante da experiência da modernidade (industrialização, racionalização, urbanização, secularização). Sobre as principais abordagens e temas presentes na historiografia e nos materiais didáticos contemporâneos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A historiografia contemporânea tem-se dedicado a criticar o relativismo, os irracionalismos, o senso comum, o saber popular, as tradições, o folclore e os valores religiosos das comunidades. 
(    ) A micro-história trouxe a possibilidade de incluir no interior da historiografia sujeitos históricos, tais como indivíduos comuns que até então haviam sido esquecidos e excluídos diante de grandes nomes da história política e da ciência mundial.
(    ) Nos anos de 1970, em especial no caso brasileiro, a educação apresentou forte caráter nacionalista, preocupada com a aprendizagem de questões de cronologia cívica e dos grandes fatos e fenômenos da política nacional e mundial.
(    ) A micro-história e a nova história cultural passaram a estudar e compreender os modos de vida que existiram em tempos anteriores ou que sobreviviam em meio aos processos de modernização (artesãos, moleiros, curandeiras, parteiras entre outros).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da Educação Básica ao Ensino Superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). Nos anos 1990, a LDB propôs grandes desafios para a educação e aos professores de História. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/. Acesso em: 25 maio 2020.
	 a)
	As orientações da LDB estavam de acordo com a discussão sobre o ensino em nível mundial, exceto quanto aos saberes da área de linguagens e ciências sociais.
	 b)
	Novas temáticas se apresentaram com a nova História: os conflitos políticos, sociais, globalizações, micro-história e família.
	 c)
	As propostas curriculares feitas anteriormente para cada estado da federação proporcionaram a finalização do texto da LDB.
	 d)
	A proposta da LDB foi separar as responsabilidades de cada nível de governo. Com isso, a disciplina de História trocou as questões locais por regionais.
	5.
	O estudo de objetos históricos tem sido retomado muito recentemente e está deixando de ser motivo de preocupação e atenção somente de espaços consagrados, como museus e antiquários. Tem ganhado gosto popular e sido motivo de feiras, eventos e exposições públicas e abertas nas agendas culturais de diversas cidades brasileiras. Tendo como base a imagem anexa da feira de carros antigos que ocorreu na cidade de São Roque, no interior do estado de São Paulo, com relação às possibilidades de uso de objetos antigos aos estudos da história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os objetos têm sido utilizados de forma equivocada ao serem expostos em ambientes abertos e/ou em salas de aula, fora dos espaços domésticos, pois podem facilmente ser quebrados, extraviados ou roubados. 
(    ) Dentre as perguntas e os problemas que podem ser formuladas sobre um objeto antigo estão sua cor, cheiro, barulho, matéria-prima, textura, dimensões, montagem, ornamentos, decorações, entre outros. 
(    ) Os objetos podem sugerir e motivar maiores pesquisas e investigações que demandem toda uma gama de outros materiais, como consulta a livros, fotografias, documentos, arquivos, visitas a locais de fabricação, entrevistas, exercícios comparativos. 
(    ) Os objetos antigos podem sugerir a curiosidade e a pesquisa, o que pode revelar um modo de viver, os gostos, os hábitos e os costumes, as alternativas tecnológicas de uma dada época.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.embarquenaviagem.com/2015/05/21/carros-antigos-em-sao-roque/>. Acesso em: 8 jul. 2015.
	
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	A frase de Paulo Freire (1981, p. 79): ?Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo? pode ser encontrada nas concepções de ensino-aprendizagem de diversos estudiosos e professores que se dedicam às questões de ensino-aprendizagem a partir dos mais diversos espaços e indivíduos da sociedade. A partir desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de ensino e aprendizagem não reside somente no bom planejamento, criatividade e alcance dos objetivos que foram estruturados pelo professor em seu plano de ensino.
(    ) A autoridade e a exclusividade do papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem já existia no interior dos espaços escolares e deve ser resgatada com urgência. 
(    ) O professor
deve estar atento à diversidade e à heterogeneidade do qual o processo de ensino e aprendizagem é constituído, no sentido de fazer alianças, parcerias com os mais diversos âmbitos e espaços sociais.
(    ) Nem o professor, nem a unidade escolar podem articular suas atividades e conteúdos de forma isolada ou centradas somente no universo escolar, antes precisam estabelecer relações e parcerias com os demais espaços coletivos de sociabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Dentre as estratégias de ensino que emergiram com as novas tendências historiográficas tem-se a da realização de pesquisas como forma de ensino-aprendizagem, porém esta estratégia não é consolidada, pois esbarra em limites e empecilhos. Com relação às atividades de pesquisa no espaço escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ainda existem currículos e planos de ensino que são pensados de forma rígida e tradicional, o que dificulta a realização de projetos de pesquisa.
(    ) Os projetos e as atividades de pesquisa ainda são muito restritos aos espaços e aos centros de pesquisas do ensino superior.
(    ) O ensino por meio de projetos de pesquisa carecem de ampla colaboração entre os órgãos e institutos oficiais de pesquisa e os espaços escolares. 
(    ) Trata-se de uma possibilidade das novas tendências historiográficas que contempla a História Local, Oral, Regional, Micro-História e a História do Cotidiano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	O teatro constitui uma das atividades artísticas mais antigas das sociedades humanas. Em meio à sociedade grega foi desenvolvida a modalidade de tragédia e da comédia, e ambas utilizadas como ferramenta sensibilizadora e reformadora do pensamento e do comportamento daquela sociedade. Sobre as contribuições das representações teatrais no contexto de ensino e aprendizagem da História, analise as sentenças a seguir:
I- Favorece a imitação, a criação e a invenção, bem como o autoconhecimento, a percepção do outro e do mundo.
II- Favorece o desenvolvimento da percepção artística, cênica e corporal e não o campo intelectual e crítico.
III- Favorece o desenvolvimento da percepção artística, cênica e corporal e não as noções da escrita e da habilidade técnica.
IV- Favorece a imitação, a criação e a invenção, bem como a percepção dinâmica, crítica e construtiva da realidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Concretizar o plano de aula é um momento de socializar materiais e experiências positivas, aprender com os professores mais antigos diante de situações pelas quais eles já passaram, reforçar e ampliar os relacionamentos interpessoais e firmar parcerias colaborativas para projetos, bem como acolher e ajudar os professores que estão iniciando a carreira, ajudá-los a se situar diante dos trâmites administrativos e das demandas pedagógicas e, assim, fazer com que se sintam mais confortáveis na jornada que estão iniciando no ofício. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não é necessário destacar a forma de avaliação no plano de aula.
	 b)
	Uma vez planejada uma aula, e de acordo com o plano, a aula não poderá sofrer alterações.
	 c)
	Ao exercer o ofício de professor, é possível que seja solicitado o plano de aula por parte da equipe de coordenação da  escola, porém cabe ao professor a decisão de apresentá-lo.
	 d)
	O plano de aula é um roteiro a ser seguido pelo professor. Ele possui objetivos gerais e específicos. Apresenta uma metodologia e também uma bibliografia. Deve conter um título.
	10.
	No sentido de desnaturalizar e romper com a linearidade que os conteúdos possam comportar, o professor pode lançar mão do método dialético e abordagem problematizada, que pode proporcionar resultados, inclusive como o de fomentar nos estudantes postura e atitude crítica diante da realidade social que se apresenta. No que consiste a estratégia de método dialético e abordagem problematizada? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Formulação de problemas/perguntas diante de um objeto, fato ou fenômeno, que demandará aprofundamentos, estabelecer inter-relações, identificar variáveis em busca de respostas e compreensões mais completas e amplas.
(    ) Formulação de critérios e parâmetros de análise, considerar diferentes pontos de vista, prós e contras, favorável e contrário, sim e não, convergência e divergência, custos e benefícios, tese e antítese.
(    ) Mapas conceituais representam a estratégia metodológica que melhor proporciona resultados para o método dialético e abordagem problematizada, diante do fato que requer a organização de um grupo que arguirá e questionará um fato, um fenômeno, um tema/problema.
(    ) A estratégia de júri simulado pode alcançar os objetivos do método dialético e abordagem problematizada, uma vez que requer a organização de um grupo que arguirá e questionará um de modo favorável e outro de modo contrário diante de um tema/problema. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	11.
	(ENADE, 2005) O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações a seguir:
I- Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. 
II- Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
III- É preciso legitimar os espaços escolares e educativos tradicionais. 
IV- Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. 
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações:
	 a)
	I e III.
	 b)
	II e IV.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	I e IV.
	12.
	(ENADE, 2008) A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O Projeto Político-Pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto, o Projeto Político-Pedagógico se constitui como:
	 a)
	Incorporação de múltiplas teorias e métodos pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
	 b)
	Implementação de estrutura organizacional, visando à administração interna da escola.
	 c)
	Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
	 d)
	Desenvolvimento de ações espontâneas por parte da comunidade escolar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando