Buscar

Regimes Aduaneiros e suas Diferenças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Talita Cantori – TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
Atividade 1 – Direito do Comércio Internacional
Os regimes aduaneiros são de crucial relevância para o Comércio Exterior. Eles definem a estrutura e a operacionalização dos processos produtivos em que cada situação pode se enquadrar, dando mais segurança a todos os que se envolvem na cadeia comercial.
Quais são os tipos de regimes aduaneiros? Em que eles se distinguem? Como eles se operacionalizam e qual o seu propósito? Qual a diferença entre zona franca e loja franca?
RESPOSTA:
Regimes Aduaneiros regulam e orientam o tratamento tributário a ser aplicado em uma importação ou exportação. Determina a oportunidade de cobrança dos direitos aduaneiros, incidentes sobre as riquezas que ultrapassam as fronteiras nacionais.
Os tipos de regimes aduaneiros são: comum, especial e especial para área especial. O regime comum cuida das operações em geral; o regime especial cuida das operações que têm algum tipo de isenção tributária; e o regime especial para área especial atende determinadas áreas do território nacional.
O regime aduaneiro especial de loja franca, popularmente conhecidas como Duty Free, permite a instalação de estabelecimento comercial em portos ou em aeroportos alfandegados (zona primária) para vender mercadoria nacional ou estrangeira a passageiro em viagem internacional, sem a cobrança de tributos, contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira. A zona franca tem o objetivo de estimular trocas comerciais, para aumentar o desenvolvimento regional. É uma região isolada e delimitada dentro de um país, normalmente em portos ou em suas proximidades, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras que não se sujeitam às tarifas alfandegarias normais.

Outros materiais