Buscar

Avaliação 1 Educação e Diversidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Educação e Diversidade 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao projetarmos uma visão mais ampla sobre a desigualdade social, temos uma ideia de que ela não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência e o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Para o estabelecimento da desigualdade social e da diversidade cultural, concorrem tendências como a pobreza e as diferenças individuais (raça). A pobreza diz respeito à marginalização do indivíduo, em virtude de carências, a exemplo da moradia, da escassa alimentação, da escassez de recursos financeiros etc. Isso permite a degradação do ser humano dentro da sociedade, provocando o desequilíbrio econômico e os diferentes tipos de desigualdades na sociedade. Acerca dessa tendência provocadora da desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O aspecto moradia, a precariedade desta, diz respeito à tendência racial.
	 b)
	A pobreza mantém direta relação com o pouco acesso aos recursos monetários.
	 c)
	A pobreza diz respeito à exclusão por causa do não pertencimento à mesma etnia.
	 d)
	No que se refere à pobreza, esta se pauta nos aspectos religião, tonalidade da pele, orientação sexual.
	3.
	A diversidade deve ser compreendida sob a ótica relacional, com ênfase nas distinções, nas qualidades ou nas formas ?idealizadas? pela cultura. Para entender o sujeito quanto ao grupo a que ele está inserido, precisamos abranger o lugar por ele ocupado na sociedade e a relação que sustenta entre si e com os outros. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade cultural varia de contexto para contexto.
(    ) A diversidade cultural, frente a nossa realidade racialmente miscigenada, exige um posicionamento crítico.
(    ) A diversidade cultural possui sempre a mesma interpretação nas diferentes sociedades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	4.
	Apesar de tanta discussão e conscientização por parte do governo, religião e entidades não governamentais, o preconceito ainda vem acontecendo em nossa sociedade. Sobre os tipos de preconceito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homofobia.
II- Racial.
III- Religioso.
IV- Social.
(    ) O outro caso foi dentro de um ônibus. A cobradora conta que uma pane elétrica travou as portas. Uma passageira que queria sair começou a xingar Claudinéia Gomes. ?Ela queria que eu desse o nome do motorista a ela e, como eu não dei, ela me chamou de negra ordinária, dizendo que eu estava acoitando o motorista?.
FONTE: Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-hoje>. Acesso em: 20 jul. 2014.
(    ) O estudante do primeiro ano, que não quis ser identificado, conta que conversava com amigos na rua quando um grupo de estudantes em uma caminhonete - veteranos na universidade - percebeu que ele era calouro e se aproximou. "Estávamos parados na esquina conversando quando eles apareceram de carro ofendendo e xingando. Nós estávamos em seis pessoas e eles entre cinco e sete pessoas. Tudo começou com um trote. Descobriram que eu era homossexual e começaram a me humilhar", afirma. 
FONTE: Disponível em:<http://g1.globo.com>. Acesso em: 20 jul. 2014.
(    ) Um motorista de táxi que teria se recusado a levar no carro um casal que saía de um terreiro de candomblé. "Eu disse que estava na frente do terreiro e a atendente me respondeu que foi por isso que ele recusou a corrida", afirmou Alcântara. Em contato com a empresa, Ednaldo conseguiu os dados do motorista e prestou uma queixa. O caso está sendo investigado na 7ª Delegacia Territorial. 
FONTE: Disponível em: <http://www.atarde.uol.com.br>. Acesso em: 20 jul. 2014.
(    ) ?Se fossem jovens de classe média, não seria caso de policial?, diz antropólogo sobre rolezinho.
FONTE: Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br>. Acesso em: 20 jul. 2014.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	I - IV - III - II.
	5.
	As diferentes culturas foram e vêm sendo construídas por um processo histórico e político. Nesse sentido, segundo Aquino (2002, p. 16), ?[...] somos todos iguais como seres humanos. Por isso, devemos combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros.? Isto PORQUE todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre o exposto nesta questão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 b)
	Na sua forma de agir com relação ao outro, o ser humano pode fazê-lo de maneira a não permitir que a discriminação exista.
	 c)
	A maneira de agir do ser humano com relação ao outro se dá de um modo que a discriminação se concretize em todos os seus atos.
	 d)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	6.
	O termo alteridade remete ao reconhecimento do papel do outro na construção da identidade e do conhecimento. É através do nosso relacionamento com o outro que entramos em contato com a subjetividade e elaboramos o autoconhecimento. Sobre a noção de alteridade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A alteridade é fundamental para a construção da identidade individual, pois representa um processo de contato com o próprio indivíduo.
	 b)
	A alteridade representa o contato com o outro, o contato com as características, contextos e cultura de outros indivíduos.
	 c)
	A alteridade nos apresenta outras culturas e outros saberes que reforçam a construção de uma postura etnocêntrica.
	 d)
	A alteridade permite a construção social da centralidade de nossa cultura com relação às demais.
	7.
	Segundo Aquino (2002, p. 39), a ?discriminação e o preconceito podem estar presentes em nossas vidas, muitas vezes de forma velada, a ponto de não nos darmos conta dele?, porque, por mais que estejamos conscientes dos danos que o preconceito e a discriminação podem causar ao ser humano, não estamos livres de por um ato involuntário cometer uma certa ação ou ser alvos dela. Acerca dessa afirmativa e do seu significado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e
conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed.
São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	O ato discriminatório é voluntário e, nesse sentido, todos cometem discriminação do outro, ao passo que o preconceito é algo involuntário.
	 b)
	Os atos humanos capazes de causar discriminação e preconceito são sempre pensados, o que permite que se diga que o ser humano é, em si, preconceituoso por natureza.
	 c)
	Todas as ações de um ser humano estão livres de
causar discriminação e preconceito com relação ao outro.
	 d)
	Mesmo que as pessoas não se deem conta, podem, via atos de qualquer tipo, inclusive de maneira oculta, cometer discriminação e preconceito.
	8.
	Na concepção inclusiva, quando acentuamos a importância de assegurar os direitos do cidadão, nos referimos à possibilidade de incluir não só as pessoas ditas deficientes, mas todas as pessoas vistas como ?diferentes?. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação inclusiva tem como princípio garantir somente o atendimento das pessoas com necessidades educacionais.
(    ) O desafio da educação inclusiva é compreendê-la não somente como o acesso à escola, mas como a conquista da educação como direito de todos. 
(    ) A base para uma educação inclusiva é a valorização da diversidade como condição humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	9.
	A diversidade cultural no Brasil concorreu para a desigualdade social, preconceito, discriminação, racismo, pobreza e as diferenças individuais. A pobreza diz respeito à marginalização do indivíduo, em virtude de carências, a exemplo da moradia, da escassa alimentação, da escassez de recursos financeiros etc. Isso permite a degradação do ser humano dentro da sociedade, provocando o desequilíbrio econômico e os diferentes tipos de desigualdades na sociedade. Acerca dessa tendência provocadora da desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A situação de pobreza está relacionada à falta de recursos financeiros.
	 b)
	A situação de pobreza advém do preconceito racial.
	 c)
	A situação de pobreza decorre dos aspectos religião, tonalidade da pele, orientação sexual.
	 d)
	A situação de pobreza possui relação direta com fatores políticos e religiosos.
	10.
	O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar o discurso do respeito à diversidade para a prática. Sobre o paradigma da inclusão,analise as sentenças a seguir:
I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção.
II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar.
III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade.
IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais