Buscar

discursiva 1

Prévia do material em texto

Questão 1
Nota da questão
10
DE 10
O que vem a ser ética? Qual sua importância para nossa sociedade   
Resposta
Conceito de Ética e sua Importância para a Sociedade
 A palavra ética origina-se do grego ethos, e significa costumes (MAXIMIANO, 1974). As organizações que estão envolvidas com as ações de responsabilidade social têm apresentado uma visão ética apurada, tornando cada vez mais frequente suas preocupações em relação às atitudes em geral.
Os códigos de ética são conjuntos de normas de conduta que oferecem diretrizes para decisões entre o certo e o errado e essas práticas tornaram-se comuns a partir dos anos oitenta do século passado.
Sob a perspectiva de SROUR (2000), ética pode ser entendida como o estudo geral do que é bom ou ruim. Segundo ele um dos objetivos da ética é buscar justificativa para as regras propostas pela moral. Esta reflexão sobre a ação humana diz que a moral estabelece regras que são assumidas pelas pessoas como uma forma de garantir o seu bem-viver.
SROUR (2000), por sua vez, sustenta que há pelo menos duas teorias éticas.      
  A primeira ele define como ética da convicção, entendida como deontologia, ou estudo dos deveres. A outra é a ética da responsabilidade, conhecida como teleologia, ou estudo dos fins humanos. Segundo o mesmo autor, toda atividade orientada pela ética pode subordinar-se a duas máximas totalmente diferentes e irredutivelmente opostas.
  Ela pode orientar-se pela ética da responsabilidade ou pela ética da convicção, o que não quer dizer que a ética da convicção seja idêntica à ausência de responsabilidade e a ética da responsabilidade à ausência de convicção.
                                                                                 
Meu Ponto de Vista sobre a Ética e sua Importância para a Sociedade
  No que se refere aos conceitos de ética segundo PLATÃO que relata que ética é a busca por uma sociedade perfeita, e que deveria ser a busca maior do ser humano, e ainda o equilíbrio entre o interesse individual e o coletivo, coaduno em todos os sentidos perfeitamente, já na concepção de ARISTÓTELES, onde declara que a ética é apresentada como construída naturalmente e oriunda de uma sociedade perfeita, é algo utópico, onde sugere que as instituições devem ter instrumentos para nortear o comportamento e disciplinar o que é ético ou não, assim dessa forma pode se ter realmente uma sociedade com um comportamento ético, observo no dia-a-dia o povo em geral, onde não se tem o estado policiando os comportamentos do povo em geral, ver-se-á uns furando filas, uns passando em sinal vermelho, outros pagando propinas para se beneficiar em licitações, outros dando um jeitinho brasileiro, somente com uma doutrina aplicada pelo o estado policiando presencialmente, é que possivelmente teremos uma ética exteriorizada, também se faz necessária uma educação na infância, onde começa dentro de casa, só assim teremos uma sociedade com comportamento ético.
 Já no quesito importância da ÈTICA para a SOCIEDADE, é de extrema e fundamental importância, para a sociedade não entrar em colapso, tornando-se uma ANARQUIA, como se sustentar em equilíbrio uma sociedade sem uma ética? Pois é na ética se tem a mínima noção de comportamento e conduta moral do que é aceitável ou não aceitável dentro de uma sociedade, as regras são relativas para cada sociedade, ou seja, em uma pais um comportamento é moral, já no outro é imoral, então cada nação, cada comunidade, cada tribo tem seu comportamento moral e aceitável disciplinado na ética, ou mesmo positivado no ordenamento jurídico.
 
Fonte:
citação de (MAXIMIANO, 1974) e SROUR (2000).Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública CONTEUDISTA Demóstenes Carvalho Rolim Cartaxo \u2013 DPC REVISÃO DE COERÊNCIA DIDÁTICA: Márcio José Marcelino DINIZ Francisco MATIAS Filho Leandro Gomes PIRES LUCIANA Moreira

Continue navegando