Buscar

Pim iii gestão financeira 12 04 2012

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pim iii - gestão financeira
 de rtashiro | trabalhosfeitos.com
 UNIP Interativa
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
RELATÓRIO
ALUNO: RENATO LAET TASHIRO
PÓLO: MANAUS SÃO GERALDO
RA: 0914189
SUMÁRIO
 SEQ.	| ASSUNTO	| PÁG.	|
 I	| RESUMO DO TRABALHO EFETUADO	| 3	|
 II	| INTRODUÇÃO	| 4	|
 III	| ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO	| 5	|
 IV	| ATUAÇÃO E SITUAÇÃO MERCADOLÓGICA	| 6	|
 V	| FLUXO DE INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS	| 8	|
 VI	| ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL	| 11	|
 VII	| CONCLUSÃO	| 13	|
 	| ANEXO I – ORÇAMENTO ANUAL	| 18	|
I-RESUMO DO TRABALHO EFETUADO
O conteúdo desse projeto diz respeito a um trabalho realizado na sociedade empresária limitada CENTRO DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇA LTDA.
O objetivo principal do trabalho é o de fornecer informações e orientar a direção da empresa no sentido da tomada de decisões baseada nos dados e análises realizadas sobre as demonstrações financeiras levantadas.
Para que se chegasse ao objetivo final do trabalho partimos do levantamento da estrutura organizacional da empresa, do ambiente de controle interno, da avaliação da capacidade profissional dos colaboradores e do fluxo de informações das principais operações até o registro na contabilidade.
Diagnosticados os pontos fracos, criamos os procedimentos nas áreas mais vulneráveis e significativas e implantamos os processos e seus acompanhamentos através dos cronogramas.
Como resultado a empresa começou a obter informações contábeis confiáveis para a ação gerencial e início deelaboração do orçamento anual.
II- INTRODUÇÃO
A empresa CENTRO DE ASSISTÊNCIA DA CRIANÇA LTDA é uma sociedade que atua no segmento de educação, desde o berçário até o ensino fundamental. É também conhecida como “CENTRO LITERATUS”.
Teve sua fundação há 18 anos atrás por suas duas sócias e irmãs que se mantém a frente da administração da outra empresa do grupo que atua no segmento do ensino médio, formação profissional, graduação e pós-graduação.
Hoje, a composição societária foi modificada e as quotas foram transferidas para os herdeiros das fundadoras e para uma terceira irmã da família.
Apesar disso, as gestoras da sociedade sentiram uma enorme necessidade de profissionalização e organização administrativa, como meio não somente de sobrevivência dentro do mercado, mas como instrumentos para o crescimento e liderança do mercado.
Nesse sentido, efetuamos os diagnósticos dos principais problemas relacionados aos processos, procedimentos e controles internos. Com base neles, sugerimos os procedimentos adequados para que o fluxo das informações gerasse racionalização nos custos da empresa e informações confiáveis para registro na contabilidade para a tomada de decisões.
III – ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO
Sede Paraíba, situada a Rua Humberto Calderaro Filho, 789, Adrianópolis, onde funciona a Educação Infantil – Creche e Pré-Escola e Ensino Fundamental, 1ª a 9ª série.
Obs.: Imóvel Próprio.
	
Toda a parte acadêmica e administrativa utiliza o sistema ERP da empresa TOTVS, integrando os módulos acadêmico, financeiro,de folha de pagamento e contábil.
IV – ATUAÇÃO E SITUAÇÃO MERCADOLÓGICA
O Grupo Literatus teve uma rápida expansão em sua imagem na comunidade amazonense, construída nos dezoito anos de funcionamento, e pode ser demonstrada pela contínua evolução das matrículas e de cursos.
A visão estratégica das oportunidades de mercado é outro sinal dessa capacidade empresarial. O Literatus apresenta credibilidade e capacidade organizacional para que o crescimento ocorra de forma sustentável.
Numa atividade de forte concorrência e elevado grau de exigência do consumidor, como o ensino, manter processo de expansão por longo prazo, sem perda de imagem da qualidade dos serviços ofertados, podem refletir a capacidade empresarial de seus dirigentes. Na ótica econômico-financeira, o aumento do patrimônio líquido e do imobilizado com bons indicadores de liquidez e rentabilidade demonstram, também, capacidade de administração dos dirigentes.
A imagem de qualidade dos serviços ofertados pelo Literatus é condição básica para a expansão, constituindo-se em importante ativo intangível. 
A instituição de ensino se posiciona como uma escola “Premium”, ou seja, têm como mercado alvo clientes que estejam dispostos a pagar valores de mensalidades elevados em troca de um ensino de qualidade, instalações confortáveis para seus alunos, segurança e tranqüilidade para os pais que colocam os seus filhos na escola.
Semestralmente, a empresa efetua pesquisa de satisfação de seus clientes através de questionários e avalia os resultados para a melhoria daqualidade dos serviços ofertados.
Por isso, a grande maioria dos seus clientes pertencem às classe A e B, tendo sua marca como um poderoso instrumento de manutenção e captação de novos alunos.
As ações de marketing utilizadas pela empresa são às mídias em jornais, televisão, patrocínio de eventos culturais e, atualmente, em ações de preservação do meio ambiente.
V- FLUXO DE INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Em conversas mantidas com as gestoras da sociedade, foram por elas apontados os setores mais vulneráveis da empresa, nos quais identificamos a necessidade de implantação de procedimentos e de cronograma de atividade.
A seguir, relato de forma resumida os diagnósticos e ações tomadas no departamento financeiro da empresa:
 1. Falha de implantação do sistema RM TOTVS.
Diagnóstico: Identificamos que a implantação do sistema foi feita com parametrização obtida de outra empresa. Para o sucesso da sua utilização e de todas as suas ferramentas a empresa deve montar o processo e o sistema se adequar a ele e não o inverso.
Ação Recomendada: O ajuste na parametrização para o atendimento às necessidades específicas da empresa de acordo com a definição dos processos e fluxo de informações das diversas áreas do setor.
 2. Falta de conhecimento dos usuários em relação ao sistema, inclusive dos colaboradores da T.I.
Diagnóstico: Constatamos conhecimento limitado dos usuários em relação às funcionalidades do sistema, inclusive dos colaboradores da T.I. para treinamento e ajustes necessários para seu funcionamentoadequado.
Ação Recomendada: Treinamento do pessoal da T.I. e dos usuários do sistema, além da contratação de colaboradores com conhecimento do sistema.
 3. Falta de gerenciamento ou supervisão do departamento por profissional com experiência na área.
Diagnóstico: Verificamos que o gerenciamento do departamento é realizado por uma das sócias, a qual não possui experiência nem formação na área, impossibilitando a manutenção de uma rotina imprescindível para o adequado funcionamento da área.
Ação Recomendada: Contratação de um colaborador com experiência na área que se reporte à gestora e que acompanhe o cronograma das atividades inerentes, treinando a equipe para o desenvolvimento das atividades do departamento.
 4. Desconhecimento da integração das informações entre os diversos setores do departamento;
Diagnóstico: Verificamos que todas as questões mencionadas anteriormente resultaram na falta de integração das informações entre os setores gerando, em alguns casos, ausência de informações. Dessa maneira, fica um “vácuo” entre o término de um processo e o início de outro, ou seja, tarefas ficam inacabadas e não geram dados para o procedimento seguinte.
Ação Recomendada: Elaboração de um cronograma de atividades para acompanhamento e garantia de execução de todas as atividades dos setores do departamento.
 5. Ausência de procedimentos de controles internos e de conciliação das transações, afetando a segurança financeira do setor e a credibilidade das informações contábeis.
Diagnóstico: Constatamos a vulnerabilidade dealguns procedimentos relacionados aos setores
do departamento financeiro, tais como tesouraria, contas a receber e a pagar. Dessa forma, identificamos pontos frágeis nos controles internos que facilitam o desvio de recursos da empresa.
Ação Recomendada: Criamos procedimentos de controles internos que garantam a seguranças das transações, tais como as autorizações de pagamentos, conferências das operações por colaborador independente de sua execução, segregação de funções conflitantes, conciliação bancária, conciliação de contas a receber e a pagar, ET.
