Buscar

PCC PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
NOME:
(MATRICULA)
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NAS EMPRESAS
Vila Velha -ES
2020
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
NOME DO ALUNO
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NAS EMPRESAS
Trabalho da disciplina de Pedagogia nas Instituições 
 não Escolares do curso de Pedagogia. Solicitado pela 
Professora Gabriela Maffei Moreira Malagolli.
 
Vila Velha -ES
2020
3
A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NAS EMPRESAS
INTRODUÇÃO:
 A educação em diferentes contextos tem sido objeto de estudo e de desenvolvimento de pesquisadores da educação popular e social. Iden
tificando a necessidade da educação informal em vários ambientes de trabalho como empresas, hospitais, ongs e outras instituições que citaremos mais a diante.
 A educação informal é conhecida como educação fora do espaço escolar e habitua-se nas experiências do dia-a-dia e sua função é adaptadora e os conhecimentos adquiridos são passados para as gerações futuras.
 Na educação informal encontramos objetivo de retomar de forma efetiva, valores essenciais para a formação de cidadãos protagonistas de sua própria vida transportando para eles a prática da cidadania, apreensão social, profissionalização, reforço escolar entre outros.
A importância de um Pedagogo Empresarial.
 Inicialmente iremos ressaltar que a pedagogia é um campo de estudo focado na aprendizagem e descoberta de técnicas para aprimorar a assimilação das informações.
 Entretanto, encontramos a importância de um pedagogo empresarial que por sua vez, cumpre um papel de suma importância em uma empresa ou em qualquer instituição não escolar.
 A pedagogia empresarial utiliza técnicas e métodos pedagógicos para desenvolver pessoalmente e profissionalmente, humanizando e educando os colaboradores de uma empresa.
 O pedagogo empresarial desempenha sua função com propósito de proporcionar mudanças em favor dos funcionários, empresas e clientes.
4
 O papel principal de um pedagogo em uma instituição não escolar é de realizar treinamentos, palestras, cursos, educação continuada, testes de aptidão, avaliações, observações, atividades envolvendo os funcionários e seus familiares entre outros.
 A formação continuada entra como uma importante ferramenta para o bom andamento da empresa, pois a mesma é um processo de aperfeiçoamento dos saberes necessários com a finalidade de melhoria da qualidade da aprendizagem e uma atualização de saberes.
 Nesse contexto percebemos que a educação permanente e continuada e em serviço, podem motivar a transformação pessoal e profissional do sujeito, transportando alternativas para atenuar as dificuldades existentes, seja ela em qualquer espaço não escolar. Percebemos a educação como um processo dinâmico e contínuo de construção do conhecimento.
 A educação continuada tem o conceito de um conjunto de experiências consecutivo a formação inicial que permitem ao colaborador manter, aumentar ou melhorar sua competência para que esta seja compatível com o desenvolvimento de suas responsabilidades.
 Enfim, a atuação do pedagogo em instituições não escolares é entender as oportunidades além da sua atuação em espaços escolares.
 As oportunidades que o curso de pedagogia oferece para as instituições não escolares são muitas outras opções e algumas delas são:
 Pedagogo empresarial- Pode atuar em empresas de diversos ramos.
 Pedagogia hospitalar- Este fica responsável pelas atividades de ensino aprendizagem das crianças hospitalizadas por determinado período.
 Pedagogos nas penitenciárias- Pode atuar tanto na gestão como na docência. Para atuar nesta área, é importante que o pedagogo tenha experiência com educação de jovens e adultos (EJA).
 Pedagogo Social- Já este, pode atuar em ONGs e centros de atendimento a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
5
Regências bibliográficas:
* meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/educacao-nao-formal.htm
* revistas.ufg.br

Continue navegando