 6. Ausência do Fluxo de Caixa
Diagnóstico: Verificamos que a empresa não se utilizava do Fluxo de Caixa, deixando de lado a principal ferramenta do planejamento financeiro. Dessa forma, não tinha parâmetro para negociar seus prazos de pagamento com os fornecedores nem conhecimento antecipado dos períodos em que estaria com saldo negativo, tendo as vezes que renegociar seus títulos por falta de recursos ou buscar dinheiro em bancos sem tempo nem poder de negociação de taxas de juros razoáveis.
Ação Recomendada: Elaboramos o Fluxo de Caixa mensal onde cada departamento lança os compromissos assumidos para o próximo mês com atualização diária de novas informações. Com isso, a empresa melhorou seu planejamento financeiro no sentido de honrar seus compromissos no vencimento, se antecipar na busca de recursos junto aos bancos ou ainda suspender as compras temporariamente.
V- ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A empresa não possuía o orçamento anual e decidiu iniciar a sua elaboração para opróximo ano.
Pela falta de cultura em sua elaboração e utilização decidiu-se em fazer um orçamento básico e simples voltado mais para a DRE e, a partir dos próximos anos, buscar um refinamento de suas informações tornando-o completo.
Dentre as informações necessárias para a sua elaboração nesse primeiro ano, indicamos os dados a serem levantados pela empresa:
 1. Receita:
 * Previsão do número de alunos por modalidade e por turma, com os respectivos valores de mensalidades;
 * Previsão, com base em anos anteriores de outras receitas normalmente auferidas pela empresa, tais como taxas de requerimentos, de material, etc.
 * Cálculo dos tributos incidentes sobre os valores das receitas.
 2. Custo dos Serviços Prestados
 * Previsão dos valores com salários, encargos sociais e benefícios dos professores e coordenadores, baseados nas horas-aula a serem dadas;
 * Valores dos materiais pedagógicos aplicados nas atividades escolares;
 * Previsão dos valores de outros custos aplicados na atividade, tais como energia elétrica, água, alimentação.
 3. Despesas Operacionais
 * Previsão dos valores a serem gastos com as diversas despesas operacionais, elencadas pelos grupos de despesas administrativas, de vendas e financeiras, atentando principalmente para as mais significativas tais como previsão da inadimplência e de gastos com manutenção. Nas despesas financeiras solicitamos atentar para os descontos concedidos nas mensalidades pelo pagamento até o vencimento. Recomendamos o levantamento do percentual dosclientes que utilizam o desconto para efeito de projeção dos valores a serem recebidos.
Em relação à projeção do Balanço Patrimonial e do Fluxo de Caixa dentro do orçamento, ficou firmado que sua elaboração refinada será realizada a partir do próximo exercício. Destacamos a importância do Fluxo de Caixa no orçamento anual, o qual deveria ser projetado com base nos prazos médio de pagamento de fornecedores e no prazo médio de recebimento de clientes, além de considerar outros fatores, tais como inadimplência, sazonalidade do período de férias, pagamentos de férias coletivas, décimo - terceiro salário, entre outros fatores.
VI- ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL
Tendo em vista a política de confidencialidade dos dados contábeis da empresa efetuamos a alteração dos valores apresentados nas demonstrações financeiras aqui apresentadas, as quais ainda não estão em total conformidade com a Lei 11.638 de 2007 (que introduziu as alterações na Lei das Sociedades Anônimas).
INDÍCES FINANCEIROS:
VII - CONCLUSÃO
A sociedade tem buscado profissionalizar sua gestão através da implantação dos seus processos administrativos, orçamento empresarial e contabilidade gerencial.
Em minha opinião, a consciência e apoio da alta direção da empresa para que isso ocorra é de fundamental importância para o sucesso e evolução da gestão.
Entendo que o decorrer do tempo e a disciplina na realização das novas atividades irão introduzir a cultura da gestão profissional possibilitando o crescimento da empresa diante do mercado cada vez mais concorrido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais